26 de novembro de 2014

Real Madrid perto do pleno, Mónaco condena Benfica; Atlético, Arsenal e Leverkusen nos oitavos

 Champions League - Na quarta-feira que ditou o fim de competições europeias para o Benfica (ainda com uma jornada por decorrer), as emoções foram menores do que ontem e apenas num campo - na Bulgária - houve golos dos 2 lados. O Mónaco surpreendeu, venceu em Leverkusen e condenou o Benfica ao 4.º lugar do seu Grupo; Arsenal e Atlético Madrid garantiram a presença nos oitavos da competição. O Real Madrid chegou às 5 vitórias em 5 jogos, o Liverpool voltou a desiludir e o Anderlecht garantiu um lugar na Liga Europa.

Basel 0 - 1 Real Madrid (Cristiano Ronaldo 35')

    Na Suiça o Real Madrid conseguiu hoje a 5.ª vitória em 5 possíveis e o seu domínio (15 pontos contra 6, 6 e 4) no Grupo B é cada vez mais evidente. Os merengues, campeões europeus, recebem na última jornada o Ludogorets e poderão chegar ao pleno de pontos. No jogo de hoje, o Basel de Paulo Sousa deu uma excelente réplica ao Real e até merecia, eventualmente, 1 ponto. O golo que decidiu o encontro chegou através do suspeito do costume, Cristiano Ronaldo, que com a sua habitual fome de marcar (e uma boa movimentação) correspondeu a um cruzamento inteligente de Benzema. Entendimento perfeito entre dois jogadores que sempre comunicaram bem, e Ronaldo a igualar Raúl com 71 golos. Os suiços nunca desistiram de chegar ao empate, com Zuffi a revelar qualidade com bola e Embolo (nascido em 1997) a voltar a deixar bons pormenores, mas o 1-0 manteve-se, e Cristiano Ronaldo ainda rematou ao poste. O Grupo B reserva um espectacular Liverpool-Basel para a última jornada.
Barba Por Fazer do Jogo: Cristiano Ronaldo (Real Madrid)

Ludogorets 2 - 2 Liverpool (Dani Abalo 3', Terziev 88'; Lambert 8', Henderson 37')

    Brendan Rodgers surpreendeu bastante na Bulgária, e quase colheu frutos. O treinador britânico, pela positiva, lançou Lambert e não Balotelli, mas apostou num meio-campo com Lucas Leiva, Allen, Gerrard e Henderson - demasiado respeito por um perigoso e corajoso Ludogorets, custando ver Lallana ou Coutinho no banco. A coisa não começou famosa para os reds porque Mignolet decidiu defender um remate para a frente e oferecer a vantagem a Dani Abalo. No entanto, a reviravolta chegou ainda na 1.ª parte - primeiro marcou Lambert um golo peculiar, e Henderson fez o 2-1 após excelente cruzamento de Sterling. Na 2.ª parte o Liverpool geriu a vantagem, apenas fez uma substituição (Sterling por Moreno) e aos 88' chegou o prémio para a alma búlgara - Terziev marcou numa bola parada e atirou as decisões para a última jornada.
    Neste momento o 2.º lugar pertence ao Basel, com 2 pontos de vantagem sobre Liverpool e Ludogorets e revelando uma especial apetência contra equipas inglesas nos últimos anos, mas Anfield esperará que surja o melhor Liverpool no muito aguardado Liverpool-Basel.
Barba Por Fazer do Jogo: Raheem Sterling (Liverpool)

Bayer Leverkusen 0 - 1 Mónaco (Ocampos 72')

