5 de novembro de 2014

Bayern, PSG e Barcelona qualificam-se, Maribor empata Chelsea

  Champions League - Esta quarta-feira milionária carimbou, para além da passagem do Porto para os oitavos, o apuramento também de Bayern (Grupo E) e a dupla PSG e Barcelona (Grupo F). No grupo do Sporting, o Chelsea viajou até à Eslovénia e - depois de no jogo da primeira volta ter goleado o Maribor por 6-0 -, acabou por empatar a uma bola e teve que correr atrás do resultado.
    A maior surpresa da noite acabou por ser a derrota do Manchester City em casa por 2-1 diante de um CSKA onde Doumbia está definitivamente talhado para complicar a vida aos citizens. O Shakhtar não conseguiu repetir os 7-0 contra o BATE e desta feita "ficou-se" pelos 5-0. Luiz Adriano não marcou cinco, mas marcou três.

Manchester City 1 - 2 CSKA Moscovo (Yaya Touré 8; Doumbia 2' 34')

    
No Etihad Stadium o Manchester City recebeu os russos do CSKA Moscovo e conseguiu fazer pior do que no encontro anterior. Na Rússia o City desperdiçou uma vantagem de 2 golos acabando por empatar, e hoje acabou mesmo por perder. Os comandados de Pellegrini acusaram bastante a falta de David Silva na dinâmica ofensiva e começaram o jogo praticamente a perder - o israelita Natkho ofereceu o golo a Doumbia, especialista em marcar golos ao Manchester City. Yaya Touré empatou num livre perfeito à la Beckham mas o seu colega na Selecção da Costa do Marfim, Seydou Doumbia, acabaria por voltar a marcar, novamente assistido por Natkho. O jogo ficou ainda marcado pelas 2 expulsões do lado do City, com Fernandinho e Yaya Touré a irem tomar banho mais cedo. Agüero, um especialista contra o CSKA ficou em branco, e o Manchester City está na cauda do grupo terminada a 4.ª jornada. O Bayern já tem o primeiro lugar garantido, mas Roma (4 pontos), CSKA (4 pontos) e Manchester City (2 pontos) ambicionam ainda a qualificação. A próxima jornada com City-Bayern e CSKA-Roma promete. E muito.
Barba Por Fazer do Jogo: Seydou Doumbia (CSKA Moscovo)

Bayern 2 - 0 Roma (Ribéry 38', Götze 64')

    Na Baviera o Bayern não conseguiu repetir os avassaladores 7-1 em Roma, mas venceu com segurança e de forma consistente. A Roma assumiu uma formação mais defensiva (Totti, Gervinho e Pjanic ficaram todos no banco) em Munique e, num jogo em que o austríaco Alaba esteve sempre em alta rotação, o primeiro golo chegou numa assistência deste para Ribéry finalizar na grande área. Mario Götze também marcou, ele que tem estado em excelente forma, depois de um cruzamento de Lewandowski, numa jogada que há anos poderia ser do Dortmund. A equipa de Guardiola esteve irrepreensível, não foi espectacular mas foi competente e tem já o 1.º lugar do Grupo E garantido, com 4 vitórias em 4 jogos, 11 golos marcados e apenas 1 sofrido.
Barba Por Fazer do Jogo: David Alaba (Bayern)

Ajax 0 - 2 Barcelona (Messi 36' 76')

