23 de outubro de 2014

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 9

Fantasy Premier League - Mais um fim-de-semana, mais futebol, mais Premier League. A nona jornada da liga inglesa tem um destaque maior que todos os outros: Manchester United-Chelsea. As dúvidas em torno de Diego Costa, a fragilidade defensiva do United, o virtuosismo de Di María e o arranque avassalador e competente do Chelsea são ingredientes que só aumentarão as atenções do jogo cabeça-de-cartaz.
    Recapitulando a 8.ª jornada, os destaques são fáceis de recordar. Foi a jornada dos 8-0 do Southampton ao Sunderland em que Dusan Tadic perfez 23 pontos (1 golo e 4 assistências) e Pellè deu sequência ao seu bom momento com 2 golos e 1 assistência. Kun Agüero foi outra das figuras da jornada com um póker diante do Tottenham e a defesa do Everton compensou dos 2 lados do campo: Jagielka e Coleman marcaram, Baines assistiu por duas vezes - os três não sofreram, e os três tiveram bónus. A jornada foi boa também para Oscar, Alexis Sánchez e novamente Diafra Sakho.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 2019364-449247)

Mantendo a prática de tentar não recomendar os mesmos jogadores num curto espaço de tempo, ficam de fora no lote abaixo jogadores como Kun Agüero, Graziano Pellè ou Leighton Baines, sugeridos nas últimas semanas. Conhecendo Mourinho e tendo em conta o que aconteceu com Diego Costa antes do Everton-Chelsea, é bem provável que o avançado espanhol de origem brasileira vá a jogo com o Manchester United. São então estes os nossos palpites:

 Eden Hazard - Chelsea - 9.9

    O fantástico começo do Chelsea deveu-se em grande parte à sociedade Fábregas-Diego Costa, mas quer-nos parecer que a curto-prazo muitos serão os jogadores de Fantasy que irão arranjar espaço para o belga Hazard nas suas equipas. Com Diego Costa ainda em dúvida para o espectacular jogo em Old Trafford o homem-golo e principal desequilibrador do Chelsea será invariavelmente o extremo esquerdo. A defesa do Manchester United tem estado mal, Old Trafford já não é santuário que foi nos tempos de Sir Alex, e Eden Hazard, depois de um arranque mais tímido do que o normal, tem tudo para explodir a nível interno no espaço das próximas 4 jornadas. E não se esqueçam, Hazard fez 190 e 202 pontos no Fantasy nas duas últimas épocas. Apenas 14.3% de jogadores têm Hazard: um dado demasiado relevante para ser ignorado.


 Dusan Tadic - Southampton - 7.6

    No início de época indicámos Dusan Tadic, o sucessor natural de Adam Lallana, como o jogador do qual esperávamos mais neste Southampton 14/ 15. O excelente arranque de Pellè, Clyne e mesmo de Schneiderlin ofuscou o extremo sérvio mas o seu jogo nos históricos 8-0 (nos quais fez 1 golo e 4 assistências) despertou o comum dos mortais para o seu talento. Tadic catapultou-se para junto de Fábregas com 7 assistências no campeonato, ele que foi o jogador que mais passes para golo fez na Eredivisie 2013/ 14. O Southampton-Stoke será um jogo mais complicado, no qual os saints devem manter os pés no chão e a cabeça no lugar, mas um golo cedo pode ser o catalisador para uma equipa cuja moral está nas nuvens. Se Pellè é o homem-golo de Koeman, Tadic (com o tempo Mané evoluirá e passará a dividir funções) é o jogador no qual os colegas põem a bola para decidir a jogada no penúltimo toque. As próximas jornadas são favoráveis ao homem que somou 23 pontos frente ao Sunderland, e mesmo depois - quando chegar a sequência M. City (casa), Arsenal (fora), M. United (casa) podem continuar a esperar números porque Dusan é o tipo de jogador cuja chama aumenta nos jogos grandes.


 Seamus Coleman - Everton - 6.9

    O Everton começou mal a Premier League mas é provável que a coisa vá ao sítio com o passar das próximas jornadas. Os toffees são uma das equipas com melhor calendário a médio-prazo e os regressos de Seamus Coleman e Ross Barkley surgiram em boa hora. A defesa tem finalmente condições para serenar, e o ataque funcionará melhor com Barkley (é natural que Lukaku comece a marcar mais golos). Uma vez que Leighton Baines (7.1) foi por nós sugerido recentemente, ele que já leva 1 golo e 5 assistências nesta edição, optámos por destacar Seamus Coleman. O irlandês, que voltou da sua lesão logo com 1 golo contra o Aston Villa, e que pôde descansar na Liga Europa, vai apresentar todo o seu fulgor no terreno do Burnley. A seu favor Coleman tem 2 coisas: em primeiro lugar, o Burnley é por esta altura o pior ataque do campeonato (4 golos marcados em 8 jogos, tal como o A. Villa) e em segundo lugar o flanco esquerdo defensivo da equipa recém-promovida tem-se revelado bastante permeável - o que têm em comum Ivanovic, Nathan Dyer, Gamboa, Mahrez e Jenkinson? Todos pontuaram bem contra o Burnley e todos actuam no flanco direito.

