26 de novembro de 2014

Zenit 1-0 Benfica: Encarnados fora da Europa

Zenit    1 - 0    Benfica (Danny 79')

    O Benfica está oficialmente fora das competições europeias após ter perdido por 1-0 frente ao Zenit. Os encarnados apresentaram uma consistência defensiva muito boa, mas uma substituição arriscada de Jorge Jesus acabou por deitar tudo a perder.
    A primeira parte não teve muita história, apesar do árbitro Nicola Rizzoli ter feito por isso ao mostrar 6 cartões amarelos na primeira metade do encontro. Cada falta feita era sancionada com cartão amarelo. Tanto para um lado, como para o outro. Com um Benfica tão bem organizado tinha que ser o sempre desestabilizador Hulk a abanar com o jogo. Um livre directo à entrada da área colocou à prova Júlio César que não agarrou à primeira e teve que fazer uma mancha de bom nível para negar o golo a Rondón. André Almeida vinha a crescer no jogo ao negar constantes arrancadas a Hulk e o Benfica quase chegou ao golo no fim do primeiro tempo com um lance nascido do seu lado. Gaitán arrancou com a bola deixando vários adversários para trás, virou para o flanco contrário onde Salvio - com uma boa recepção - ficou numa boa posição para marcar, mas teve em Yuri Lodygin uma barreira intransponível.
    As águias necessitavam de assumir o jogo e foi isso que fizeram na segunda parte. Gaitán e Salvio tomavam as rédias atacantes. Apesar do esforço, um talento só - normalmente - não resolve sozinho. Faltava apoio aos dois artistas encarnados. O Benfica quase marcou por intermédio de Luisão. Contudo, o capitão encarnado ao invés de ter reinventado o lance em White Heart Lane, atirou para a linha lateral. O central brasileiro surgiu isolado na grande área a passe de cabeça de André Almeida, mas acabou por desperdiçar a oportunidade de se colocar em vantagem. E já que falamos em desperdícios, logo a seguir surgiu outro. Nico Gaitán ganhou a Anyukov no lado esquerdo, centrou tenso e rasteiro à porta da baliza, mas nenhum jogador encarnado se disponibilizou para empurrar o esférico para dentro da baliza. O Zenit respondeu prontamente através de uma arrancada endiabrada de Danny. O internacional português fez uma diagonal da esquerda para o centro servindo Hulk, mas André Almeida encarregou-se de fazer um corte magistral mesmo quando o brasileiro se preparava para rematar. O jogo estava a ficar interessante até que Jorge Jesus decidiu dar um tiro no pé tirando Talisca e colocando Derley. O mais indicado seria a troca por troca com a saída de Lima, mas o treinador português optou pelo risco. E deu-se mal. O Zenit começou a dominar o meio campo e o golo surgiria pouco depois. Shatov trabalhou bem na esquerda, deu para Hulk e o brasileiro disparou um cruzamento venenoso para a área encarnada onde Danny aproveitou da melhor maneira a apatia de Samaris. Jesus ainda fez lançar Ola John, mas o mal estava feito. Ainda houve tempo para a expulsão de Luisão, mas para o golo do empate não houve.
    De destacar a exibição de André Almeida que parou muitas vezes as investidas de Hulk. Um jogo perfeito do polivalente encarnado que muitas vezes tem visto a sua qualidade posta em causa pela opinião pública. Enzo Peréz também se apresentou a muito bom nível e Gaitán e Salvio fizeram o que puderam. Do lado russo, Danny foi o homem do jogo. Desequilibrou sempre, fez jogar e acabou por decidir o jogo com uma desmarcação e finalização que não é para todos. Hulk também foi importante nas transições ofensivas, embora tenha encontrado em André Almeida uma barreira que talvez não esperasse. Garay mostrou mais uma vez que é um dos melhores centrais do momento e Witsel apresentou-se novamente em grande nível.


Barba Por Fazer do Jogo: Danny (Zenit)
Outros Destaques: Hulk, Garay, Witsel; André Almeida, Enzo, Gaitán, Salvio.

0 comentários:

Enviar um comentário