25 de novembro de 2014

Sporting 3-1 Maribor: Com Nani nunca falta a electricidade

Sporting  3-1  Maribor (Mané 10', Nani 35', Slimani 65'; Jefferson a.g. 42')

    Nem uma falha na iluminação do estádio adiou o inevitável: o Sporting venceu o Maribor e ultrapassou o Schalke 04. Numa situação normal a equipa leonina estaria esta noite a comemorar o acesso aos oitavos-de-final (cenário justo), mas a arbitragem no jogo da Alemanha entre Schalke e Sporting levou a que só na 6.ª jornada haja fumo branco. Uma coisa é certa: na Europa o Sporting fica.
    Depois do excelente 4-2 diante do Schalke, o Sporting sabia que hoje tinha que vencer, e não perdoou. Os leões tiveram uma entrada forte e conseguiram resultados cedo - Jefferson cruzou para a área e Carlos Mané (hoje escolhido por Marco Silva para titular em detrimento de Carrillo) colocou o Sporting em vantagem. A equipa verde-e-branca manteve o pé no acelerador e, ao ritmo de Nani, continuou com um futebol objectivo, intenso, pressionando alto e circulando com velocidade. Foi aos 35' que chegou o momento alto do jogo - Mané deu a bola a Nani e depois foi talento, foi arte, foi magia, inquietude e um golo para os adeptos do Sporting emoldurarem. O extremo do Sporting, que brilha sempre que descai para terrenos interiores, fez o que quis dos eslovenos na grande área do Maribor, "sentou" quem quis sentar, e fuzilou para o 2-0, sendo-lhe o seu egoísmo perdoado por todos os colegas. Tudo estava a correr bem mas o intervalo não chegou sem um momento negativo antes - Mejac (não) foi apanhado em excesso de velocidade no flanco esquerdo e cruzou para um desvio infeliz de Jefferson.
    Os segundos 45 demoraram e muito a iniciar-se, graças a uma falha na iluminação. Os jogadores tiveram tempo para reaquecer, e o jogo recomeçou com Nani a ser alvo de uma entrada ríspida, e com William Carvalho a mostrar o que tem sido claro - está muito abaixo do nível de 13/ 14. O Sporting demorou alguns minutos a reencontrar-se mas, quando o conseguiu, Handanovic não mais teve descanso. Slimani assustou o guardião do Maribor e pouco depois sentenciou o jogo. João Mário cruzou para Nani, o número 77 conseguiu apenas manter a bola jogável mas isso foi o suficiente para Islam Slimani aproveitar e finalizar com qualidade. 3-1 feito, tranquilidade e alegria em Alvalade. Até ao fim só deu Sporting, com Handanovic a evitar o golo de João Mário e de William, e com Nani a colocar sempre a defesa contrária em sentido.

    Em condições normais o Sporting estaria por esta altura qualificado, mas veremos o que reserva aos leões a última jornada. É certo que o Sporting depende apenas de si, só que esse "apenas" consiste em deslocar-se a Stamford Bridge. Dificilmente José Mourinho será amigo, embora possa eventualmente colocar algumas segundas escolhas, e por isso o Maribor-Schalke terá também importância para o Sporting.
    Hoje a vitória foi incontestável. Nani voltou a ser a figura-maior, iluminando o caminho e inspirando colegas para mais um degrau escalado na Champions. Paulo Oliveira, Mané e Slimani estiveram todos em bom plano, e pelo menos a Liga Europa já ninguém retira ao Sporting.


Barba Por Fazer do Jogo: Nani (Sporting)
Outros Destaques: Paulo Oliveira, Carlos Mané, Slimani; Handanovic

0 comentários:

Enviar um comentário