22 de setembro de 2014

Liga Portuguesa: Campeão é líder, Sporting goleia, Boavista empata Dragão

Benfica  3-1  Moreirense: O primeiro 'grande' a entrar hoje em campo foi o campeão nacional em título e, embora com um valente susto, as águias acabaram por vencer um Moreirense que procurou defender com unhas e dentes a vantagem que alcançou cedo. Na Luz, Jorge Jesus estreou Júlio César na baliza mas aos 16' foi João Pedro a deixar os poucos adeptos da equipa de Moreira de Cónegos com motivos para festejar: Arsénio cruzou, o extremo emprestado pelo Braga foi mal acompanhado e silenciou a Luz. Contrariamente aos jogos com Sporting e Zenit, Jesus reagiu cedo retirando Samaris (Talisca teria sido uma hipótese, mas a coisa correu bem) e colocando Derley perto de Lima. 
    O Benfica só se encontrou na 2.ª parte e para a vitória encarnada contribuiu a justa expulsão de Marcelo por derrubar uma arrancada de Talisca. Contra 10 o Benfica "encostou" aos poucos a equipa de Miguel Leal, Jardel e Luisão quase marcaram, Jesus lançou Ola John (que hoje, excepcionalmente, parecia o extremo que o Benfica viu no Twente) e o 1-1 chegou num dos melhore golos que este campeonato terá. Eliseu, de muito longe, desferiu uma bomba indefensável. Um grande, grande golo do lateral esquerdo português. Para além das boas entradas de Ola John e Derley, o golo de Eliseu trouxe algo de bom - a inveja interna. Gaitán quis fazer igual ao lateral e quase fez um bom golo, e depois o outro lateral, Maxi Pereira, achou que também merecia marcar. Ola John e Gaitán construíram a jogada, com o uruguaio a ficar com a baliza à mercê de uma bomba, para garantir que nada detinha a reviravolta. O 3-1 final ficou a cargo de Lima, com o ponta de lança a voltar aos golos da marca de grande penalidade.
    Ao fim de 5 jornadas o Benfica é líder isolado, e a próxima jornada terá 2 grandes jogos (Sporting-Porto e Benfica-Estoril) e outros 2 bons jogos (Braga-Rio Ave e Marítimo-Vit.Guimarães). Hoje acabou por ser o bombástico Eliseu a marcar o jogo com um golaço, mas há 3 notas mais importantes: o Moreirense dificilmente descerá, com o elenco e treinador que tem; será necessário para o sucesso encarnado que elementos "extra" como Pizzi e Cristante (hoje Ola John e Derley mostraram isso, Bernardo Silva daria jeito..) tenham oportunidades e compliquem a vida a Jesus com boas exibições; o jogo de hoje mais do que outra coisa marcou o renascer de Enzo Pérez. O melhor jogador de 13/ 14 finalmente apareceu ao seu nível, fazendo regressar a alma do meio-campo.

Barba Por Fazer do Jogo: Enzo Pérez (Benfica)
Outros Destaques: Eliseu, Maxi Pereira; Danielson, Filipe Melo


Gil Vicente  0-4  Sporting: Em Barcelos houve muito pouco Gil para o Sporting que se apresentou em campo. Os leões, depois do triste empate na Eslovénia, deram excelente resposta e João Mário (titular no lugar habitualmente ocupado por André Martins) foi fundamental. Aos 11' já o Sporting vencia por 0-2 com dois bons golos - remates fortíssimos de Adrien e de Nani. A forte entrada do Sporting poderia ter sido dilatada por Slimani mas o argelino, em boa posição, deslumbrou-se e permitiu a defesa de Adriano e o intervalo chegou alguns minutos depois. Na 2.ª parte o Sporting voltou a repetir a dose, marcando dois golos, e - porque nem tudo são rosas - William voltou a estar bastante abaixo do que sabemos que pode dar e Diego Capel voltou a mostrar que não é jogador para o nível que a que o Sporting quer estar/ deve ambicionar estar.
    O final do jogo ficou marcado precisamente por João Mário com o criativo português a assistir o 3-0 de Slimani e a servir, nos minutos finais, Carrillo para o quarto golo leonino num contra-ataque bem feito. Na próxima jornada há um fervoroso Sporting-Porto e tudo indica que João Mário terá hoje garantido bilhete para marcar presença no 11 inicial. Os leões estiveram muito bem, juntaram golos a uma boa dinâmica ofensiva e no Clássico que se avizinha será preciso não só que Nani, Adrien, J. Mário, Carrillo (ou Mané?) e Slimani estejam em bom plano mas que William acorde, porque o meio-campo do Porto não é o meio-campo do Gil Vicente.

Barba Por Fazer do Jogo: João Mário (Sporting)
Outros Destaques: Adrien, Nani; Caetano


Porto  0-0  Boavista: À quinta jornada da liga 14/ 15, regressou o histórico derby entre portistas e axadrezados. O mau tempo atrasou o jogo, destacando-se na ficha de jogo o facto de Lopetegui ter colocado Andrés, Marcano e Evandro titulares. Depois de uma vitória em casa com a Académica, Petit viajou ao Dragão com o objectivo de defender (2 laterais num flanco, inclusive) e conseguiu aguentar o nulo até final. Para o 0-0 muito contribuiu, indiscutivelmente, o cartão vermelho de Maicon - entrada imprudente do melhor central portista, a mostrar os pitons à perna do jogador do Boavista. Contra dez, Petit ajustou a estratégia e trocou Carlos Santos por Brito, mas continuou a ser o Porto a pressionar, sem encontrar espaços. A fechar a 1.ª parte, oportunidade de ouro para o Boavista numa jogada entre Anderson Carvalho, Zé Manuel e Anderson Correia, com o último a desperdiçar.
    A segunda parte ficou marcada por maior posse de bola do Porto, mas sem conseguir ultrapassar um organizado Boavista que se agarrou até final à ideia de conseguir 1 ponto no Dragão. Mika correspondeu quando foi chamado a jogo, e no Porto enquanto Marcano se evidenciou na retaguarda, Brahimi (quem mais havia de ser?) foi o mais determinado a tentar chegar à baliza, sem nunca conseguir o golo.
    Ninguém o esperava mas o Porto, depois de golear o BATE por 6-0, desperdiçou 2 pontos em sua casa diante do Boavista. Os dragões empataram pela 2.ª jornada consecutiva na liga, e na jornada que se avizinha há Clássico, com Marcano-Indi a formarem uma improvisada dupla, órfã do patrão Maicon. É impossível não deixar um elogio final ao Boavista, que de tão baixo subiu para competir neste nível e que, surpreendentemente, conta já com 4 pontos. Neste momento tantos como Estoril ou Nacional..

Barba Por Fazer do Jogo: Anderson Correia (Boavista)
Outros Destaques: Marcano, Brahimi; Mika

0 comentários:

Enviar um comentário