11 de dezembro de 2015

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 16

Louvado seja o fim-de-semana, que nos traz o melhor futebol do mundo. A Premier League não tem as melhores equipas da actualidade (Barcelona, Bayern, Real Madrid), como fica ano após ano claro nas competições europeias; mas não há liga com igual competitividade, em que nenhuma equipa pode ser realmente proclamada como "pequena". A jornada passada foi exemplo disso: o Chelsea perdeu em casa com o Bournemouth, o Liverpool foi derrotado pelo Newcastle e o City pelo Stoke. Entre os 5 primeiros só Leicester City e Arsenal, actuais 1.º e 2.º classificados, ganharam.
    Esta jornada prevê-se mais fácil para os grandes, mas nunca fiando. O Manchester City recebe o Swansea (actualmente sem treinador depois de Monk ter sido despedido), o Liverpool recebe o West Brom, com Coutinho a ser opção e Sturridge (pela enésima vez) lesionado; o Arsenal é claramente favorito na deslocação ao terreno do último classificado Aston Villa e o Tottenham recebe o Newcastle. Assim sendo, e tirando os equilibrados Crystal Palace-Southampton e West Ham-Stoke - embora o próprio Sunderland-Watford possa ser um bom jogo se ambos quiserem verdadeiramente ganhar - os pontos de interesse da jornada são dois: Leicester City-Chelsea e Bournemouth-Man Utd.
    Vamos separá-los. No jogo que opõe o Bournemouth (17.º) aos red devils (4.º lugar), não será uma surpresa se a equipa de Eddie Howe ganhar. Não pela vitória em Stamford Bridge, mas porque apresentam uma proposta de jogo sólida, sustentada e com futebol positivo, ao contrário do United que com muitos milhões não tem identidade, filosofia. O Bournemouth é, aliás, a equipa com mais razões de queixa desta Premier League - tanto da arbitragem, como em termos de lesões (pela menor profundidade do plantel comparando, nomeadamente, com o Arsenal). Já no King Power Stadium, 2.ª feira à noite, o líder Leicester terá o 1.º de quatro jogos difíceis, tendo pela frente o campeão em título Chelsea. Os foxes, única equipa que marcou em todos os 15 jogos disputados, fecham a 1.ª volta com Chelsea, Everton, Liverpool e Manchester City, mas nem por isso devem retirar Vardy e Mahrez dos vossos plantéis. Curiosidades sobre foxes e blues: desde 1993, as equipas líderes da Premier League à passagem da 15.ª jornada, nunca ficaram no final abaixo do 6.º lugar, fixando-se habitualmente no pódio; a principal questão que se coloca ao Leicester é a capacidade que a Direcção terá de segurar Mahrez e Vardy em Janeiro, sendo que ambos serão alvos de amplo interesse entre os grandes ingleses. Já em relação ao Chelsea, um papa-recordes em sentido inverso, está a realizar o pior arranque de um campeão em título desde que existe o formato Premier League (leva 15pts, quase tão mau só o Blackburn com 18 em 95/96).
    A jornada 15 foi um passeio de Riyad Mahrez. O argelino do Leicester fez o primeiro hat-trick da carreira em casa do Swansea, e amealhou 21pts, distanciando-se da concorrência com um total de 119. Arnautovic e Shaqiri fizeram a vida negra ao City, Wijnaldum foi decisivo diante do Liverpool, Ramsey foi o médio do Arsenal em destaque, e a dupla do Watford (Deeney e Ighalo) deu sequência ao excelente momento.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 114493-481221)

Nesta 16.ª jornada, atenção a:

Harry Kane - Tottenham - 9.7
    Jogando pelo seguro, as melhores opções como capitão para esta jornada são Harry Kane, Romelu Lukaku e Kevin De Bruyne. Lukaku pela sua incrível regularidade (5 jogos consecutivos a marcar, uma sequência que não deve parar tão cedo) e De Bruyne porque se agiganta sempre em casa e porque dá pontos de forma mais fiável do que Sterling e Silva.
    Já Harry Kane recebe o Newcastle. Mesmo tendo os magpies vencido o Liverpool por 2-0, caso o Tottenham consiga marcar cedo, é bem possível que parta para uma vitória confortável. Os spurs de Pochettino são uma das equipas mais frenéticas e fisicamente impressionantes da Premier League, defendem bem, e o Newcastle tem-se dado pessimamente fora: só ganhou em casa do Bournemouth, num jogo em que o guarda-redes Rob Elliot fez uma exibição monstruosa, e de resto já sofreu 5 do Crystal Palace, 6 do Manchester City e 3 do Leicester e Sunderland. Harry Kane tem a vantagem de ter podido descansar durante a semana, não entrando em campo contra o Mónaco. Depois de ter ficado em branco contra Chelsea e West Brom, parece ser o momento certo para regressar ao nível que o fez marcar a Bournemouth, Aston Villa, Arsenal e West Ham.
     

