3 de outubro de 2014

Crítica: The Fault in Our Stars

Realizador: Josh Boone
Argumento: John, Green, Scott Neustadter, Michael H. Weber
Elenco: Shailene Woodley, Ansel Elgort, Laura Dern, Sam Trammell, Nat Wolff
Classificação IMDb: 7.8 | Metascore: 69 | RottenTomatoes: 81%
Classificação Barba Por Fazer: 72

    'A Culpa é das Estrelas' já não está nas salas de cinema portuguesas, mas não podíamos deixar de criticar um dos mais aclamados romances juvenis da sua geração. Embora com um nome que remonta ao universo Nicholas Sparks, a adaptação do livro de John Green foi um sucesso no grande ecrã, por diferentes motivos.
    O foco desta história, que sabe um pouco a A Walk to Remember, são os 2 protagonistas: Hazel Grace (Shailene Woodley) e Augustus "Gus" Waters (Ansel Elgort), com especial enfoque na personagem feminina. Hazel Grace é uma adolescente com cancro na tiróide e cujos pulmões foram já afectados, precisando de um "amigo de oxigénio" sempre por perto para a ajudar a respirar. Especial e descomplexada na forma de encarar a sua doença, embora alegadamente deprimida, Hazel é encaminhada para um grupo de apoio onde conhece Augustus Waters. Gus, carismático e optimista, com um osteossarcoma (que originou a amputação de uma perna) em remissão, causa impacto imediato em Hazel e muda a vida dela. O filme acompanha a evolução da relação dos 2 jovens, com Gus a ajudar Hazel a obter respostas relativamente ao final do seu livro preferido.
    O filme de Josh Boone comove os mais susceptíveis, mas marca pela diferença - nas personagens e em todo o enredo. Mérito, naturalmente, de John Green. Shailene Woodley brilha no grande ecrã com aquela que será a sua melhor interpretação na sua precoce carreira (esteve bem em 'The Descendants' e este ano, ao acumular este filme com 'Divergente' torna-se uma das personalidades mais mediáticas em termos cinematográficos) e Ansel Elgort é forte candidato a Rookie do Ano no Cinema. A personagem de Augustus Waters (o rapaz das metáforas que coloca um cigarro na boca sem o fumar apenas para ter aquilo que pode matar entre os dentes, sem nunca lhe conceder esse poder) tem logo à partida traços com potencial mas o desempenho de Ansel é excelente de qualquer forma. Não só Ansel Elgort como também o secundário Nat Wolff merecem atenção em filmes futuros, isto porque Woodley já é uma certeza.
    Quanto ao autor do livro, John Green, teremos em breve mais 2 das suas obras adaptadas - primeiro 'Paper Towns' (em que Nat Wolff desempenhará o protagonista), mas mais aguardada será a adaptação de 'Looking for Alaska' no qual Sarah Polley já está a trabalhar.

     'The Fault in Our Stars' é a história da rapariga que se considera uma granada e do rapaz que quer deixar a sua marca no mundo e evitar o esquecimento. Não chega a Óscares, mas é claramente mais do que um filme de Sábado à tarde. Porquê? Porque alguns infinitos são maiores do que outros, e este filme mostra-nos isso.

0 comentários:

Enviar um comentário