28 de abril de 2016

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 36

Pode ser este o fim-de-semana do título! Na antepenúltima jornada da Premier League, o Leicester City depende apenas de si próprio para ter o seu primeiro match point - vencendo, haverá festa rija em Old Trafford. Caso os foxes não ganhem à primeira de 3, podem sagrar-se ainda assim campeões caso o Tottenham não consiga derrotar o Chelsea (em Stamford Bridge) na segunda-feira. Qualquer adepto romântico de futebol quer o Leicester campeão, mas é sempre melhor ver o título no relvado - e não "no sofá" - pelo que desejamos ou que o Leicester ganhe neste Domingo, ou então que o Tottenham ganhe depois para possibilitar ao Leicester vencer a sua primeira Premier League na jornada 37 junto dos seus adeptos.
    O inesperado empate do Tottenham (1-1 em casa, com o WBA) ditou o contexto actual, sendo que as derradeiras emoções extra-título dizem respeito à luta pelo 3.º lugar entre Manchester City e Arsenal (na próxima jornada há City-Arsenal); United, West Ham e Liverpool continuam com a sua ordem por definir, e na zona de despromoção temos neste momento Sunderland (31 pts), Norwich (31) e Newcastle (30, e com um jogo a mais). Nesta jornada o Newcastle tem em teoria o jogo mais fácil, embora apanhe um Crystal Palace motivado por ter chegado à final da Taça; já o Norwich, que nos parece nesta altura o mais improvável de se safar, tem o jogo mais difícil. O Newcastle tem agora 2 jogos cruciais (Palace em casa e Aston Villa fora) nos quais tem que fazer 6 pts, enquanto que os destinos de Sunderland e Norwich terão o contributo dos seus adeptos: ambas as equipas têm jornada dupla no Fantasy na 37, com o Sunderland a receber Chelsea e Everton, enquanto que o Norwich receberá Manchester United e Watford.
    Olhando para a jornada anterior, na qual - no Fantasy - houve apenas 7 jogos, quem mais pontuou foi o nigeriano Kelechi Iheanacho (16 pts). O prodígio de 19 anos marcou 2 golos e fez uma assistência diante do Stoke. Também Tadic, Westwood e Hazard (finalmente a marcar!) foram destaques, todos eles com um bis; Fàbregas fez um hat-trick de assistências, Shane Long e Ulloa brilharam na frente, e no sector defensivo os principais elementos foram Moreno, Schlupp, Zabaleta e o guardião Mannone.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 114493-481221)

Nesta 36.ª jornada, sugerimos:

Odion Ighalo - Watford - 5.5
    Sim, é um risco, um grande risco. Mas porque não arriscar? Numa fase em que Agüero e Kane lutam pela distinção de melhor marcador (um bom jogo de Vardy na jornada 37 pode relançá-lo), a 3.ª vaga de avançado é uma das grandes questões. Mesmo Agüero e Kane têm argumentos contra si - Kun está envolvido ainda na Champions, o que pode afectar os seus minutos nesta jornada (no City-Arsenal não), e Kane não tem um calendário particularmente atractivo, sendo que os spurs podem baixar animicamente quando o Leicester garantir o título.
    Depois há Sturridge (cuja Liga Europa também pode condicionar), Carroll e Defoe (melhor posicionado o primeiro, mas ambos com jogo duplo na 37) e ainda Lukaku, com muitos utilizadores alérgicos ao belga dado o seu mau momento de forma. Mas depois de tudo isto há ainda a dupla de ataque do Watford.
    Ighalo, com 15 golos, não marca desde 23 de Janeiro (11 jogos em branco na Premier); Deeney, com 9 golos, marcou apenas três nos últimos 16 jogos. A seu favor, e depois de caírem em Wembley na meia-final da FA Cup, está o calendário - uma recepção ao fraco Aston Villa, uma dupla jornada com Liverpool e Norwich, e por fim uma recepção ao Sunderland.
    Caso Ighalo e Deeney queiram terminar a equipa em beleza, recuperando o nível que apresentaram noutras fases da temporada, é difícil encontrar melhor momento. Qualquer avançado contra o Aston Villa tende a ser uma boa escolha - Agüero, Kane, Pedro, King, Rashford e Long que o digam. Mas atenção, o actual Aston Villa tende a ser pior em casa do que fora, e caso queiram adquirir o nigeriano o melhor é esperar pela conferência de Quique, uma vez que faleceu recentemente o pai de Ighalo.


