14 de setembro de 2014

Vit. Guimarães 1-1 Porto: Bernard dá liderança a quatro

Vit. Guimarães  1 - 1  Porto (Bernard (pen.) 68' , Jackson (pen.) 60')

    O jogo grande da 4.ª jornada da liga portuguesa não defraudou as expectativas e fez jus a essa denominação. Na cidade-berço, acabaram por ser 2 grandes penalidades a mexer com o marcador mas houve muito futebol, muita cultura táctica e dois treinadores com boas ideias e que souberam analisar o jogo ao longo do mesmo.
    Nem a Champions League na 4.ª feira fez Lopetegui respeitar menos este Guimarães. José Ángel foi titular mediante a indisponibilidade de Alex Sandro e Quintero foi a surpresa do espanhol, deixando no banco Quaresma ou Tello, por exemplo. Rui Vitória não abdicou da espontânea e inocente mas inteligente e madura ideia de jogo do surpreendente Vitória em 2014/ 15, estreando Bruno Gaspar (Nii Plange estava castigado).
    A 1.ª parte foi dividida, com ascendente do Porto, sempre a confiar no argelino Brahimi para desequilibrar. O Vitória rapidamente encontrou antídoto para o ímpeto inicial do Porto, sempre com Douglas no seu caminho, e de bola parada os vimaranenses foram deixando um ar da sua graça. Douglas manteve-se intransponível, quer perante Brahimi quer perante Quintero, e até final da 1.ª parte o maior perigo até aconteceu na bancada, com o jogo a ser interrompido por causa da confusão nas bancadas.
    Nos segundos 45' as equipas estavam perfeitamente encaixadas até Lopetegui trocar Ruben Neves por Evandro, melhorando substancialmente a sua equipa. O ex-Estoril trouxe maior qualidade de passe no último terço e aos 60 minutos houve mesmo golo. Bruno Gaspar cometeu grande penalidade sobre Brahimi (inicialmente houve um puxão claro do lateral, mas depois o lance foi dúbio), e Jackson Martínez converteu com serenidade, chegando aos 5 golos em 4 jogos. Tanto Lopetegui como Rui Vitória continuaram a ler bem o jogo - Tello e Gui (boa aposta pela sua velocidade e irreverência, características desta juventude vimaranense) foram lançados e aos 67' Jackson rasteirou André André. Bernard Mensah, claramente uma das maiores promessas do momento no futebol português, não vacilou e fez o 1-1. Até ao fim lutou-se muito, houve ainda um fora-de-jogo polémico de Brahimi (Casemiro teve alguma sorte de terminar o jogo), Jackson teve uma oportunidade clara mas não chegou à bola, e o Vitória segurou com unhas e dentes, e uma exibição personalizada do seu meio-campo e da defesa (Rodrigo Defendi e Douglas foram fulcrais).

    Com este empate, no final da 4.ª jornada temos quatro equipas empatadas no topo: Rio Ave, Guimarães, Benfica e Porto têm todos 10 pontos, fruto de 3 vitórias e 1 empate. Um arranque que premeia as duas equipas que continuam a parecer mais fortes que toda a concorrência, e as duas sensações do início de época - se no caso do Rio Ave já o esperávamos, e com a permanência de Marcelo até se poderia considerar este Rio Ave favorito ao 5.º lugar, o Vitória está-nos a surpreender e muito o deve ao (mais uma vez) brilhante trabalho de Rui Vitória. Em Guimarães joga-se bom futebol, com uma abordagem fresca, descontraída e quase de rua (como o técnico referiu) embora com rigor e coragem. É bom ver treinadores como Rui Vitória e Pedro Martins no futebol português e este Vitória tem vários elementos que prometem uma grande época - Hernâni hoje esteve mais apagado mas tem potencial, Tómané é um dos bons avançados portugueses, hoje Caiado apareceu mais e é notável como Cafú (antigamente extremo/ avançado na formação do Benfica) hoje em dia é um dos pilares do meio-campo defensivo. No entanto, e embora hoje Douglas tenha feito um grande jogo, há 2 elementos que merecem superior destaque: André André e Bernard. O médio luso é sem margem para dúvidas um dos vários jogadores que o próximo seleccionador poderia estrear na Selecção (num amigável, por exemplo) e o ganês Bernard Mensah promete mais a cada jogo que passa, e a sua qualidade não engana. É craque, tem futuro, não se esconde e a manter-se assim não ficará muito tempo em Guimarães.

Barba Por Fazer do Jogo: Bernard Mensah (Vit. Guimarães)
Outros Destaques: Douglas, R. Defendi, André André; Maicon, Brahimi

0 comentários:

Enviar um comentário