3 de outubro de 2014

Fernando Santos convoca Tiago, Danny, José Fonte e Ricardo Carvalho

  Selecção - Uma pequena revolução, com novidades e justiça a ser feita na primeira convocatória de Fernando Santos. O novo seleccionador nacional rompeu com o passado, abriu as portas a jogadores que poderiam e deveriam ter sido chamados nos últimos anos (Paulo Bento foi criando sinergias negativas contra diversos elementos) e, discutindo-se uma ou outra opção, estamos indiscutivelmente perante uma convocatória que finalmente se baseia na qualidade dos jogadores e no momento de forma nos clubes.

    Fernando Santos chamou:

- Guarda-Redes: Rui Patrício (Sporting), Beto (Sevilha), Anthony Lopes (Lyon)
- Defesas: Cédric (Sporting), Ivo Pinto (Dínamo Zagreb), Eliseu (Benfica), Antunes (Málaga), Fábio Coentrão (Real Madrid), Pepe (Real Madrid), José Fonte (Southampton), Ricardo Carvalho (Mónaco), Bruno Alves (Fenerbahçe)
- Médios: Tiago (Atlético Madrid), Adrien (Sporting), William Carvalho (Sporting), João Mário (Sporting), André Gomes (Valência), João Moutinho (Mónaco)
- Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Danny (Zenit), Éder (Braga), Vieirinha (Wolfsburgo), Nani (Sporting), Quaresma (Porto)

    BPF - Começar com o pé direito na Selecção é não complicar, é chamar quem tem que ser chamado. Tiago, Danny e José Fonte deveriam todos ter estado no Mundial 2014, e muito jeito teriam dado, mas pelo menos poderemos contar com eles na caminhada para o Euro 2016 (cujo mecânica de qualificação só deixa de for quem for verdadeiramente medíocre, facilitando a vida a todos). Patrício, Beto e Anthony Lopes são neste momento os 3 melhores GR portugueses; e na defesa podemos suspirar de alívio pois é bem diferente olhar para uma convocatória e ver Pepe-B.Alves-Neto-R.Costa e Pepe-J.Fonte-R.Carvalho-B.Alves. A Selecção de Fernando Santos conta assim com 4 bons centrais, sendo que Pepe e José Fonte deveriam ser os titulares, mas sendo bom contar com a experiência de Ricardo Carvalho (outrora um dos melhores centrais do mundo) e com uma figura importante no balneário como Bruno Alves. Também na defesa, destaque para Cédric e Ivo Pinto serem as opções para lateral direito, sendo que o lateral que integra a armada lusa no Dínamo Zagreb vê aqui premiados os seus bons jogos - 2 laterais que fazem sentido até considerando que Sílvio está lesionado e André Almeida pouco tem jogado no Benfica. Do lado esquerdo, se Paulo Bento levou 1,5 laterais esquerdos para o Mundial, Fernando leva 3 - Antunes, Eliseu e Fábio Coentrão. Fica aqui a nota que poderia ser interessante ver Portugal a contar com Eliseu a lateral e Coentrão a extremo esquerdo, equilibrando a forma de jogar, corrigindo algumas lacunas tácticas e fixando Ronaldo definitivamente a avançado.
    No meio-campo Veloso e Meireles não estão presentes, e os 6 jogadores (três deles do Sporting) são neste momento titulares. Tiago, campeão espanhol e vice-campeão europeu, tinha que constar e é um enorme upgrade e é bom pensar que Portugal pode optar por ter William, Tiago e Moutinho, ou Adrien, Tiago e Moutinho, ou William, Tiago e Adrien/A.Gomes.. várias combinações e todas elas agradáveis. Na análise do último Sporting-Porto tínhamos dito que Fernando Santos certamente acabaria por chamar João Mário e cá está. No ataque, Ronaldo e Nani são indiscutíveis, Éder e Vieirinha mantiveram os seus lugares, Danny (que poderá jogar a médio ofensivo caso Portugal passe do seu 4-3-3 a um 4-2-3-1, o que à partida não irá acontecer) regressa finalmente num momento de grande maturidade técnica, e por fim Ricardo Quaresma foi também convocado podendo ser a única escolha verdadeiramente controversa. Quaresma deve encarar esta convocatória como uma oportunidade crucial, para se aplicar e integrar o grupo da melhor forma, porque jogando pouco e mal no Porto de Lopetegui não será difícil que Fernando Santos use a sua vaga para mais tarde chamar alguém como Bruma, Ricardo Horta, Mané, Rony Lopes, Bernardo ou Rafa.

0 comentários:

Enviar um comentário