14 de outubro de 2014

Garganta Afinada. Top 20 ( nº 99 )

    Reza a lenda que na Casa dos Segredos há pessoas que têm medo de palhaços, e há outras com fetiches que envolvem a Teresa Guilherme. Mal por mal, mais vale um sôfrego e asfixiante Sr. Batatinha. No nosso caso, não temos medo de ir ao circo, mas temos medo de vos deixar sem música e por isso mesmo cá vai disto!
    O Garganta Afinada (GA) está quase centenário, e nesta 99.ª edição há novamente muita música portuguesa de qualidade. No topo temos Noiserv com uma cantiga com um enorme nome - "Don't Say Hi if You Don't Have Time for a Nice Goodbye". Uma música fantástica como o próprio já tão bem nos habituou. Temos receio de ser repetitivos, mas a verdade é que não nos cansamos de dizer - Portugal tem muito talento. Não são só os artistas internacionais. Espalhados pelo Top temos ainda vários projectos "made in Portugal". Matheus Paraizo, que segundo consta há uns anos passeava a sua voz de criança por um daqueles concursos infantis (não são o nosso género de programas, confessamos), cresceu e conseguiu uma das melhores audições do Factor X português. Muita musicalidade e groove numa versão alternativa de 'Flawless', de Beyoncé, deste jovem com raízes brasileiras. Temos ainda uma música acústica gravada no exterior pelo rapper Smile - um dos pesos pesados da Liga Knockout - com Nelson Pereira. Uma faixa que merecia uma gravação em estúdio, apesar da letra usada por Smile nesta música já ter sido usada em "Passado, Presente e Futuro". Este Top é também marcado pelo regresso em grande de Carolina Deslandes. A ex-concorrente do Ídolos continua a deixar a sua marca em Portugal e juntou-se a Agir para o tema "Mountains" - um dos hits do momento. Damo-vos ainda a conhecer - a quem ainda não conhece obviamente - Francis Dale e Hello Atlantic. Francis Dale é um projecto musical de Diogo Riveiro que consiste num Soul Alternativo, com alguns toques de Jeff Buckley. Quanto a Hello Atlantic também consiste num projecto a solo, de João Esteves, - que teve origem na Finlândia - e tem Folk, Acústico e algum Country à mistura. Muito semelhante a The Tallest Man On Earth. O nosso "protegido" Filipe Pinto está também presente nesta miscelânea musical com um "Amanhã Talvez" que já em tempos partilhámos convosco, embora na altura apenas numa versão ao vivo e de menor qualidade sonora.
    Passando à estrangeirada, porque eles também têm direito, os brilharetes acústicos de The Lonely Forest voltam a ganhar destaque aqui no BPF com este "Woe is Me, I Am Ruined" e damo-vos a conhecer um novo duo - You+Me. A dupla é constituída por um dos cantores preferidos dos autores do Barba Por Fazer - Dallas Green - e pela cantora Pink. Pink já tinha participado em alguns espetáculos de Dallas, mas agora decidiram fazer música juntos e nós deixamo-vos aqui um aperitivo. Facto: Toda a música em que Dallas Green toca, tende a ser brilhante.
    De resto, não chegamos à centena sem partilharmos "Went Away" dos The Maccabees, uma das melhores músicas do álbum Given to the Wild e entre as várias boas vozes do X Factor britânico fica aqui um cheirinho da voz rouca de Ben Haenow, num ano em que o Reino Unido tem ouvido ainda grandes vozes como Paul Akister ou Andrea Faustini. Para não fugir à regra, voltámos a pescar músicas numa série televisiva. Desta vez foi na série Forever (série interessante) onde os 3 primeiros episódios terminaram com boas músicas de Lykke Li, The Boxer Rebellion e Sleeping At Last.
    Por agora já é hora de prepararem o vosso chá e calçarem as pantufas de robe vestido, ouvindo com headphones a nossa playlist carregando em 'Reproduzir Todas'.
    No Garganta Afinada 100 haverá surpresa, mas até lá tenham muito cuidado com todos os palhaços mortíferos ao virar de cada esquina. (para quem veja American Horror Story: Freakshow esta frase até pode fazer sentido..). Adeus almas amantes de música!




1. Noiserv - Don't Say Hi If You Don't Have Time for a Nice Goodbye
2. The Lonely Forest - Woe is Me, I Am Ruined


0 comentários:

Enviar um comentário