21 de setembro de 2014

Premier League: Épico Leicester-M.United, e empate entre favoritos

Leicester  5-3  Manchester United: Há jogos que não se esquecem e hoje os adeptos do Leicester terão vivido um épico que não vão esquecer. Depois da vitória por 4-0 frente ao QPR, o Manchester United de van Gaal até arrancou bem mas na Premier League nada pode ser tomado como adquirido, e o recém-promovido Leicester mostrou-o. Já tínhamos assistido esta época ao 6-3 entre Chelsea e Everton, e hoje tivemos outro "clássico". van Gaal lançou Falcao a titular, deixou Mata no banco (teríamos optado por relegar van Persie para suplente) e aos 16' já ganhava 2-0 fora - Falcao tirou um cruzamento perfeito para van Persie marcar, e Ángel Di María fez o segundo no momento da tarde, com uma chapelada repleta de magia. Tudo estava bem mas Ulloa reduziu na sequência de um canto de Vardy e o intervalo chegou com 1-2 no marcador. Na 2.ª parte o United fez-se inicialmente senhor do jogo, e parecia que tinha sentenciado o jogo quando Ander Herrera desviou com classe uma tentativa de remate do sempre endiabrado Di María.
    Mas depois do 1-3 veio a hecatombe. Veio a História, a reviravolta que Vardy e companhia não vão esquecer mais. Aos 62 Rafael sofreu falta de Vardy, Clattenburg não quis ver e pior fez ao assinalar a carga inversa consequente - grande penalidade para o Leicester e Nugent não perdoou. Passados dois minutos chegou o empate com o veterano Cambiasso a incendiar o jogo com um remate à entrada da área, mas a coisa não ia ficar por aqui. Vardy, que nessa altura já estava ligado a 3 golos fez ele próprio o 4-3, consumando a reviravolta, ao encarar com toda a calma possível um momento-chave na cara de De Gea, bem assistido por De Laet. van Gaal e os jogadores do United pareciam não acreditar e o resultado ainda chegou à manita com nova grande penalidade (desta vez bem assinalada) de Blackett sobre.. Vardy, o homem da tarde. Leonardo Ulloa, o argentino agora com 5 golos em 5 jogos, colocou um ponto final no jogo.
    Em suma foi mais um grande jogo na Premier, com o Leicester a reforçar a ideia que tínhamos desde cedo - têm claramente argumentos para ficar e para continuar a surpreender. Roubaram pontos a Everton e Arsenal, ganharam agora ao United e ninguém quererá jogar agora no King Power Stadium. Jamie Vardy viveu uma tarde inesquecível ao estar envolvido nos 5 golos da equipa, e van Gaal terá muito para pensar - é indiscutível que quem tem Di María arrisca-se a jogar bom futebol, o problema nunca será o ataque mas é evidente, sobretudo em jogos complicados, a falta de qualidade na defesa dos red devils, bem como a menor dimensão física no meio-campo defensivo.

Barba Por Fazer do Jogo: Jamie Vardy (Leicester City)
Outros Destaques: De Laet, Cambiasso, Ulloa; Ander Herrera, Di María, Rooney

Manchester City  1-1  Chelsea: Era o jogo grande da jornada, ao opor os 2 maiores favoritos ao título da Premier League - Chelsea e Manchester City -, mas nem de perto tivemos um grande jogo. Os resultados mais prováveis para este jogo eram, na teoria, um 0-0, 1-1 ou um 1-2 para o Chelsea, a não ser que Agüero estivesse em tarde inspirada. O 0-0 prolongou-se durante largos minutos, sem oportunidades na 1.ª parte embora com ascendente do Manchester City, e o Chelsea confortável e a respeitar aquela que parecia ser a estratégia definida para o jogo. No 2.º tempo a equipa da casa começou melhor, Courtois foi posto à prova mas aos 66' o jogo ficou a favor de Mourinho. Zabaleta foi expulso por acumulação de amarelos e 5 minutos depois Schürrle abriu o marcador após cruzamento de Hazard, numa jogada simples mas executada na perfeição pelo ataque dos blues. Tudo parecia estar a correr num guião escrito por Mourinho mas havia de ser o melhor marcador da História do Chelsea a impedir Mourinho de fugir a toda a concorrência, mantendo-se 100% vitorioso. Frank Lampard, que Pellegrini colocou em campo ao minuto 78 fez aos 85' o golo do empate, após passe de James Milner. Naturalmente, não festejou.
    O Chelsea é líder, tem 13 pontos e 3 de vantagem sobre Southampton e Aston Villa e nas próximas jornadas Aston Villa e Arsenal visitam Stamford Bridge. Foi precisamente o Arsenal o grande vencedor desta jornada porque ao contrário de Chelsea, Manchester City, Liverpool, Manchester United, Everton e Tottenham, conseguiu ganhar.

Barba Por Fazer do Jogo: Frank Lampard (Manchester City)
Outros Destaques: Milner; Hazard, Schürrle


    Nos restantes jogos do dia na liga inglesa, destaque para o facto do Crystal Palace ter voltado a ganhar em Goodison Park e novamente por 3-2. Roberto Martínez deixou Mirallas, McGeady e Naismith no banco, por ter havido Liga Europa 5.ª feira, mas a coisa não correu bem. Lukaku adiantou os blues, mas Jedinak (grande penalidade), Campbell (falha de Howard) e Bolasie viraram o jogo para 1-3 enquanto faltou outra capacidade de finalização na equipa da casa. Leighton Baines, de penalty, fez o 2-3 final. Próxima jornada: Liverpool-Everton, jogo entre 11.º e 14.º classificado..
    O Tottenham foi na onda dos "grandes" e perdeu em casa com o WBA. James Morrison, após canto de Brunt, fez o golo que decidiu o encontro.

0 comentários:

Enviar um comentário