    
Luis Suárez estreou-se pelo Barcelona nas competições europeias na casa que lhe abriu as portas do futebol europeu mas, em Amesterdão, a estrela foi o argentino do costume. Lionel Messi bisou e igualou o recorde de golos de Raúl, ultrapassando Cristiano Ronaldo. O camisola 10 do Barcelona fez os dois golos do encontro - primeiro de cabeça após cruzamento de Bartra e com Cillessen fora da baliza, fazendo o 2-0 numa jogada que ele próprio iniciou, combinando com Pedro e aparecendo para a finalização no sítio certo. É indiscutível que tanto Messi como Ronaldo ultrapassarão Raúl, provavelmente ambos na próxima jornada da Champions, e até ao final das suas carreiras disputarão o 1.º lugar entre si. O jogo foi Messi+10, Suárez esteve apagado (no Liverpool a equipa olhava sempre para ele quando tinha a bola, agora não acontece isso, pelo menos ainda) e Veltman foi expulso, enquanto que El Ghazi deu algum trabalho à defesa catalã. O Barcelona qualificou-se, ficando apenas por saber quem ficará em 1.º entre Barça e PSG.
Barba Por Fazer do Jogo: Lionel Messi (Barcelona)

PSG 1 - 0 APOEL (Cavani 1')

    O PSG qualificou-se para os oitavos, como acima dissemos, mas diante do APOEL conseguiu vencer apenas por 1-0. O golo chegou bem cedo com Van der Wiel a arrancar pelo lado direito, cruzando para a finalização de Cavani (com ajuda do guarda-redes Pardo). O golo madrugador dava a ideia de que poderia assistir-se a uma vitória folgada da equipa parisiense mas o APOEL soube "estancar" o ímpeto do campeão francês, onde Lucas Moura foi sempre o elemento mais endiabrado. A equipa cipriota ainda pode sonhar com a Liga Europa e, num grupo bem complicado, deve-se destacar o registo defensivo do APOEL, que nunca sofreu mais do que 1 golo por jogo.
Barba Por Fazer do Jogo: Lucas Moura (PSG)

Shakhtar 5 - 0 BATE (Srna 19', Alex Teixeira 48', Luiz Adriano (pen.) 58' 83' 90')

    
Depois do 7-0 na Bielorrússia as previsões não eram animadoras para o BATE, e a verdade é que o desfecho foi novamente uma goleada imparável com sotaque brasileiro. Na Ucrânia o bom futebol e a qualidade ofensiva do Shakhtar fez a diferença, com o capitão Darijo Srna a abrir o marcador aos 19 minutos. Srna assistiu Alex Teixeira para o segundo, numa jogada em que uma simulação de Luiz Adriano foi determinante, e o resto foi o espectáculo Luiz Adriano. O ponta-de-lança brasileiro, que merecia uma chamada de Dunga, reforçou o seu estatuto de melhor marcador da Champions League fazendo um hat-trick e chegando aos 9 golos em 4 jogos. Sim, 8 deles foram em 2 jogos diante do BATE. Luiz Adriano até poderia ter feito um póker, num lance polémico em cima do intervalo, mas na 2.ª parte teve íman para a bola e fez três golos, um de grande penalidade e 2 à ponta-de-lança. Mais uma bola de jogo que Luiz Adriano pôde levar para casa. Os ucranianos podem carimbar a passagem já na próxima jornada quando receberem os bascos do Athletic Bilbao. 
Barba Por Fazer do Jogo: Luiz Adriano (Shakhtar)

Maribor 1 - 1 Chelsea (Ibrahimi 50', Matic 73')

    José Mourinho não rodou a maioria da equipa, mas se soubesse que o resultado seria um empate provavelmente até o teria feito. Na Eslovénia, onde o Sporting também empatou e onde o Schalke ainda jogará, o Maribor soube segurar as investidas de Hazard, Drogba e Schürrle, e na 2.ª parte chegou inclusive à vantagem, num bom remate em arco de Ibrahimi. Mourinho viu-se obrigado a fazer entrar Oscar, Diego Costa e Ramires, e só Matic conseguiu marcar a Handanovic, bastante seguro e atento entre os postes. Eden Hazard teve a oportunidade de resolver o jogo e a fase de grupos para o Chelsea mas, de grande penalidade (o belga nunca costuma falhar) converteu pessimamente e Handanovic adivinhou o lado.
Barba Por Fazer do Jogo: Jasmin Handanovic (Maribor)

0 comentários:

Enviar um comentário