    A vitória do Zenit frente ao Benfica qualificou o Leverkusen mas os comandados de Roger Schmidt tinham um 1.º lugar para garantir. Em Leverkusen, onde o Benfica foi dominado, a equipa alemã foi superior mas falhou em materializar a sua maior qualidade. O Mónaco voltou a demonstrar que defende bem (em 5 jornadas sofreu apenas 1 golo, curiosamente na Luz) e decidiu o jogo aos 72 minutos num lance iniciado pela técnica de Berbatov, com Dirar a cruzar tenso para Ocampos concretizar. A vitória monegasca, numa equipa de Leonardo Jardim que soma 8 pontos com apenas 2 golos marcados, atirou o Mónaco para o 2.º lugar e na última jornada decidirá quem faz companhia ao Leverkusen em sua casa no Mónaco-Zenit, duelo entre Jardim e Villas-Boas.
Barba Por Fazer do Jogo: Lucas Ocampos (Mónaco)

Arsenal 2 - 0 Dortmund (Sanogo 2', Alexis Sánchez 57')

    O esquizofrénico Dortmund (em zona de descida na Bundesliga e com o 1.º lugar quase certo na Champions) perdeu no Emirates Stadium, num jogo em que faltaram várias estrelas - Reus, Hummels, Wilshere, Walcott, Özil ou Koscielny, embora o leque seja bastante mais vasto. As emoções começaram bem cedo com Sanogo, assistido por Cazorla, a inaugurar o marcador. Yaya Sanogo provou que Wenger pode contar com ele, e Sanogo provou que pode marcar a outras equipas para além do Benfica. O jogo foi rápido e bem disputado mas Alexis Sánchez foi sempre o elemento mais. O chileno voltou a ser destaque e fechou o resultado num excelente remate cruzado. O resultado desta noite qualificou o Arsenal, mas o Dortmund deve conseguir segurar o 1.º lugar desde que vença na última jornada o Anderlecht.
Barba Por Fazer do Jogo: Alexis Sánchez (Arsenal)


Anderlecht 2 - 0 Galatasaray (Mbemba 44' 86')

    Embora o Arsenal-Dortmund roubasse atenções no Grupo D, o Anderlecht-Galatasaray tinha a Liga Europa como farol. O Galatasaray tem acumulado prestações decentes nos últimos anos de Champions mas este não é definitivamente o ano dos turcos. Na Bélgica e junto do seu público o Anderlecht venceu sem espinhas, acabou a jogar contra 10, e os 2 golos foram marcados por Chancel Mbemba. O jovem central congolês de 20 anos, Chancel Mbemba Mangulu, bisou e colocou a sua equipa na Liga Europa.
Barba Por Fazer do Jogo: Chancel Mbemba (Anderlecht)

Atlético Madrid 4 - 0 Olympiacos (Raúl García 9', Mandzukic 38' 62' 65')

    O vice-campeão europeu também já comprou bilhete para os oitavos-de-final, e podemos esperar novos embates épicos e intensos da equipa de Diego Simeone na fase a eliminar. O Atlético goleou o Olympiacos (que ainda guarda uma ligeira esperança de se qualificar) e a vitória começou numa ajuda de Roberto. Já ninguém tem dúvidas: Roberto ou faz exibições para emoldurar a capa de jornal ou exibições para rasgar a capa de jornal. O guardião espanhol ofereceu a bola, numa típica desconcentração e proporcionou o 1-0 de Raúl García. O resto foi o espectáculo Mario Mandzukic com o ponta de lança croata a amealhar um hat-trick, servido por Ansaldi, Arda Turan e Gabi. Mandzukic, fortíssimo no jogo aéreo, não é Diego Costa mas vai encaixando cada vez melhor no esquema deste Atleti.
Barba Por Fazer do Jogo: Mario Mandzukic (Atlético Madrid)

Malmö 0 - 2 Juventus (Llorente 49', Tévez 88')

    No outro jogo do Grupo do Atlético Madrid, a Vecchia Signora conseguiu realizar uma exibição decente. Com o futebol dos italianos assente na qualidade de Vidal e Pogba, foram os avançados (Llorente e Carlos Tévez) a concretizarem as oportunidades. Uma vitória que deixa a Juventus a 1 ponto de se qualificar, e a jornada final reserva um Juventus-Atlético Madrid.
Barba Por Fazer do Jogo: Arturo Vidal (Juventus)

0 comentários:

Enviar um comentário