28 de dezembro de 2015

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 80



Série: The Sopranos
Actor: Michael Imperioli


por Nuno Cunha

    Consta que durante a audição de Michael Imperioli para o papel de Christopher Moltisanti o criador e realizador da série David Chase passou grande parte do tempo a dar indicações e orientações ao ator. Perante este cenário, Imperioli não achou que o feedback fosse positivo e, por isso, não teve grandes esperanças em ficar com o papel. Mas a verdade é que Chase enganou bem Imperioli (qual mestre do Poker), acabando por lhe ligar poucos dias depois para oferecer o tão desejado papel. Depois de ter participado em Goodfellas, um dos maiores clássicos de sempre do cinema sobre a máfia, Imperioli aventurava-se agora numa série de televisão sobre o mesmo tema, mas com uma participação muito mais importante.
    Conhecido como o protegido do grande mestre do crime organizado Tony Soprano (interpretado pelo falecido James Gandolfini) Chris era Capo da família Soprano, uma espécie de capitão na hierarquia militar. Ao longo da série Tony refere-se a Chris como o seu sobrinho, apesar de tecnicamente até serem primos. Isto acontece porque Tony acaba por ocupar o lugar de figura paternal que Chris deixou de ter em criança depois de perder o pai Dickie Moltisanti, de quem Tony era muito próximo. Esta ligação faz de Chris o homem de confiança de Tony, a quem este recorre para resolver as tarefas mais sensíveis que fazem parte do dia-a-dia de uma família da máfia, como enterrar corpos ou encomendar mortes de chefes de outras famílias, por exemplo.
    Para além da adoração ao mentor Tony, Chris caracteriza-se por ser um homem impulsivo, volátil, com um sentido de humor apurado, irresponsável no que toca à gestão do negócio e que raramente chega a horas a uma reunião. Tinha o sonho de escrever o guião para um filme de Hollywood e é difícil não ser visto com o fato de treino da FILA vestido. Abusa do consumo de álcool e de drogas, pondo em causa o sucesso dos negócios da família e sendo frequentemente obrigado a pedir desculpa ao seu mentor Tony. “I’m sorry, T!” é, muito provavelmente, a expressão mais utilizada por Chris durante todas as temporadas de The Sopranos. Defeitos à parte, se há acusação que não se pode fazer a Moltisanti é a de não ser leal à família. E, atenção, que esta é bem capaz de ser a característica mais apreciada no mundo da máfia. O melhor exemplo da lealdade de Chris à família Soprano é o momento em que descobre que a sua noiva Adriana é informante do FBI. Adriana tenta, sem sucesso, convencer Moltisanti a entrar no programa de proteção de testemunhas, mas acaba por ser denunciada por este e assassinada a mando de Tony.

    Numa das cenas mais marcantes de Goodfellas Tommy DeVito mata o empregado do restaurante Spider por não gostar da sua insubordinação e, no fundo, para mostrar quem manda ali. Logo no primeiro episódio de The Sopranos o Spider de Goodfellas tem uma espécie de vingança. Desta vez a cena não é tão dramática, acabando com Chris Moltisanti a pôr um jovem empregado no seu lugar, que queria deixar passar o velho esquema a que assistimos nos cafés/supermercados do “vou só ali fora mas estou na fila”. Ah, o castigo foi um tiro no pé. “It happens”.

    A determinado momento da história de The Sopranos, Tony vê em Chris o futuro líder da família no século XXI. E tudo apontava para que isso acontecesse. Desde o miúdo irresponsável e imaturo que assaltava autocarros de mercadorias e que sonhava fazer de si próprio num filme, até chegar a Capo da família Soprano e afirmar-se como um realizador conceituado, longo foi o crescimento de Chris na família. No entanto, velhos hábitos custam a morrer e não é de todo surpreendente que o álcool e a droga viessem a atraiçoar Moltisanti. Mas se há traições que de alguma forma são previsíveis, há outras que conseguem deixar todos de boca aberta de espanto…
                                                                                                                                                     

← Anterior (81)                                                                                                                                                                                                               Seguinte (79) →

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário