13 de setembro de 2014

Diego Costa faz 7 em 4, Southampton está vivo e Aston Villa surpreende Liverpool

  Premier League - Depois do excelente Arsenal 2-2 Manchester City, jogaram-se hoje grande parte dos jogos da 4.ª jornada. O Chelsea mantém-se bastantes furos acima da concorrência (e a equipa ainda há-de de elevar a sua qualidade com o decorrer da época..), tendo ganho nesta jornada pontos a City, Liverpool e Arsenal. Os reds eram claros favoritos na recepção ao Aston Villa mas a equipa de Paul Lambert voltou a demonstrar que a sua defesa é de betão e soube surpreender um Liverpool desconcentrado nas bolas paradas defensivas.

    Depois de uma vitória por 6-3 em Goodison Park, o Chelsea de José Mourinho recebeu o Swansea num duelo de líderes. Os swans entraram bem no jogo, com pressão alta e a imporem a sua cultura de posse (notável como tanto com Rodgers, Laudrup e agora Monk há traços identitários que não mudam) e chegaram ao golo num cruzamento de Neil Taylor que o capitão John Terry desviou para a própria baliza num auto-golo. Tal como na 1.ª jornada frente ao Burnley, a equipa de Mourinho manteve-se serena e confiante, e soube dar a volta. Através de quem? Dos suspeitos do costume, claro. Em cima do intervalo, Fábregas bateu um canto e Diego Costa cabeceou para o empate. A reviravolta ficou consumada e dilatada na 2.ª parte com Diego Costa sempre debaixo dos holofotes. Césc voltou a assistir, depois de uma boa combinação com Hazard, o avançado para o 2-1 e Costa chegou ao seu hat-trick ao aproveitar e completar de forma mortífera um remate fraco de Ramires. Loïc Rémy marcou na estreia, e Jonjo Shelvey, isolado, fez o 4-2 final. Nunca é demais dizer: este Chelsea tem tudo. Desde o começo que é o nosso favorito para chegar ao título porque tem espírito de campeão e jogadores para isso. Como prevíamos Fábregas mudou o Chelsea e, com um plantel amplo e com uma defesa que viverá dias mais sólidos, o trio Fábregas-Hazard-Costa promete. Os números não mentem e, se Fábregas leva 6 assistências em 4 jogos, Diego Costa tem 7 golos após quatro jornadas.

    A surpresa da jornada foi a derrota do Liverpool em Anfield frente ao Aston Villa. Brendan Rodgers não pôde contar com Sturridge e Skrtel (lesionados), poupou Sterling e lançou Balotelli na frente, com Markovic, Lallana e Coutinho a apoiá-lo. O arranque do Liverpool foi tenebroso, num total desnorte nas bolas paradas defensivas - Senderos pouco teve que se esforçar para ganhar uma bola a Lovren, que acabou com Agbonlahor a fazer o golo do jogo (Mignolet também podia ter feito mais), e o mesmo Senderos esteve perto de dilatar a vantagem, mas falhou isolado depois de ludibriar o bloco dos reds. O dia não era do Liverpool, com total falta de inspiração, Coutinho procurou mudar o rumo dos acontecimentos, Sterling (é neste momento o jogador mais do Liverpool por isso não fazia sentido à priori poupá-lo) ainda entrou mas nem ele, Borini ou Lambert conseguiram marcar. O Aston Villa iniciava esta jornada uma sequência terrível de 5 jogos e neste caso saiu com nota bem positiva, num início absolutamente surpreendente (10 pontos em 12 possíveis, e apenas 1 golo sofrido em 4 jornadas). Nota: este jogo foi o exemplo perfeito da falta que Luis Suárez faz.

    Nos restantes jogos o principal destaque foi a goleada do Southampton. A equipa de Koeman começa a soltar-se e ainda tem muito potencial para se desenvolver. O italiano Graziano Pellè foi o herói da tarde no 4-0 ao Newcastle, bisando. Morgan Schneiderlin voltou a mostrar que está totalmente focado no clube (esteve com um pé no Tottenham) e marcou o seu 3.º golo nos últimos 2 jogos. Pelo meio, o inglês Jack Cork marcou também, num jogo em que Alderweireld se estreou. A equipa está bem viva, recomenda-se, e Sadio Mané ainda irá acrescentar muita qualidade.
    O Everton conseguiu a 1.ª vitória da época ao derrotar o WBA fora, por 2-0. Romelu Lukaku inaugurou o marcador numa casa onde fez a sua primeira grande época da carreira, e outro belga - Kevin Mirallas - fechou as contas num remate em que Ben Foster foi mal batido.
    O Sunderland 2-2 Tottenham arrancou a todo o gás (Chadli marcou aos 2' e Adam Johnson e os seus pézinhos talharam caminho para o empate aos 4 minutos). Eriksen ainda voltou a pôr os spurs na frente mas o peito de Harry Kane ditou um auto-golo e um empate como resultado final. Por fim, o Leicester ganhou em casa do Stoke (atenção a Ulloa, que já soma 3 golos em 4 jogos) e o jogo entre Crystal Palace e Burnley terminou como começou, um 0-0 no qual Speroni foi determinante ao defender uma grande penalidade.

    Esta jornada da Premier League tem amanhã um Manchester United-QPR, no qual o ex-red devil Rio Ferdinand poderá ver-se contra os reforços estreantes Falcao, Blind e Rojo. Na segunda-feira há Hull-W.Ham a fechar a ronda. Até amanhã! 

0 comentários:

Enviar um comentário