13 de abril de 2016

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 36



Série: Seinfeld
Actor: Michael Richards


por Miguel Pontares

    A porta abre-se. E lá vem ele. Entra de rompante, a deslizar, como se nada fosse. E é assim todos os dias. Todos os episódios.
    O reino das sitcoms brindou-nos com marcantes grupos de amigos - 'Friends' terminou em 2004, 'How I Met Your Mother' dez anos depois, e 'The Big Bang Theory' segue na sua nona temporada, com a 10.ª já confirmada - mas nesse mesmo reino, a coroa continua a pertencer à rainha das sitcoms: 'Seinfeld'.
    A série criada por Jerry Seinfeld e Larry David durou nove temporadas, e teve 180 episódios, acompanhando as aventuras e desventuras do protagonista Seinfeld, da sua ex-namorada Elaine, do melhor amigo George e do vizinho bizarro Kramer. Entre os espectáculos de stand-up de Jerry, os passos de dança pouco convencionais de Elaine e o desespero de George a reforçar que a piscina o tinha "encolhido", havia um alien chamado Cosmo Kramer.
    Kramer, baseado num vizinho do co-criador Larry David, chamado Kenny Kramer, é uma caricatura. Tudo nele é exagerado, mas nada dele está a mais. Mérito do brilhante Michael Richards.
    Fortíssimo no humor físico, vive no seu próprio mundo, mas acaba por ser o mais sociável dos 4 amigos. Não tem papas na língua, e é simultaneamente infantil e ingénuo mas também charmoso, misterioso e alguém com a palavra certa no momento certo. Ao longo de 9 temporadas Richards conseguiu fazer de Kramer um desastre original, improvável e extravagante, no qual tudo faz sentido, especialmente a expressão física inigualável. Sempre teve sucesso com as mulheres, e perdeu-se em esquemas e invenções (um soutien para homens, por exemplo), contando com a ajuda de Newman, o arqui-inimigo de Seinfeld.
    George Constanza diz que a vida de Kramer é uma fantasia: sem fazer nada, o dinheiro cai-lhe do céu, come em casa do vizinho e faz sexo sem precisar de encontros.
    É Kramer, Dr. Cosmo Kramer, um assman por excelência e o primeiro a perder a mais famosa aposta das sitcoms. Para ele, a porta estará sempre aberta.                                  

← Anterior (37)                               

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário