16 de outubro de 2014

Primeiras previsões para os Óscares 2015

Vindos directamente do futuro, trazemos informações fresquinhas sobre os próximos Óscares. Confiem nas nossas primeiras previsões barbudas, mas não as tomem com um facto irrefutável, isto porque de génio e de louco todos temos um pouco.

    À imagem do que fizemos no ano passado, achámos que já era altura de vos ir alertando para os principais filmes, actores e actrizes que em princípio, consoante os rumores dos bastidores de Hollywood, poderão ser nomeados para a grande noite do Cinema de 2015. A 87.ª edição tem data marcada para 22 de Fevereiro de 2015, e os nomeados serão divulgados a 15 de Janeiro. A apresentação ficará a cargo de Neil Patrick Harris. Assim, exactamente três meses antes de se saber quem estará na corrida para cada estatueta, vamos lá averiguar então quem é que se encontra, por agora e ainda com imensos filmes por estrear, melhor colocado. Nos últimos anos o leque de produtores e grandes distribuidores tem sido amplificado (não é tão maciço o reinado dos irmãos Weinstein), e 2015 até poderá ser um ano.. diferente.. introduzindo nomes menos comuns e com menos rotinas nestas andanças. De qualquer forma, continuamos a dizer, há que olhar sempre para o que andam a fazer os meninos queridos da Academia: Meryl Streep, Amy Adams, por aí.

    Sem nos querermos aventurar ainda nas categorias técnicas, nos Argumentos ou mesmo no Filme de Animação (talvez The Lego Movie ocupe actualmente a pole position) o raciocínio abaixo apresentado focaliza-se sim nas 6 grandes categorias: Melhor Filme, Melhor Actor, Melhor Actriz, Melhor Actor Secundário, Melhor Actriz Secundária e Melhor Realizador.

Melhor Filme

    É ainda uma total incógnita qual será o sucessor de '12 Years a Slave' e é também complicado apontar um lote porque o número final de películas nomeadas pode ser variável (embora nos últimos três anos tenham sido 9) mas podem-se ir lançando uns nomes para a tômbola. Boyhood, de Richard Linklater, tem tudo para integrar o conjunto de nomeados deste ano - um filme realizado durante 12 anos e que poderá valer a Linklater o reconhecimento que este merece, sempre a criar/ abraçar projectos com formatos invulgares, trabalhando as relações humanas com mestria. Outro dos candidatos do ano é Birdman - Alejandro González Iñárritu dá-nos a história de um actor que em tempos interpretou um super-herói (Michael Keaton, que curiosamente na realidade foi Batman), juntando um elenco que promete. Para além de Keaton há Edward Norton, Emma Stone, Zach Galifianakis e Naomi Watts. De resto, o negro e envolvente Gone Girl poderá ter também o seu espaço, bem como The Imitation Game, com Benedict Cumberbatch a ambicionar uma primeira nomeação para uma estatueta dourada, num papel que talvez tenha traços do John Nash de Russell Crowe. Claro está que, com Christopher Nolan a lançar Interstellar, a probabilidade de a coisa correr muito bem é bastante elevada e aguarda-se com expectativa os trabalhos de Angelina Jolie e Clint Eastwood, Unbroken e American Sniper, respectivamente.
    Ainda assim, e numa fase tão prematura, importa considerar Theory of Everything (o filme que contempla a relação de Stephen Hawking e da sua mulher), Foxcatcher (filme que foi estrategicamente adiado do ano passado para este, e que conta com a transformação de Steve Carell e Channing Tatum), Mr. Turner, Big Eyes, Selma, Whiplash, The Grand Budapest Hotel, Wild e ainda outros nomes como Inherent Vice, The Gambler, Still Alice, Into the Woods, A Most Violent Year, Trash ou Fury.