Alberto Moreno - Liverpool - 5.0
    O West Brom até pode dificultar a vida ao Liverpool, parecendo a equipa de Klopp neste momento mais talhada para defrontar os grandes e explorar as transições do que receber equipas pequenas. Os reds poderão contar esta jornada com Coutinho, um boost fundamental, e quer sofram ou não algum golo, o espanhol Alberto Moreno é sempre um bom defesa para ter nesta ronda.
    Desde o primeiro jogo de Klopp que Moreno parece outro, e o balanceamento da equipa torna-o extremamente activo e determinante na dinâmica do Liverpool no último terço. É verdade que desde que Klopp chegou, Moreno só teve ainda duas clean sheets, tendo sido premiado com bónus 3 num desses jogos, mas é uma questão de tempo até o lateral que, rezam as lendas, resulta da fusão entre Gerrard e Xabi Alonso, assistir ou marcar um golito.


Xherdan Shaqiri - Stoke City - 6.6
    Não fosse Riyad Mahrez ter feito um hat-trick no 3-0 do Leicester, e Shaqiri teria sido o melhor jogador da jornada passada. No Stoke 2-0 Manchester City, os dois golos foram do austríaco Arnautovic, mas quem mais brilhou foi Xherdan Shaqiri. O suiço fez as duas assistências, destruiu sozinho os defesas adversários vezes e vezes sem conta, espalhou técnica, força, tudo.
    A questão que se impõe é: será que Shaqiri consegue ser sempre assim? Desde que chegou à Premier League, o jogo do passado fim-de-semana foi o primeiro grande jogo de um extremo que parece ter as características perfeitas para resultar em Inglaterra. Resta saber se Shaqiri quer, ou se apenas sentiu a motivação-extra por estar a defrontar o City. Nesta ronda há West Ham-Stoke e, dada a significativa onda de lesões (Payet, Lanzini, Reid, Sakho, Moses) do West Ham, é bem possível que Arnautovic e Shaqiri voltem a semear o terror. A equipa de Mark Hughes está de boa saúde, tem no trio Arnautovic-Bojan-Shaqiri uma frente difícil de segurar e controlar, e atenção que desde que Shawcross voltou de lesão, com ele em campo o Stoke não sofreu ainda um único golo. 


David Silva - Manchester City - 10.0
    Mantemos que Kevin De Bruyne é a solução menos arriscada do Manchester City, mas atenção que el mago David Silva está de volta. 
    O City é sempre incomparavelmente mais forte em casa, e contra o Swansea esperam-se golos. Pellegrini não deve contar ainda com Agüero (pelo menos não como titular), e portanto pode optar por lançar Bony, num 4-2-3-1 apoiado pelo trio Sterling, Silva e De Bruyne; ou então abdicar de um ponta-de-lança, apresentando em campo os três criativos soltos na frente. O cenário mais provável é a utilização de Wilfried Bony contra a sua ex-equipa, mas seja como for haverá golos.
    Silva é, actualmente, um elemento diferencial para quem queira, e embora De Bruyne tenha uma boa sequência pontual nos jogos em casa (10-15-5-5-2-16), o playmaker deste City é o camisola 21. Silva pensa, Silva pauta, Silva rompe. Contra o Swansea, tudo orbitará à sua volta, o que até pode em última instância potenciar a veia goleadora dos colegas KDB e Sterling. 


Olivier Giroud - Arsenal - 8.9
    Por fim, a nossa última recomendação entre os 5 jogadores sobre os quais reflectimos com maior profundidade é um francês com tendência para ser olhado de lado. Giroud leva 8 golos, sendo que nas últimas épocas marcou 14, 16 e 11 golos. Contra o Sunderland fez um golo e um auto-golo, e está longe de ser um íman de Bónus (tendo já oito golos marcados, tem apenas 4 pontos de Bónus).
    No entanto, o adversário deste fim-de-semana é o Aston Villa, indiscutivelmente a pior equipa deste ano até ver, e Giroud levará para esse jogo a confiança de ter retirado o Olympiacos da Champions, qualificando o Arsenal para os oitavos com o seu hat-trick. Özil mantém-se como o Top Player do Arsenal, mas Giroud e Ramsey são por esta altura alternativas interessantes. E não se admirem se Walcott também passar a ser a curto-prazo.   


