4 de dezembro de 2015

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 15

As jornadas decorrem, e estamos cada vez mais perto de atingir meia Premier League, altura em que faremos o nosso habitual balanço. A jornada 20 - 2 e 3 de Janeiro - marcará o início da segunda volta e, por isso mesmo, este mês de Dezembro promete ser animado. Não só pelo mítico boxing day, mas pelo conjunto de 5 jogos que cada equipa disputará entre os dias 5 e 30 de Dezembro.
    Como é apanágio, a Premier League tem sido marcada pela competitividade. Olhando para o Top-10, nove pontos separam o 1.º classificado (Manchester City) do 10.º (Southampton). Até ver, mantém-se uma Liga com uma surpresa chamada Leicester e uma desilusão chamada Chelsea, embora os restantes membros da primeira dezena da tabela sejam os expectáveis: City, United, Arsenal, Tottenham, Liverpool, Crystal Palace, West Ham, Everton e Southampton. Sintoma da competitividade, ou da menor qualidade defensiva das equipas (leia-se como se quiser) é o facto de na jornada passada só Sunderland, Liverpool, Tottenham e Chelsea (os últimos dois num 0-0 entre si) terem tido clean sheet no conjunto das 20 equipas.
    Esta jornada 15 não tem propriamente um jogo de encher o apetite, sendo porventura o Everton-Crystal Palace o jogo mais equilibrado. O West Ham visita Old Trafford querendo manter o seu carácter mortífero contra os grandes ingleses, mas sem Payet a missão parece bastante mais complicada; teoricamente Arsenal e Chelsea têm jogos acessíveis - embora o Bournemouth apresente um fio de jogo mais fluido e consistente do que os blues -, o Liverpool desloca-se ao terreno do Newcastle, enquanto Tottenham e Manchester City têm deslocações exigentes. O Leicester, equipa-sensação, vai ao País de Gales defrontar o Swansea (uma vitória nos últimos 10 jogos) naquele que é o último jogo dos foxes antes do calendário apertar finalmente: Chelsea, Everton, Liverpool, City e Tottenham entre os 6 adversários seguintes.
    Como sempre, analisando a jornada passada, o rei foi Kevin De Bruyne com 16 pontos. O belga marcou 1 golo e fez 2 assistências, destacando-se do pelotão composto por Bolasie e van Aanholt (ambos 15pts), McArthur e Stanislas (ambos 14pts), Barkley e a dupla de avançados do Watford, Ighalo e Deeney.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 114493-481221)

Nesta 15.ª jornada, atenção a:

Sadio Mané - Southampton - 7.9
    Se a Premier League fosse composta apenas pelos proclamados grandes, o West Ham seria líder e Mané seria lenda. O extremo senegalês, número 10 do Southampton de Koeman, rende sempre mais quando o palco tem outro mediatismo. Bisou nas assistências contra o Manchester United, marcou e assistiu em Stamford Bridge num jogo em que foi o melhor em campo, marcou em Anfield, contra o Manchester City voltou a ser o único capaz de remar contra a maré, fazendo o cruzamento para o golo de Long, e a meio da semana voltou a marcar ao Liverpool, antes dos reds castigarem o Southampton com um violento 6-1.
    Este sobre-rendimento com os grandes poderá levar Mané a estar em grande nas recepções do Southampton a Arsenal e Tottenham (jornadas 17 e 18), numa altura em que quem o tem até tenderá a pensar em vendê-lo, a não ser que o imprevisível mas sempre diabólico Mané destrua o Aston Villa nesta ronda.
    A última vez que as equipas se defrontaram para a Premier League aconteceu algo verdadeiramente especial. Para além da goleada por 6-1 imposta pela equipa da casa, Mané entrou no livro de recordes da Premier League com o hat-trick mais rápido de sempre: golos aos 13, 14 e 16 minutos. Não esperem que ele repita algo do género mas, até pela tendência de Mané de aterrorizar especialmente quem já antes foi vítima sua, não deverá ficar em branco neste Sábado.