Mesut Özil - Arsenal - 9.5
    Por estes dias, a ter um elemento do ataque do Arsenal, esse jogador deve ser o chileno Alexis Sánchez. O extremo dos gunners tem entrado em campo com a "corda toda" e, tendo ainda Norwich e Aston Villa em casa, não é impossível que consiga igualar o seu total de golos de 2014/ 15.
    No entanto, se há algo que este Arsenal-Norwich pode ter de diferente em relação às últimas partidas é o maior impacto de Özil. O maestro alemão (apenas 1 golo, e ZERO assistências nos últimos 8 jogos) deverá ter contra o Norwich mais espaço na sua zona predilecta, sendo que um golo cedo pode atirar o Arsenal para uma boa exibição, algo que os seus adeptos bem precisam de ver. Ao Norwich qualquer ponto serve, mas a equipa de Alex Neil não deverá comportar-se tacticamente como West Brom ou Crystal Palace no Emirates Stadium.
    Por último, é impossível ignorar este possível recorde: Mesut Özil tem 18 assistências, e o recorde da Premier numa época é de 20 (Thierry Henry)...
   

Ross Barkley - Everton - 7.0
    Roberto Martínez deve ser um dos técnicos a ceder o seu lugar na próxima temporada. A malta que joga Fantasy não se queixará. Quando se esperava que Lukaku, Barkley e companhia pudessem apresentar-se opções válidas, os toffees foram desilusão atrás de desilusão. Tiveram até agora duas jornadas duplas - na 33 marcaram apenas um golo, empatando os dois jogos; na 34 voltaram a só marcar 1 golo, empatando o primeiro jogo e perdendo o segundo por 4-0 com o grande rival Liverpool. Depois disto tudo, o KO em Wembley com De Gea a defender o penalty de Lukaku e Martial a "matar" o jogo quando já se adivinhava prolongamento.
    O ambiente no balneário do Everton deve ser pesado, e nos últimos 6 jogos só Aston Villa e West Brom fizeram pior na Premier League.
    Já não nos atrevemos a sugerir Lukaku (idealmente era uma excelente opção para as 3 jornadas finais), mas Ross Barkley parece-nos o tipo de jogador que pode "despertar" nesta recta final, ele que deverá disputar com Dele Alli uma vaga no 11 da Selecção britânica e que precisa de criar dúvidas a Hodgson, que por esta altura deve estar bem mais inclinado para Alli. Já não seria mau se se reeditasse o Bournemouth 3-3 Everton, um dos melhores jogos desta edição.
     

Césc Fàbregas - Chelsea - 8.4
    Na jornada 35 vivemos uma anomalia. No entanto, se aquele jogo dos blues se tivesse passado na época passada, seria apenas "um jogo normal". Hazard bisou, Fàbregas fez 3 assistências... em 2014/ 15 seria quase o prato do dia.
    O 9.º classificado Chelsea pouco mais tem a acrescentar a este campeonato, mas nesta fase verifica-se um crescimento de alguns jogadores a "aquecerem" para o Euro-2016. Fàbregas subiu bastante o nível ultimamente, Pedro Rodríguez a mesma coisa, e Hazard bisou no fim-de-semana passado, ele que depois de ser uma das desilusões da época, até pode virar um dos destaques do Europeu.
    No Chelsea-Tottenham, logo veremos qual será a atitude dos spurs quando entrarem no jogo (se entram em campo já com o Leicester campeão, ou se ainda têm um jogo para ganhar para manter o sonho vivo). Prevê-se uma total asfixia por parte do meio-campo do Tottenham aos médios do Chelsea, mas caso os blues queiram fazer algo, ou até quem sabe oferecer o título ao Leicester, Fàbregas será o ponto de partida de tudo.
    Para quem tem tempo, recomendamos que ouçam Fàbregas no Monday Night Football da Sky Sports ao lado de Jamie Carragher. Deu gosto ouvir falar o médio espanhol.   
       

