30 de outubro de 2014

Crítica: The Judge

Realizador: David Dobkin
Argumento: Nick Schenk, Bill Dubuque, David Dobkin
Elenco: Robert Downey Jr., Robert Duvall, Jeremy Strong, Vincent D'Onofrio, Vera Farmiga, Billy Bob Thornton, Leighton Meester
Classificação IMDb: 7.4 | Metascore: 48 | RottenTomatoes: 48%
Classificação Barba Por Fazer: 70

    'The Judge', o filme dos Robertos, não é um filme de domingo à tarde. Ainda assim, provavelmente se não fosse o facto de ter Robert Duvall e considerando o que ele entrega a este papel (nada de transcendente, mas uma interpretação de qualidade), seria efectivamente "apenas" um filme de domingo à tarde.
    David Dobkin dá-nos um filme em que a personagem principal é Hank Palmer, um advogado de sucesso que seguiu há muito um caminho diferente do resto da sua família, fundamentalmente pela relação conturbada com o seu pai, o juíz Joseph Palmer (Robert Duvall). A morte da mãe de Hank, mulher de Joseph, faz com que a "ovelha negra" regresse às suas origens, para junto dos seus irmãos - Glen (Vincent D'Onofrio) e Dale (Jeremy Strong). O passado é acordado, muitas questões por resolver e feridas por sarar vêm ao de cima, mas é quando Joseph é acusado de um crime que Hank decide ficar e tentar defender o homem com o qual tem pior relação.
    É o tipo de filme que já se viu muito, salvo pelo bom desempenho do galardoado Robert Duvall. O elenco é bom mas o argumento (poderia ser mais interessante o juíz ser suspeito da morte da própria mulher) e a própria realização (pedia-se um filme mais dark, e não tão vivo) deixam algo a desejar. Não sendo um filme para a época de prémios, e não sendo um dos filmes do ano é ainda assim um filme que vale a pena ver, nem que seja pelo bom desempenho do veterano Duvall. Há ainda Vera Farmiga, Leighton Meester (ambas muito fresh), Vincent D'Onofrio foi um ingrediente adicionado que fazia o filme prometer mais, Jeremy Strong é um dos destaques do filme à sua maneira e a personagem de Billy Bob Thornton parece saída de 'Fargo', apenas na postura, e naturalmente sem a mesma dimensão diabolicamente metódica. Por fim, nos últimos anos Robert Downey Jr. tem-se mantido sempre com o mesmo registo - interpretando aquela personagem fixa carismática, com charme e humor, aquele Iron Man, Sherlock Holmes.. - o que é pena por um lado porque Downey Jr. é mais actor do que muita gente vê, e se este filme resultasse de outra maneira poderia exigir mais dele.
    Em termos de óscares, 'The Judge' não deverá aspirar a nada, só Duvall pode ter uma pequena esperança mas o ano parece ser mais resplandecente para J.K. Simmons, Norton, Ruffalo, Hawke, Waltz, Goodman, Miyavi, Tom Wilkinson ou Albert Brooks, por exemplo.
    Um "Satisfaz Bem" para Robert Duvall, um "Satisfaz" para o realizador/ argumentista David Dobkin. Assim se pode resumir um juíz que se foca na relação de Robert Downey Jr. e Robert Duvall mas que poderia ter maior valor final.

1 comentários:

  1. Sin duda la temática que presenta esta película es fuerte, pero atractiva. En un inicio, The Judge, con la participación de Robert Downey Jr comienza como una historia plana, sin nada relevante, pero mientras pasan los minutos te cautiva al conocer la vida del padre e hijo. A mi no me pareció una mala película como algunos dicen.

    ResponderEliminar