25 de novembro de 2014

Agüero salva City, Messi faz História outra vez, Chelsea goleia e Athletic ajuda Porto

  Champions League - O primeiro dia da penúltima jornada da fase de grupos da Champions teve grandes jogos, goleadas e decisões nos minutos finais. Depois de ter igualado Raúl González, Lionel Messi tornou-se o melhor marcador de sempre da Champions; o Manchester City esteve perto de dizer adeus à liga milionária mas deve estar grato aos deuses por ter Agüero. Chelsea e Barcelona golearam e Mikel San José deu o 1.º lugar ao Porto, na vitória do Athletic na Ucrânia

Manchester City 3 - 2 Bayern Munique (Agüero (pen.) 22' 85' 90'; Xabi Alonso 40', Lewandowski 45')

    O jogo grande desta 3.ª feira fez jus ao destaque. Em Manchester os citizens não puderam contar com Silva, Dzeko, Yaya Touré e Fernandinho mas as coisas até começaram bastante bem - Benatia foi expulso por derrubar Agüero na grande área e o argentino converteu a grande penalidade, embora Neuer tenha adivinhado o lado. A vencer por 1-0 e contra dez tudo parecia bem encaminhado para o City, só que do outro lado estava o Bayern. A equipa de Guardiola estancou as investidas da equipa da casa e até ao intervalo virou o resultado, mesmo com uma unidade: Xabi Alonso empatou num livre directo rasteiro e Lewandowski intrometeu-se entre os centrais e cabeceou com engenho para a reviravolta.
    Na segunda parte o Bayern manteve a bravura e organização, mas a estratégia caiu por terra nos minutos finais, com o Manchester City a ser salvo pelo seu diabo e génio maior: Kun Agüero. O avançado argentino empatou o jogo depois de uma cavalgada de meio-campo finalizada com serenidade, e operou a reviravolta final (que mantém a esperança do City na qualificação) após um erro de Boateng. 5 golos em 5 jogos para Agüero na Champions, e o Grupo E segue para a última jornada com o Bayern isolado e qualificado no 1.º lugar, e as 3 restantes equipas todas com 5 pontos. Na teoria, deve sair do Roma-Manchester City o segundo qualificado.
Barba Por Fazer do Jogo: Kun Agüero (Manchester City)

CSKA Moscovo 1 - 1 AS Roma (Berezustki 90'; Totti 43')

    No jogo que se jogou à hora do BATE-Porto, o CSKA, que nas últimas 2 jornadas tinha feito 4 pontos nos dois jogos frente ao City, voltou a roubar pontos. A equipa romana chegou à vantagem aos 43 minutos numa "bomba" de Francesco Totti, o eterno capitão da Roma, de livre directo. A vitória parecia certa - e colocava a Roma em excelente posição para se qualificar - mas no período de compensação surgiu um golo do central Vasili Berezutski, assistido por Eremenko. Quem fica em 2.º, quem segue para a Liga Europa e quem dirá adeus às competições europeias: tudo se decide a 10 de Dezembro.
Barba Por Fazer do Jogo: Vasili Berezustki (CSKA Moscovo)

APOEL 0 - 4 Barcelona (Suárez 27', Messi 38' 58' 87')

    Em Chipre houve uma estreia e muita História. O Barcelona goleou o APOEL por 4-0 e Luis Suárez estreou-se a marcar pelos blaugrana. Com 27 minutos jogados o uruguaio fez o seu 1.º golo pelos catalães com a sua qualidade técnica a vir ao de cima. O resto resumiu-se em 2 palavras: Lionel Messi. Poucos dias depois de se tornar o máximo goleador na História da liga espanhola, o craque argentino - que já tinha igualado Raúl como melhor marcador da Champions - isolou-se, com um hat-trick. Aos 38, 58 e 87 minutos Lionel Messi revelou o oportunismo e rapidez de pensamento que também o caracterizam, e "picou" Ronaldo que certamente amanhã quererá aproximar-se do saudável rival. Messi chegou aos 7 golos em 5 jogos, mas o seu Barcelona ainda está atrás do PSG.
Barba Por Fazer do Jogo: Lionel Messi (Barcelona)

PSG 3 - 1 Ajax (Cavani 33' 83', Ibrahimovic 79'; Klaassen 67')

    O 1.º classificado do Grupo F manteve o seu estatuto, mas sofreu até ao fim. Com algumas baixas de peso (Thiago Motta, Thiago Silva e Cabaye) o golo inaugural foi de Cavani, a receber uma oferenda do colega Lavezzi. O empate chegou na 2.ª parte com 2 prodígios holandeses, Kishna e Klaassen, a construírem o golo. Ainda assim, o PSG "carregou" e nos 11 minutos finais Ibrahimovic e Cavani marcaram e deram a vitória à equipa de Paris. Na última jornada há Barcelona-PSG para decidir quem ocupa o 1.º e 2.º lugares. Ajax e APOEL disputarão um lugar na Liga Europa.
Barba Por Fazer do Jogo: Edinson Cavani (PSG)


Schalke 04 0 - 5 Chelsea (Terry 2', Willian 29', Kirchhoff a.g. 44', Drogba 76', Ramires 78')

    O Chelsea de José Mourinho já estava qualificado e também já tem o 1.º lugar para si no grupo do Sporting. Os londrinos deslocaram-se à Alemanha, tendo pela frente Roberto Di Matteo, timoneiro do Chelsea aquando da vitória na Champions 11/ 12. O jogo teve essencialmente um sentido, os números foram expressivos, e Fährmann e Kirchhoff também não ajudaram. A goleada iniciou-se com John Terry a cabecear logo aos 2' para golo, Willian ampliou aos 29 após combinação com Hazard, e o 3-0 chegou num auto-golo caricato de Kirchhoff. As emoções ressurgiram na 2.ª parte quando Drogba entrou - o costa-marfinense marcou aos 76' graças ao altruísmo de Willian, e ele próprio cruzou picado para o 5-0 final, fruto de um cabeceamento de Ramires.
Barba Por Fazer do Jogo: Willian (Chelsea)

Shakhtar Donetsk 0 - 1 Athletic (San José 68')

    Depois de ganhar por 7-0 e 5-0 ao BATE, o Shakhtar, embora já qualificado para os oitavos, podia ter adiado as decisões relativas ao 1.º lugar mas vacilou. O Athletic, que desiludiu nesta fase de grupos, ganhou no recinto de Luiz Adriano, Douglas Costa e companhia, com um golo de Mikel San José a fazer a diferença. O Shakhtar ficou, não obstante, com razões de queixa da arbitragem de Mark Clattenburg, que não assinalou um lance de grande penalidade evidente.
Barba Por Fazer do Jogo: Beñat Etxebarria (Athletic)

0 comentários:

Enviar um comentário