Aaron Cresswell - West Ham - 5.7
    Por último, é bom que comecem já a olhar para a vossa equipa na jornada 37 (que tem 4 jogos a mais do que o normal). O West Ham é uma das equipas mais tentadoras nessa ronda, e mesmo nesta porque não joga há vários dias e defronta uma equipa tecnicamente inferior, embora sempre bem organizada.
    Sendo os hammers uns dos potenciais destaques na 37.ª jornada, e parecendo-nos que Payet é indiscutível (ou deveria ser), podem depois ter ainda 2 jogadores do West Ham - Carroll está num excelente momento, e depois há médios (Lanzini, Antonio) ou defesas. E nesse capítulo, Cresswell está um degrau acima de todos os seus colegas.
    O lateral-esquerdo é um dos grandes beneficiados por Carroll estar em forma, porque pode despejar bolas para a área; mas de resto, tem boas possibilidades de conseguir 1 ou 2 clean sheets nos próximos 3 jogos.
    Tem sido um dos melhores laterais-esquerdos desta Premier League (juntamente com Fuchs e Danny Rose), e é um dos vários bons laterais-esquerdos ingleses (há ainda Rose, Bertrand, Baines, Shaw, Daniels, Gibbs) da actualidade. Acreditamos que Hodgson levará ao Euro-2016, Rose e Bertrand/ Baines, mas não seria mal pensado equacionar o esquerdino do West Ham, ele que tal como todos os seus colegas de equipa despedir-se-á em breve do estádio, contra Swansea e Manchester United.    
    


Outras Opções:
- Guarda-Redes: Mesmo tendo em conta que o Norwich precisa desesperadamente de pontos, colocamos o Arsenal na pole position das clean sheets. Melhor dizendo, Petr Cech (5.9).
    O Manchester United-Leicester City tem tudo para ser um duelo de titãs entre De Gea e Schmeichel, sendo que o último pode sagrar-se campeão num estádio marcante na carreira do pai. Gomes (5.0) pode reforçar o seu estatuto de GR com mais pontos no Fantasy, e de resto temos algumas expectativas (mas reservas, também) para as exibições dos guardiões de Newcastle e Sunderland.

- Defesas: Seguindo o mesmo raciocínio acima apresentado, e visto que Héctor Bellerín (6.5) tem ainda a capacidade de desequilibrar no último terço, o lateral espanhol é o nosso defesa número 1. Também Koscielny é uma boa opção no quarteto defensivo do Arsenal. Sebastian Prödl (4.2) parece-nos ser uma opção igualmente boa, embora o Watford possa fazer alguma rotação; e, para além de Cresswell, apostamos no capitão do Leicester, Wes Morgan (4.5), e no goleador Patrick van Aanholt (4.7). O holandês é, tal como Cresswell, um bom jogador para ter na jornada 37. 

- Médios: Entre médios, Riyad Mahrez (7.3) foi eleito Jogador do Ano, marcou ao Swansea, costuma brilhar com mais intensidade nos jogos fora. Tenham juízo e apostem nele, o homem já fez 234 pontos. Alexis Sánchez (11.1) é uma boa opção para capitão, e em conjunto com Özil o potencial responsável por um bom jogo do Arsenal em termos ofensivos, e o descanso deve ter sabido bem ao mágico Dimitri Payet (8.4).
    Andros Townsend (5.7), Gylfi Sigurdsson e Sadio Mané podem ser diferenciais interessantes, numa jornada em que mais uma vez o meio-campo do Liverpool pode ser problemático, no pós e pré-Villarreal.

- Avançados: Kun Agüero (13.6) e Harry Kane (10.4) querem ser distinguidos com o troféu individual de melhor marcador da competição, e para além deles há ainda a considerar Andy Carroll (6.4), os avançados do Watford Ighalo e Deeney (embora, pelo momento de forma, representem um risco muito elevado), e outras figuras como Sturridge (pode não ser titular), Romelu Lukaku (8.7) e Defoe.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): Cech; Bellerín, Prödl, Cresswell; Barkley, Sánchez, Mahrez, Payet; Ighalo, Agüero, Kane

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Everton v Bournemouth - Romelu Lukaku; Ross Barkley
Newcastle v Crystal Palace - Andros Townsend; Yannick Bolasie
Stoke v Sunderland - Jermain Defoe; Patrick van Aanholt
Watford v Aston Villa - Odion Ighalo; Troy Deeney
West Brom v West Ham - Dimitri Payet; Andy Carroll
Arsenal v Norwich - Alexis Sánchez; Héctor Bellerín
Swansea v Liverpool - Gylfi Sigurdsson; James Milner
Manchester United v Leicester City - Riyad Mahrez; Wes Morgan
Southampton v Manchester City - Kun Agüero; Sadio Mané
Chelsea v Tottenham - Harry Kane; Césc Fàbregas

0 comentários:

Enviar um comentário