Héctor Bellerín - Arsenal - 5.9
    Numa edição em que, em termos de defesas, se têm destacado mais os centrais (Smalling, Koscielny e Alderweireld, sobretudo) do que os laterais, Bellerín tem sido, sem margem para dúvidas, um dos melhores na sua posição em 2015/ 16.
    O lateral-direito que saiu em 2011 do Barcelona para o Arsenal tem 20 anos (nasceu em 1995)! E muitas vezes é fácil esquecermo-nos disso pela regularidade e maturidade que já exibe, tendo tudo para ser um dos melhores laterais da próxima década no futebol europeu. Tendo já feito duas assistências esta temporada, será fundamental Bellerín estar a bom nível contra o Sunderland. Com Sánchez e Cazorla afastados do 11 inicial, e embora Özil vá assumir-se mais uma vez como maestro, é importante que os gunners criem desequilíbrios a partir dos flancos. E é aí que entra o espanhol. Não seria surpresa alguma ver Bellerín a juntar mais uma clean sheet e uma assistência ao seu reportório.


Troy Deeney - Watford - 5.1
    O nigeriano Ighalo continua a ser a figura mais fiável para terem no vosso Fantasy, mas é impossível ignorar o bom momento de Deeney. O avançado inglês, que nas últimas 3 épocas marcou sempre 20 ou mais golos, leva agora 4 golos e uma assistência nos últimos cinco jogos. Custou a entrar o primeiro, mas o capitão e líder do Watford, uma verdadeira força da natureza e o elemento mais importante do plantel, está finalmente a afirmar-se no principal escalão do futebol inglês.
    Contra o Norwich, é bastante difícil imaginar a equipa visitante a ser capaz de conter a dupla Deeney-Ighalo, podendo tanto um como outro - ou ambos - marcar.
    Como nota de rodapé, não deixa de ser curioso que dois dos avançados que fizeram bem a transição das ligas secundárias para a Premier League - Vardy e Deeney - tenham ambos tido problemas com a justiça, mas sido capazes de se recompor, inspirando agora as suas equipas com uma determinação e entrega singulares.


Kevin De Bruyne - Manchester City - 10.7
    Analisando o ano futebolístico de 2015, os 3 finalistas da Bola de Ouro (Messi, Ronaldo e Neymar) e Suárez têm estado certamente acima de tudo o resto. No entanto, no conjunto de jogadores imediatamente a seguir, Kevin De Bruyne é presença certa. O belga do Manchester City, melhor jogador da última Bundesliga, tem sido de uma regularidade impressionante. Terminou 2014/ 15 com 16 golos e 28 assistências ao serviço do Wolfsburgo em todas as competições, e pelo City já soma 9 golos e 8 assistências.
    Vistos estes números, o jogador do qual Mourinho abdicou tem, não só ele mas todo o plantel e adeptos do City uma grande notícia: o regresso de David Silva. O "mago" espanhol revoluciona sozinho o futebol dos citizens e, com ele em campo, De Bruyne irá render substancialmente mais. A Premier League poderia, aliás, ser mais simples: caso o City consiga manter Agüero e Silva afastados das lesões, e tendo De Bruyne, a dinâmica desse trio chegará para assegurar o título.
    No final da época, é quase certo que KDB estará envolvido nas hipóteses para Jogador do Ano. Para já, será peça-chave na difícil visita do Manchester City ao campo do Stoke, uma deslocação complicada para os citizens, embora se espere mais rendimento de De Bruyne nos jogos em casa contra Swansea a Sunderland (jornadas 16 e 18). Sem Agüero, a preponderância de De Bruyne aumenta em zonas de finalização, com Silva a orquestrar, Sterling a desequilibrar e Bony e De Bruyne a serem quem mais rematará.
    Uma curiosidade: Kevin De Bruyne ao ser o jogador com mais pontos na jornada 14 tornou-se o 3.º jogador do City a conseguir isso esta época (Yaya Touré fora na primeira jornada, e Agüero quando dizimou o Newcastle com 5 golos). Só o Everton teve mais jogadores (4) como melhores da jornada: Lukaku, Naismith, Koné e Barkley já o foram.  


Eden Hazard - Chelsea - 10.9
    Ok, esta é a última vez. A regra form over fixtures é um mantra que deve ser respeitado na gestão das vossas equipas de Fantasy. No entanto, se não for desta que o Chelsea e Hazard acordam e começam a subir na tabela, mais vale desistir do 10 belga.
    As próximas quatro jornadas dos blues ditam Bournemouth (casa), Leicester (fora), Sunderland (casa) e Watford (casa). Os sinais deixados em campo, excepção feita ao jogo com o Norwich e à ronda europeia - diante do pobre Maccabi Tel-Aviv - não têm sido animadores, o que não dá a confiança suficiente para acreditar que a equipa de Mourinho e que o Jogador do Ano 14/ 15 vão embalar em definitivo.
    A lesão de Alexis Sánchez tem obrigado muita gente a trocar o chileno por outro craque. Özil emerge como a opção óbvia, e o momento de forma de Coutinho, De Bruyne ou Barkley (para aqueles que não os têm ainda) torna-os certamente mais fiáveis do que Hazard. O preço - 10.9 - é outro factor que não ajuda. Mas é Hazard. Se não for desta, é difícil que o voltemos a sugerir tão cedo.