 Saido Berahino - West Bromwich - 5.7

    
Berahino, e também Diafra Sakho, têm sido 2 jogadores com excelente relação pontuação/preço. Se no caso de Sakho isso nos surpreendeu, não podemos dizer o mesmo relativamente a Berahino. Numa equipa que apontámos inicialmente aos lugares de descida, logo na nossa antevisão deixámos bem patente a nossa fé no jovem prodígio inglês, desde que lhe fossem dados minutos. Alan Irvine foi sensível ao talento de Berahino e o jovem avançado já leva 6 golos em 8 jogos. Com instinto finalizador, e a melhorar a olhos vistos a forma como protege a bola e a capacidade de se antecipar aos defesas, a recepção ao Crystal Palace parece um bom cenário para Saido brilhar, até porque 5 dos seus 6 golos foram marcados em casa. Será que Hodgson vai estrear Berahino na Selecção principal nos próximos compromissos internacionais?

 Christian Eriksen - Tottenham - 7.8

    Embora tenha sido o belga Chadli a roubar os holofotes no arranque de época dos spurs, em princípio as próximas jornadas devem elevar Eriksen e Erik Lamela (7.8) 
ao estatuto de principais estrelas do conjunto de Pochettino. O calendário dá ao treinador razões para sorrir, e nesse sentido - para quem queira fugir às opções mais cliché como Di María, Fábregas, Sigurdsson, Tadic, Hazard e Sterling, os 2 craques do Tottenham são opções a considerar. O mágico dinamarquês, de fino recorte técnico, cobra bolas paradas, marcou nas 2 últimas jornadas e podem-se continuar a esperar números - golos e, finalmente, assistências.

Outras Opções:
Guarda-Redes: As nossas duas sugestões para a jornada passada - Forster e Hart - estiveram bem. Um não sofreu golos e o outro sofreu mas defendeu uma grande penalidade. Para esta jornada Fraser Forster (5.1) volta a ser a melhor opção, ou não fosse ele o guardião da melhor defesa do campeonato (5 golos sofridos em 8 jogos). Nos outros jogos, com o Everton a "ir ao sítio" graças aos regressos de Coleman e Barkley, talvez Tim Howard (5.4) comece a conseguir umas clean sheets ; e de resto Lloris e Fabianski não serão opções descabidas, enquanto que no WBA fica a dúvida se a baliza estará entregue a Forster ou Myhill.

- Defesas: Com Tadic a bascular entre os dois flancos, e com os colegas de equipa a darem muita bola ao sérvio (certamente o farão depois da sua exibição contra o Sunderland), as combinações deste com os laterais Ryan Bertrand (5.4) e Nathaniel Clyne (5.5) são prometedoras. Andre Wisdom (4.1) e Neil Taylor (4.7) são as "pechinchas" da jornada em termos defensivos, e veremos se é desta que o Liverpool consegue não sofrer golos. Dejan Lovren (5.3) e Skrtel têm que se tornar a muralha que podem ser. Se o 0-3 diante do Real Madrid deixou feridas por sarar, só saberemos este Sábado e Diamé poderá ter algo a dizer sobre isso.

- Médios: Acima já foram apresentados um razoável conjunto de médios, e por isso resta apenas acrescentar que no Liverpool-Hull há 3 jogadores para acompanhar: Raheem Sterling (9.0) precisa de um grande jogo e da serenidade e consistência da sua equipa para voltar a ganhar confiança, embora o rápido driblador inglês esteja a ter melhores exibições do que os seus números demonstram; Adam Lallana (8.4), introduzido por Rodgers aos 45' do jogo contra o Real Madrid poderá ser uma carta forte do treinador para esta jornada; do outro lado Mohamed Diamé (5.5) tem estado on fire e é uma opção bastante válida para 5.º médio em qualquer plantel de Fantasy. Certo é que o Liverpool precisa de Sturridge, e o jogo desta jornada poderia ser um bom momento para dar uma oportunidade a Markovic. A jornada poderá ainda ser boa para Aaron Ramsey (8.8) regressar às grandes exibições, num estádio onde já bisou e contra uma equipa psicologicamente combalida; e no Swansea-Leicester o rumo do jogo passará em grande parte, mais uma vez, por Sigurdsson.

Avançados: Neste momento é praticamente certo que todos os jogadores de Fantasy sonharão em ter um trio formado por 3 de 4 avançados - Kun Agüero, Diego Costa, Graziano Pellè e Saido Berahino. A lesão de Diego Costa tem causado grandes dúvidas a muita gente, e Kun Agüero (12.5) - num momento absolutamente fantástico - é o natural sucessor do avançado da Espanha em muitas equipas. Pensando nesta jornada em específico, temos curiosidade em ver o que fazem Welbeck, Lukaku e quem leva a melhor no duelo de 2.ª feira entre Charlie Austin (ou Eduardo Vargas?) e Christian Benteke. Benteke tem que aparecer porque o Aston Villa (pior ataque do campeonato a par do Burnley, com 4 golos marcados) bem precisa.

0 comentários:

Enviar um comentário