1 de setembro de 2014

Benfica 1-1 Sporting: Artur resolve

Benfica  1 - 1  Sporting (Gaitán 12'; Slimani 20')

    Liedson, o Levezinho antigo protagonista do derby lisboeta, pediu a Nani que resolvesse o jogo de hoje. No entanto, essa tarefa coube a Artur Moraes. Para o grande jogo da 3.ª jornada, Jorge Jesus colocou praticamente o 11 esperado (André Almeida foi titular e não Samaris), enquanto que Marco Silva - de quem se esperava a introdução de um jóker como Slimani ou Mané de início - apostou no argelino como referência ofensiva.
    Num Estádio da Luz com ambiente fervoroso e casa cheia, o Benfica entrou melhor. Os primeiros minutos tiveram Talisca muito em jogo e o Sporting a fazer com que Artur desse início a um autêntico filme realizado por Hitchcock, uma câmara dos horrores, inicialmente com saídas em falso a cantos. Aos 12 minutos o "motor" Enzo Pérez iniciou uma jogada pela direita, Salvio desenvencilhou-se do oponente com toda a facilidade do mundo, combinou com Maxi e o pequeno uruguaio assistiu o amigo Nico Gaitán para o 1-0. Jogada bonita, finalização do número 10. Os encarnados estavam seguros, galvanizados e autoritários mas o guarda-redes Artur ia sendo o inverso - muito nervosismo, muita hesitação e aos 20' a pintura ficou borrada, e de que maneira! Eliseu confiou em Artur, atrasando-lhe a bola, e o guarda-redes em vez de despachar a bola para longe, inventou e cometeu uma fífia descomunal - rematou contra Carrillo, escorregou quando ia tentar corrigir o erro e viu Slimani encostar a bola de cabeça. O Benfica acusou o erro de Artur, e a insegurança do guarda-redes tirou a tranquilidade à equipa, e até ao intervalo o Sporting ainda esteve perto de marcar num falhanço de Slimani, voltando Artur a vacilar tanto nas suas saídas nos cantos como na forma como complicou por diversas vezes a forma do Benfica sair a jogar, ficando a meio em várias saídas e queimando Jardel vezes sem conta.
    A 2.ª parte teve mais Benfica, bastante perdulário no entanto. Os encarnados construíram várias oportunidades mas faltou sempre um Enzo Pérez ao nível 2013/ 14 a assumir a equipa, ele que alternou entre estados de passividade e a sua habitual intensidade. Faltou Enzo a queimar linhas, mas Salvio e Gaitán foram-se destacando. Gaitán teve uma boa oportunidade para marcar nos pés mas tentou um chapéu, e Salvio - que estava impressionante no drible - falhou sempre na hora de finalizar. Rui Patrício disse sempre presente na segunda parte, e a sua melhor intervenção terá sido ao negar o golo a André Almeida num cabeceamento após canto. Enquanto Marco Silva foi refrescando o meio-campo e introduzindo Capel, Mané e Rosell, Jorge Jesus confiou sempre que a vitória chegaria com o 11 que tinha em campo e acabou por só mexer aos 85' (tirando Talisca e colocando Derley). Foi o feeling do treinador embora a nossa leitura tenha sido que a introdução de Samaris e Pizzi poderia ter sido útil às águias. Com uma 2.ª parte com superioridade encarnada, o final do jogo acabou por ser verde com Artur ainda a evitar o golo de Slimani.

    O vencedor do Benfica-Sporting acabou por ser o Porto, que ao vencer o Moreirense por 3-0 se distanciou dos rivais. A lógica, até pela paragem que se avizinha, é que Jesus retire as luvas a Artur uma vez que este jogo terá sido a gota de água. Já há muito que defendemos que a contratação de um GR era prioritária (e Júlio César não seria o nosso eleito) e não fomos na cantiga do Artur salvador na Supertaça: infelizmente para ele penalties há poucos e interessa mostrar qualidade durante o jogo. Embora tenha tido um jogo terrível na Emirates Cup, hoje Artur passou os limites - cavou a sua própria sepultura e a da sua equipa com más abordagens, umas atrás das outras, a sair em falso nos cantos, a repor a bola sem inteligência, sempre a tremer por todos os lados e a retirar a tranquilidade e segurança que os restantes 10 elementos apresentavam. Jorge Jesus optou por dizer que o lance de Artur "são coisas que acontecem" quando deveria sim, sem problemas, assumir "foi um erro, uma falha grave". Nico Gaitán foi um dos melhores, justificando o número que enverga esta temporada, e Salvio foi um quebra-cabeças para Jefferson (será que Jonathan Silva terá oportunidade em breve?) mas falhou vários golos. No Sporting, Rui Patrício esteve bem na 2.ª parte, Slimani guardará coisas positivas e negativas deste jogo, mas o nosso homem do jogo é Eliseu. O lateral esquerdo do Benfica fez um jogo excelente - sempre com intensidade, competitividade e maturidade, apresentando enorme regularidade ao longo do jogo e sabendo sempre o que fazer. Cometeu um pecado sim, deu a bola a Artur num momento que acabou por ser fatídico.
    O derby acabou marcado por uma "arturada" e o campeonato pára agora. Veremos que transferências acontecem no derradeiro dia do defeso, e que impacto têm nos clubes.

Barba Por Fazer do Jogo: Eliseu (Benfica)
Outros Destaques: Gaitán, Salvio; Rui Patrício, Slimani
Resumo e Golos: (Link TVGOLO)

0 comentários:

Enviar um comentário