Melhor Actor Principal

    Em 2014 deveria ter sido Leonardo DiCaprio mas foi Matthew McConaughey. 2015 poderá lançar dois jovens actores para a ribalta, consagrar dois actores mais experimentados ou premiar a transformação de um quinto elemento. Isto analisando apenas 5 elementos de uma lista de vários potenciais nomeados. Falar de jovens é falar de Benedict Cumberbatch (The Imitation Game) e Eddie Redmayne (Theory of Everything). A ascensão de "Sherlock" Cumberbatch tem sido entusiasmante e Redmayne tem em Stephen Hawking uma personagem icónica; depois há Michael Keaton, já bastante elogiado pelo seu papel em Birdman, e Timothy Spall tem potenciado Mr. Turner para outro patamar. Fechando o primeiro lote de 5 há Steve Carell, a dizer adeus ao seu habitual registo de comediante.
    Mas eles não estão sozinhos, e esta categoria promete este ano. Seja ou não nomeado, Jack O'Connell, o Cook da série britânica 'Skins', vai finalmente mostrar aquilo que vale em Unbroken, filme de Angelina Jolie. Fiquem também atentos aos desempenhos de Bradley Cooper (American Sniper), Jake Gyllenhaal (Nightcrawler), Joaquin Phoenix (Inherent Vice), David Oyelowo (Selma), Christoph Waltz (Big Eyes), Brad Pitt (Fury), Bill Murray (St. Vincent) e Oscar Isaac (A Most Violent Year). E sim, Ralph Fiennes fez rir em The Grand Budapest Hotel e Ellar Coltrane deu 12 anos da sua vida a Boyhood.

Melhor Actriz Principal

    Julianne Moore, Reese Witherspoon e Rosamund Pike lideram para já as odds para a principal estatueta dourada feminina. A ruiva Julianne Moore, acompanhada por Alec Baldwin e Kristen Stewart em Still Alice é um dos nomes a ter em atenção, enquanto que Rosamund Pike foi uma agradável surpresa em Gone Girl. Depois há Reese Witherspoon, que produziu o filme em que Rosamund Pike brilhou, mas que brilha por si em 'Wild', filme do realizador de Dallas Buyers Club e que transpira 'Into the Wild', mas com estrogénio em vez de testosterona.
    Conhecendo a forma como a Academia delira em tudo o que Amy Adams toca é bem possível que esta acabe nomeada pelo seu papel em Big Eyes, e neste momento ainda não é certo se Felicity Jones contará como actriz principal ou actriz secundária, ao apoiar Redmayne enquanto Stephen Hawking ao longo da sua doença. Shailene Woodley continuou a mostrar a sua maturação enquanto actriz em The Fault in Our Stars, e Jessica Chastain e Marion Cotillard têm cada qual 2 filmes que as podem dar algumas alegrias.

Melhor Actor Secundário

    No ano passado Jared Leto venceu, embora pessoalmente até preferíssemos Michael Fassbender ou Jonah Hill, mas numa categoria onde a Academia costuma surpreender de vez em quando (o ano passado a surpresa teve o nome de Barkhad Abdi) 2015 espera-se um ano definitivamente invulgar. Para já, J.K. Simmons e Edward Norton parecem partir na frente. O actor de Whiplash, que tentará levar o seu aluno Miles Teller ao limite, tem acumulado boas críticas e é de saudar o ressuscitar de Edward Norton (Birdman), um dos actores-sensação nos anos 90. Depois poderá haver Mark Ruffalo (se Foxcatcher resultar será graças ao trio Carell-Tatum-Ruffalo), Ethan Hawke esteve bem em Boyhood e ainda há um vasto conjunto de actores cujos desempenhos são incógnitas: John Goodman (The Gambler), Albert Brooks (A Most Violent Year), Robert Duvall (The Judge), Tom Wilkinson (Selma), Logan Lerman (Fury), Josh Brolin (Inherent Vice) ou Domhall Gleeson (Unbroken). Caso a Academia queira um "Barkhad Abdi" versão 2015 a escolha poderá eventualmente recair em Takamasa Ishihara (de nome artístico Miyavi), um cantor japonês que se estreou no grande ecrã pela mão de Angelina Jolie em Unbroken e cuja estreia tem sido elogiada.

Melhor Actriz Secundária

    2014 foi a vez de Lupita Nyong'o cantar vitória no seu filme de estreia, mas 2015 dificilmente terá uma estreante a ganhar. Patricia Arquette parece bem colocada para representar Boyhood nas categorias de intrepretação (para Ethan Hawke é mais difícil, e para Ellar Coltrane muito mais), e o seu papel tem ADN de Academia. Keira Knightley (The Imitation Game) e Emma Stone (Birdman) poderão ganhar calo nestas andanças (para Stone seria inclusive uma estreia); mas a Academia poderá optar por actrizes mais experimentadas como a crónica Meryl Streep (Into the Woods), Laura Dern (Wild), Jessica Lange (The Gambler) ou Vanessa Redgrave (Foxcatcher). Se houver surpresa deverá ser Carmen Ejogo, pelo seu papel em Selma, e Jessica Chastain é também uma fortíssima candidata, participando este ano em A Most Violent Year, Interstellar e The Disappearence of Eleanor Rigby, podendo por esta tríade ter acesso ou às nomeações para melhor actriz ou melhor actriz secundária.

