27 de setembro de 2014

Estoril 2-3 Benfica: Sofrer para ter vantagem

Estoril  2-3  Benfica (Diogo Amado 38', Kléber 54'; Talisca 3' 8', Lima 70')

    Depois do grande Clássico de ontem à noite, a Liga Portuguesa voltou hoje a contar com um belo jogo de futebol. O Benfica tinha na Amoreira um teste importantíssimo, ainda para mais na sequência do 1-1 entre Sporting e Porto, e depois de ter que transpirar um pouco mais do que o início do jogo fez crer, ampliou em 2 pontos a vantagem para dragões (4 pontos) e leões (6 pontos).
    Anderson Talisca, cuja titularidade estava longe de certa especulando-se que Derley jogaria de início, começou o jogo.. e de que maneira! Mas já lá vamos. Jorge Jesus lançou aquele que entenderá ser neste momento o melhor onze benfiquista, tendo pela frente um Estoril com Cabrera, Kuca e Sebá no apoio a Kléber. O jogo começou e com 3 minutos já Talisca celebrava o seu melhor golo em Portugal - o médio brasileiro ex-Bahia recebeu a bola longe da baliza, arrancou imparável até à baliza de Kieszek, numa locomotiva que só terminou em golo. Golaço de Talisca, que voltaria a festejar minutos depois. Enorme mérito de Nico Gaitán tanto na pressão/ recuperação como na forma altruísta como viu Talisca em melhor posição, assistindo o bis do número 30. O ritmo avassalador do Benfica manteve-se, com Gaitán e Salvio a destruírem o Estoril, e Kieszek brilhou por 2 ocasiões ao negar o golo a Lima. A vantagem fez o Benfica "dormir à sombra da bananeira" e o Estoril, pé ante pé, começou a crescer, reduzindo mesmo aos 38' num lance em que Sebá assistiu Kléber, o avançado emprestado pelo Porto rematou ao poste mas na recarga Diogo Amado fez golo, contando com uma traição de Maxi a Artur. Até ao intervalo o jogo esteve vivo, primeiro com Jardel a cabecear ao poste e depois, do outro lado, com Kléber a rematar de livre para Artur defender.
    A vantagem de um golo era perigosa e o Benfica sabia certamente disso, mas na 2.ª parte foi o Estoril a conseguir chegar ao empate. Num lance em que o árbitro (mérito para o facto de ter sido consistente no critério, e de ter tentado deixar jogar) não viu uma irregularidade de Kuca, o irrequieto e talentoso cabo-verdiano desmarcou Sebá, com este a assistir Kléber para um golo que o avançado brasileiro já tinha ameaçado por mais do que uma vez. O 2-2 pareceu acordar definitivamente o Benfica, Gaitán quase fez um grande golo de muito longe após erro de Kieszek, mas a acutilância ofensiva aumentou depois de 2 condicionantes - a entrada de Derley em campo, e a expulsão de Cabrera por 2.º amarelo. Contra 10, Jesus abdicou de Samaris arriscando num ataque com Gaitán, Salvio, Ola John, Derley e Lima, e os frutos chegaram rápido - Kieszek não resolveu um lance, e Derley assistiu Lima para o decisivo 3-2. A intensidade do jogo quebrou, também com o Benfica a gerir bem a bola no final, e 3 determinantes pontos foram amealhados pelas águias.

    Mais um bom jogo de futebol, com espectáculo e um ritmo elevado. O Benfica garantiu uma vantagem de 2 golos muito cedo, deixou-se apanhar pelo Estoril mas soube reagir. Na equipa de José Couceiro Kuca, Kléber e Sebá foram o foco de perigo - esperávamos que Kuca fosse esta temporada o principal destaque do Estoril, e Kléber ainda vai bem a tempo de fazer jus ao seu talento e qualidade evidentes. No Benfica, Derley voltou a entrar bem, Salvio foi uma dor de cabeça e humilhou várias vezes a defesa contrária e Nico Gaitán foi um dos 2 melhores em campo acumulando (mais uma vez) pormenores de génio, passes magistrais. Anderson Talisca merece o destaque maior depois de bisar tendo à 6.ª jornada tantos golos (5) como Jackson Martínez. Talisca já mostrou que está preparado para render no imediato a médio ofensivo/ segundo avançado, e que só daqui a algum tempo poderá funcionar como um 8 (veremos se este "faro de golo" não mudará aquele que parecia ser o seu destino consoante as suas características), mas não deixa de surpreender - tudo parece jogar muitas vezes a favor dele, mas há mérito para o jovem brasileiro de 20 anos.
    O Benfica joga agora quarta-feira uma cartada importante na Champions, em Leverkusen, recebendo depois dia 5 o Arouca.


Barba Por Fazer do Jogo:
Anderson Talisca (Benfica)

Outros Destaques: Kuca, Kléber, Sebá; Gaitán, Salvio, Derley

0 comentários:

Enviar um comentário