5 de novembro de 2014

Athletic 0-2 Porto: Dragões já estão nos oitavos

Athletic  0-2  Porto (Jackson Martínez 56', Brahimi 74')

    Num jogo excelente a todos os níveis, o Porto carimbou a passagem para os oitavos-de-final da Champions League 2014/ 15. Lopetegui colocou em campo aquele que parece ser, por esta altura, o seu 11 de eleição e praticamente tudo correu de feição aos dragões, com evidente mérito, robustez táctica, personalidade e qualidade no ataque. Valverde surpreendeu, pela negativa, ao deixar no banco Iturraspe (seria à partida um dos jogadores-chave caso o Athletic quisesse controlar o Porto), Muniain e Iraola.
    Na primeira parte o Porto arrancou melhor e os primeiros avisos couberam a Jackson Martínez e Maicon, com o defesa central a rematar forte e a proporcionar uma defesa apertada a Iraizoz. A habitual pressão e troca de bola rendilhada do Athletic Bilbao foi sempre condicionada pela boa estratégia do Porto (bem Casemiro nesse capítulo, e é bom ver um talento como Óliver a mostrar-se também um jogador voluntarioso e operário) e aos 42' poderia ter começado a vitória portista - Danilo foi derrubado dentro de área, ficando a dúvida se não terá sido o lateral a provocar o contacto, mas Jackson Martínez atirou à barra na conversão da grande penalidade.
    Ao intervalo Valverde colocou Muniain e Iraola, retirando no entanto os sempre consistentes Susaeta e Beñat, e a 2.ª parte foi a prova de uma coisa: quem tem Brahimi, arrisca-se sempre a ganhar. O primeiro golo do jogo foi de Jackson, com o colombiano a aparecer para um desvio à boca da baliza, mas todo o trabalho foi fruto do génio argelino. Yacine Brahimi tem sido um dos mais fantásticos jogadores desta edição da Champions, e foi ele próprio a "matar" o jogo aos 74' num lance infeliz dos bascos - Laporte jogou para Iraizoz, o guardião deixou a bola escapar e Brahimi só teve que encostar. O Porto soube controlar o Athletic num estádio tradicionalmente complicado para qualquer equipa e já tem presença garantida na próxima fase.

    O jogo correu mal à equipa de Ernesto Valverde, onde apenas Mikel San José foi decente a tentar lutar contra o meio-campo azul-e-branco, mas houve hoje natural mérito do Porto. A equipa de Lopetegui conseguiu o apuramento para os oitavos em apenas 4 jornadas e para isso muito contribuíram 2 jogadores, embora hoje também Maicon, Danilo e Casemiro tenham estado bem. Falamos de Brahimi e Jackson Martínez. O avançado colombiano falhou um penalty, é certo, mas foi ele que apareceu para fazer o 1-0 e foi sempre uma linha de passe válida para os colegas bem como um lutador incansável contra os centrais adversários. Por fim, definitivamente vão faltar as palavras para descrever os momentos e alegrias que Brahimi ainda virá a dar aos portistas esta temporada. O criativo contratado ao Granada tem um brilho maior quando ouve o hino da Champions mas é craque em todos os jogos - um driblador como poucos, tecnicista puro e um dos jogadores mais talentosos entre os clubes aparte do universo dos tubarões europeus. Brahimi e Jackson, os 2 melhores do Porto, e ambos com 4 golos apontados nesta liga milionária.


Barba Por Fazer do Jogo: Yacine Brahimi (Porto)
Outros Destaques: San José; Maicon, Danilo, Casemiro, Jackson

0 comentários:

Enviar um comentário