Outras Opções:
- Guarda-Redes: Entre os postes Jack Butland (4.9) mantém-se como uma boa opção. O Stoke tem a sua defesa em forma (Pieters e Shawcross especialmente), e Butland tem sido o melhor guarda-redes desta edição da Premier League. Mesmo que sofra, deverá ter pontos por defesas. Ainda assim, jogando pelo seguro os mais caros Petr Cech (5.7) e Hugo Lloris (5.1) oferecem mais garantias de clean sheet.
    David De Gea será fulcral para que o United consiga segurar o ímpeto do Bournemouth, até porque os red devils sabem ter bola, mas não sabem marcar golos actualmente; e Mignolet ou Hart também são candidatos a não sofrer. Atenção ainda ao duelo Pantilimon versus Gomes.

- Defesas: Na defesa, já referimos Moreno, mas juntamos-lhe um francês e um belga como opções prioritárias. Laurent Koscielny (6.0) é caro mas é uma ameaça constante nas bolas paradas ofensivas, juntando a isso o facto de ser um central extraordinário (mostrou-o na Grécia), e Toby Alderweireld (5.6) tem sido o melhor defesa dos spurs, representa também ele um perigo nos cantos ou livres indirectos, ultimamente é um íman de Bonús, e tem a vantagem - comparativamente com Vertonghen e Kyle Walker - de ainda não ter visto qualquer amarelo, enquanto que os colegas de sector estão à beira da suspensão. Juntando Smalling a Koscielny e Alderweireld teríamos, muito provavelmente, os 3 melhores centrais desta Premier League.
    De resto, atenção às subidas de Seamus Coleman (5.9) no flanco que partilha com o endiabrado Deulofeu, atenção ao desempenho dos potters Shawcross e Pieters, para os quais o calendário podia ser mais favorável, e no City Nicólas Otamendi (6.5) é caro mas é o defesa a ter em consideração. Ele, Sagna e Kolarov devem defrontar o Swansea, sendo preferível estar em campo Mangala do que o lento Demichelis.

- Médios: Özil, no momento de forma actual, dispensa introduções. No Manchester City, como já dissemos, têm três jogadores por onde escolher, isto deixando já Yaya Touré num patamar abaixo. No Everton os dias andam famosos para Deulofeu e Ross Barkley. Para além de Shaqiri, Marko Arnautovic (6.1) começa a dar alguns pequenos sinais de regularidade - em termos de números, pelo menos - figurando no Top-10 de Médios desta época no Fantasy. Aaron Ramsey (8.0) será peça-chave, quer jogue no centro ou descaído para um flanco, e no Liverpool se Philippe Coutinho (8.4) for titular apostamos as nossas fichas nele.
    Há ainda Bolasie e Cabaye contra um Southampton que tem estado muito abaixo do que podia nas últimas jornadas, e no Tottenham o dinamarquês Christian Eriksen (8.5) e Dele Alli procurarão combinar com Kane, embora Lamela leve consigo a confiança de um hat-trick na Liga Europa. Cabe ao United controlar Ritchie, Stanislas e King, enquanto que no Leicester-Chelsea, para além de Mahrez e do super-recuperador-de-bolas Kanté, tirem notas relativamente aos médios do Chelsea, porque a pouco e pouco a equipa de Mourinho tende a melhorar.

- Avançados: O avançado em forma é Romelu Lukaku (9.1), e à frente dos restantes parecem acompanhá-lo de facto os recomendados Kane e Giroud. Mas quem tem Vardy não deve temer, porque o electrizante ponta-de-lança inglês quer iniciar rapidamente uma nova sequência de pé quente depois de um jogo em branco. Bony, caso jogue, Benteke, caso jogue também, poderão ser casos interessantes, mas o mais seguro é virarem-se para Odion Ighalo e Troy Deeney, neste que é o último jogo mais acessível do Watford antes da bonança virar tempestade.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): Butland; Koscielny, Alderweireld, Moreno; De Bruyne, Özil, Mahrez, Silva; Lukaku, Kane, Giroud

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Norwich v Everton - Romelu Lukaku; Gerard Deulofeu
Crystal Palace v Southampton - Yannick Bolasie; Jason Puncheon
Manchester City v Swansea - Kevin De Bruyne; Raheem Sterling
Sunderland v Watford - Odion Ighalo; Troy Deeney
West Ham v Stoke - Marko Arnautovic; Xherdan Shaqiri
Bournemouth v Manchester United - David De Gea; Joshua King
Aston Villa v Arsenal - Mesut Özil; Olivier Giroud
Liverpool v West Brom - Philippe Coutinho; Alberto Moreno
Tottenham v Newcastle - Harry Kane; Christian Eriksen
Leicester v Chelsea - Riyad Mahrez; Diego Costa

0 comentários:

Enviar um comentário