Melhor Realizador

    Um pouco pela lógica mencionada nas categorias acima, poderemos ter Richard Linklater a ser premiado por um retrato perfeito do que é crescer em 'Boyhood', poderemos ter Alejandro González Iñárritu, o cérebro por trás de Birdman, ou David Fincher (Gone Girl), um dos reis dos thrillers do século XXI. Somos suspeitos nesta avaliação mas Christopher Nolan (Interstellar) terá sempre que ser considerado, e vamos ver se é desta que Angelina Jolie (Unbroken) revela dotes a realizar. Não são ainda de excluir Clint Eastwood (American Sniper), Bennett Miller (Foxcatcher), Paul Thomas Anderson (Inherent Vice), David Ayer (Fury), Wes Anderson (The Grand Budapest Hotel), Morten Tyldum (The Imitation Game) ou Ava DuVernay (Selma).


    Vão preparando os baldes de pipocas e vão entrando em estágio porque os bons filmes começam já em Novembro. Com o evoluir do tempo iremos procurar actualizar-vos, cortando vários nomes e afunilando para um lote mais restrito de candidatos por categoria.
    Pelo menos um filme por semana só faz bem à saúde, por isso vejam se vão passando os olhos por esta lista.

MELHOR FILME
Boyhood, Birdman, The Imitation Game, Gone Girl, Interstellar, Unbroken, American Sniper, Foxcatcher, Theory of Everything, Selma, Big Eyes, Mr. Turner, Whiplash, The Grand Budapest Hotel, Wild, A Most Violent Year, Into the Woods, Inherent Vice, Fury, Still Alice, The Hobbit: The Battle of Five Armies

MELHOR ACTOR
Michael Keaton (Birdman), Benedict Cumberbatch (The Imitation Game), Steve Carell (Foxcatcher), Eddie Redmayne (Theory of Everything), Timothy Spall (Mr. Turner), Bradley Cooper (American Sniper), Jack O'Connell (Unbroken), Jake Gyllenhaal (Nightcrawler), Joaquin Phoenix (Inherent Vice), Ralph Fiennes (The Grand Budapest Hotel), Miles Teller (Whiplash), Ben Affleck (Gone Girl), Oscar Isaac (A Most Violent Year), Christoph Waltz (Big Eyes), Ellar Coltrane (Boyhood), Brad Pitt (Fury), David Oyelowo (Selma), Matthew McConaughey (Interstellar), Bill Murray (St. Vincent)

MELHOR ACTRIZ
Julianne Moore (Still Alice), Reese Witherspoon (Wild), Rosamund Pike (Gone Girl), Felicity Jones (Theory of Everything), Amy Adams (Big Eyes), Shailene Woodley (The Fault in Our Stars), Jessica Chastain (A Most Violent Year), Hilary Swank (The Homesman), Marion Cotillard (Two Days, One Night), Emily Blunt (Into the Woods)

MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO
J.K. Simmons (Whiplash), Edward Norton (Birdman), Mark Ruffalo (Foxcatcher), Ethan Hawke (Boyhood), John Goodman (The Gambler), Takamasa Ishihara (Unbroken), Robert Duvall (The Judge), Logan Lerman (Fury), Tom Wilkinson (Selma), Albert Brooks (A Most Violent Year), Josh Brolin (Inherent Vice), Domhall Gleeson (Unbroken)

MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA
Patricia Arquette (Boyhood), Keira Knightley (The Imitation Game), Emma Stone (Birdman), Laura Dern (Wild), Carmen Ejogo (Selma), Meryl Streep (Into the Woods), Jessica Lange (The Gambler), Vanessa Redgrave (Foxcatcher), Sienna Miller (American Sniper), Kristen Stewart (Still Alice), Jessica Chastain (Interstellar), Rene Russo (Nightcrawler)

MELHOR REALIZADOR
Richard Linklater (Boyhood), Alejandro González Iñárritu (Birdman), David Fincher (Gone Girl), Christopher Nolan (Interstellar), Angelina Jolie (Unbroken), Clint Eastwood (American Sniper), Bennet Miller (Foxcatcher), Paul Thomas Anderson (Inherent Vice), Morten Tyldum (The Imitation Game), Ava DuVernay (Selma), Wes Anderson (The Grand Budapest Hotel), Mike Leigh (Mr. Turner), James Marsh (Theory of Everything), Jean-Marc Vallée (Wild), David Ayer (Fury), Tim Burton (Big Eyes), J.C. Chandor (A Most Violent Year), Stephen Daldry (Trash), Damien Chazelle (Whiplash)

0 comentários:

Enviar um comentário