25 de novembro de 2014

BATE 0-3 Porto: Herrera quebrou o gelo

BATE Borisov  0-3  Porto (Herrera 56', Jackson Martínez 65', Tello 89')

    Não goleou por números tão expressivos como na primeira volta, só marcou os seus golos na 2.ª parte, mas o Porto - já qualificado para os oitavos-de-final antes deste jogo - conseguiu mais 3 pontos no Grupo H da Champions, alicerçados numa super-exibição do mexicano Herrera, e uma maturidade e eficácia colectiva dignas dos grandes palcos do futebol europeu. Com a vitória desta tarde o Porto garante ainda uma fase de grupos sem derrotas fora (ganhou em Bilbao e empatou na Ucrânia) e depende apenas de si próprio para segurar o 1.º lugar, que até pode ficar já certo caso o Shakhtar não ganhe ao Athletic.
    Lopetegui, que com o evoluir do tempo tem passado a estabilizar de uma forma geral o seu 11, colocou Quaresma a titular e apostou em Marcano ao lado de Martins Indi, não arriscando a condição física de Maicon. Com 6 graus negativos na Bielorrússia, o Porto assumiu o jogo mas cedo percebeu o que teria pela frente - poucos espaços concedidos por uma equipa que não queria repetir as valentes doses que Porto e Shakhtar já lhe tinham imposto, e muita pressão sobre o portador da bola azul-e-branco. O mau estado do relvado também castigou os dragões, com o virtuosismo técnico de Brahimi, Óliver ou Quaresma a ficar prejudicado. E a 1.ª parte lá se passou, apenas com um livre de Brahimi a tentar aquecer o gelo, de temperatura e de ideias.
    Na 2.ª parte chegaram os golos e o teimoso 0-0 desfez-se aos 56' com um golaço de Herrera, o homem do jogo. Casemiro recuperou uma bola em zona avançada, deu para o mexicano e Herrera rematou forte e em arco para um grande golo. Chernik podia ter feito mais, o que ainda assim não retira mérito a Herrera. A perder por 1-0 o BATE nem por isso se soltou muito mais, e o 2.º golo chegou 9 minutos depois - começou em Herrera a descobrir Brahimi, o argelino devolveu a bola ao mexicano e o camisola 16 temporizou e segurou antes de colocar a bola a jeito para Jackson Martínez colocar no fundo das redes. Com o jogo controlado Lopetegui foi refrescando a equipa - trocou Quaresma e Brahimi por Adrián e Tello - e os minutos finais tiveram Tello e Herrera como protagonistas. O extremo espanhol cruzou com perfeição uma bola à qual Herrera não conseguiu chegar, mas logo depois foi Herrera com um brilhante passe de ruptura a explorar a velocidade de Cristian Tello. O espanhol, emprestado pelo Barcelona, não vacilou e ditou o 3-0 final.

    Os dragões cumpriram e deram mais um passo rumo a um importante objectivo - o 1.º lugar do grupo. Contra a equipa mais batida desta fase de grupos os golos só chegaram na 2.ª parte mas tiveram um denominador comum - Héctor Herrera, que marcou 1 e fez 2 assistências. O mexicano foi um faz-tudo, ressuscitando o nível que apresentou no Mundial 2014, mas juntando números e um impacto directo no resultado. Caso o Shakhtar perca ou empate com o Athletic o Porto ficará com o 1.º lugar garantido; em caso de vitória dos ucranianos, a decisão fica adiada para a derradeira jornada, com o Porto a ter o factor-casa a seu favor.


Barba Por Fazer do Jogo: 
Héctor Herrera (Porto)
Outros Destaques: Gordeychuk; Danilo, Casemiro, Tello, Jackson Martínez

0 comentários:

Enviar um comentário