Outras Opções:
- Guarda-Redes: O possível regresso de Courtois à baliza do Chelsea faz-nos deixar de parte tanto Begovic como o belga como sugestões, pela dúvida que existe. No conjunto dos dez jogos, David De Gea (5.6) e Petr Cech (5.7) são quem mais segurança dá. Stekelenburg é também candidato a preservar a sua baliza sem golos sofridos, sendo mais fiável do que bons guarda-redes como Lloris ou Howard, cujos adversários podem conseguir algo. E, já agora, será que Butland vai ser capaz de anular o ímpeto ofensivo do City?

- Defesas: Na defesa, já mencionámos Bellerín mas juntamos-lhe Virgil Van Dijk (5.6), por ser um dos defesas que mais hipóteses tem de fazer golos (a clean sheet é uma possibilidade, caso os saints se recomponham depois de sofrer 6 golos do Liverpool), e ainda Kurt Zouma (5.4), figura regular e cada vez mais indiscutível no onze de Mourinho. Chris Smalling (6.8) irá liderar mais uma vez a defesa do United contra um adversário que tem feito a vida negra aos grandes, e Toby Alderweireld (5.5) é cada vez mais um jogador para terem nos vossos plantéis. Coleman e Kolarov estão num bom momento, e podem até fazer uma assistência por exemplo, mas está longe de ser garantido que tenham clean sheet.

- Médios: O homem não pára e, por isso mesmo, Mesut Özil (9.4) tem que ser a opção prioritária quando se chega aos médios. O alemão tem 2 golos e 10 assistências nos últimos 10 jogos, e contra o Norwich (jogo em que marcou) pôs fim a uma sequência de sete jogos sempre a fazer pelo menos uma assistência. Já falámos de Hazard, Mané e De Bruyne, Philippe Coutinho (8.4) representa um risco porque pode não jogar, e os endiabrados médios do Everton, Ross Barkley (7.2) e Gerard Deulofeu (6.3) são tentadores nesta ronda. Ayew e Mahrez serão fundamentais no desenrolar do Swansea-Leicester, assim como as possibilidades do Tottenham realizar um bom jogo dependerão do impacto que Eriksen e Alli conseguirem ter. Com van Gaal nunca se sabe, mas o M. United-W. Ham seria um bom jogo para Depay, e o desafio do Everton será conter Bolasie.

- Avançados: Nesta jornada deixamos Agüero (não entra nas contas de Pellegrini para defrontar o Stoke) e Vardy aparte das escolhas prioritárias, embora o inglês mereça ser sempre escolha vossa. Destacado dos restantes, está Romelu Lukaku (9.0), extremamente consistente e o grande beneficiário da dinâmica que se está a criar entre ele, Deulofeu e Barkley. Embora possa ser uma jornada particularmente boa para vários médios, a dupla do Watford merece a vossa atenção, e também Harry Kane (9.6) que, depois de ficar em branco contra o Chelsea, quererá por certo voltar aos golos. Há ainda Olivier Giroud (8.9), crente que Özil só terá olhos para ele, o italiano Pellè e em relação a Sturridge, que bisou diante do Southampton esta quarta-feira, o mais sensato é esperar. A qualidade é indiscutível, mas as lesões têm-no perseguido.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): De Gea; Bellerín, Van Dijk, Zouma; De Bruyne, Özil, Mané, Hazard; Lukaku, Vardy, Ighalo

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Stoke v Manchester City - Kevin De Bruyne; Kun Agüero
Arsenal v Sunderland - Mesut Özil; Olivier Giroud
Manchester United v West Ham - Chris Smalling; David De Gea
Southampton v Aston Villa - Sadio Mané; Virgil Van Dijk
Swansea v Leicester - Jamie Vardy; André Ayew
Watford v Norwich - Odion Ighalo; Troy Deeney
West Brom v Tottenham - Harry Kane; Dele Alli
Chelsea v Bournemouth - Eden Hazard; Kurt Zouma
Newcastle v Liverpool - Roberto Firmino; Daniel Sturridge
Everton v Crystal Palace - Romelu Lukaku; Gerard Deulofeu

0 comentários:

Enviar um comentário