14 de abril de 2016

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 34

Sábado, Domingo, Segunda, Terça, Quarta e Quinta-Feira. Sim, são 6 dias seguidos sempre com Premier League. Sim, chegou a jornada 34.
    Com várias contas por acertar (a jornada 37 terá também vários jogos extra, em contraste com a magra jornada 35) nesta 34.ª ronda do principal escalão do futebol inglês há nada mais nada menos do que 15 jogos. A Matemática é simples: há assim 10 equipas que jogam por duas vezes, e abre-se aqui a possibilidade de alcançar uma pontuação estratosférica.
    Normalmente cada jogador de Fantasy tem ao seu serviço 11 jogadores que totalizam entre si 11 jogos. Ora, desta vez, haverá quem só tenha activado o wildcard agora e consiga colocar 11 jogadores que joguem duas vezes (total de 22 jogos, o dobro do habitual), e esta jornada 34 é também uma excelente ocasião para utilizar o Bench Boost - que pode permitir que os jogadores totalizem 30 jogos, em vez dos normais 11. Claro está que interessa a cada um de vocês manter alguns jogadores que só jogam por uma vez (abdicar de Mahrez, Vardy, elementos defensivos do Leicester, Kane, Alderweireld ou Alli pode não fazer sentido, especialmente considerando a jornada 35), para manter um plantel equilibrado. Mas preparem-se: tanto a jornada 34 como a 37 terão um papel decisivo na classificação final, e se o máximo de pontos por ronda normalmente anda à volta dos 100 (com 11 jogadores a contribuírem para isso), imaginem os recordes que se vão bater (não é difícil chegar aos 200pts, com pelo menos 22 jogadores, e caso os jogadores tenham um bom desempenho).
    Arsenal, Manchester United, Manchester City, West Ham, Liverpool, Newcastle, Watford, West Brom, Everton e Crystal Palace são as 10 equipas que jogam por duas vezes nesta jornada. Quer isto dizer que os jogadores de Liverpool (dupla jornada agora, jogam na 35, e têm dupla na 37), Arsenal e Manchester United (ambos com dois embates caseiros nos quais são favoritos), bem como alguns do City e West Ham serão as escolhas habituais. Com tantos jogos terá lugar certamente alguma rotação em algumas equipas, embora com tanto ainda por se decidir, é provável que os treinadores procurem mexer cirurgicamente de um jogo para o outro.
    É curioso verificar que numa jornada de Fantasy com 15 jogos, só há dois que se podem considerar cabeça-de-cartaz: o Chelsea-Manchester City e o derby de Liverpool. Não obstante, um dos jogos mais aguardados é o Norwich-Sunderland, decisivo na luta pela manutenção, numa jornada fulcral para o Newcastle mostrar que não quer descer. O líder Leicester recebe o West Ham, enquanto que o Tottenham jogará em casa do Stoke.
    Olhando para a jornada 33, na qual Everton e Crystal Palace jogaram por duas vezes, destacaram-se dois elementos defensivos do Palace - Hennessey e Joel Ward (ambos com 18pts). Andy Carroll fez um hat-trick ao Arsenal, Alderweireld voltou a mostrar porque é que é o defesa mais pontuado esta temporada, enquanto que Moreno, Vardy, Origi, Puncheon e Lamela fizeram também por merecer o seu destaque.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 114493-481221)

Nesta 34.ª jornada, sugerimos:

Anthony Martial - Manchester United - 7.6
    O Manchester United de van Gaal é anti-climático na Premier League. O actual 5.º classificado da Premier League deve muito ao guarda-redes De Gea e, ao contrário de qualquer outra das equipas do Top-8, pratica um futebol pouco entusiasmante, a anos-luz da identidade do velho United, que se perdeu nos últimos anos.
    Ainda assim, uma dupla jornada com Aston Villa e Crystal Palace a deslocarem-se a Old Trafford é uma oportunidade invulgar para apostar nos red devils. O Aston Villa marcou 1 golo nos últimos 5 jogos, e a vitória do Crystal Palace diante do Norwich foi a única que a equipa de Alan Pardew conseguiu nos últimos 16 jogos do campeonato. Assim, David De Gea torna-se um dos guarda-redes mais tentadores (até porque não é certo se Cech tirará o lugar a Ospina), sendo que na defesa tudo o que não seja Smalling (muito caro, ainda assim) será um risco.
    No ataque, e com o capitão Rooney apto para voltar aos relvados, a dúvida será escolher entre o miúdo Rashford, e o francês Anthony Martial, 2 anos mais velho do que o colega de equipa.
    Embora Rashford tenha marcado um golaço a meio da semana ao West Ham, não só Martial esteve na origem dos 2 golos, como é cada vez mais o elemento ofensivo mais fiável do United. Louis van Gaal gosta dele, e Martial parece ter a asa esquerda do ataque para si, sendo provável titular nos 2 jogos que aí vêm. É uma aposta exclusiva para esta jornada dupla, mas pode compensar.   


Alexis Sánchez - Arsenal - 10.9
    Se não tivesse ocorrido uma anomalia chamada Andy Carroll, o momento recente dos gunners era excelente: empataram 2-2 em casa do rival Tottenham, derrotaram o Everton em Goodison Park nuns taxativos 2-0, golearam o Watford por 4 bolas sem resposta, e começaram o jogo diante do West Ham a vencer inesperadamente por 2-0. Mas terminou 3-3.
    Com o título (felizmente) cada vez mais encaminhado para o Leicester City, cabe ao Arsenal garantir o acesso directo à Champions, podendo ainda pressionar o rival Tottenham.
    No Fantasy, não ter jogadores do Arsenal é absolutamente criminoso nesta fase. Dos 6 jogos que faltam à equipa do Norte de Londres, 4 deles são em casa - a sequência é Crystal Palace (casa), West Brom (casa), Sunderland (fora), Norwich (casa), Manchester City (fora) e, por fim, um apetecível Aston Villa (casa).
    Posto isto, o espanhol Bellerín parece ser a escolha mais simples de fazer uma vez que é importante ter um defesa do Arsenal. Haverá quem opte por: Bellerín+Sánchez+Iwobi, Bellerín+Özil+Iwobi, Bellerín+Sánchez+Özil, sem colocar de parte quem arrisque em Gabriel (que pode perder o seu lugar depois do seu péssimo jogo com o West Ham) ou mesmo num guarda-redes. O chileno Alexis Sánchez é uma das boas opções para capitão nesta jornada, vindo de uma série 5-6-6-14-7, na qual marcou 3 golos e fez 3 assistências. É evidente que Agüero pode ter dois jogos em dia sim e arrebatar a concorrência, mas a lógica diz que Sánchez e Özil são as duas opções mais seguras para atribuir a braçadeira nesta ronda.
   

Aleksandar Mitrovic - Newcastle - 6.2
    Chegou a hora do Newcastle dizer presente. Com uma dupla jornada (Swansea e Manchester City, os dois em St. James Park), esta ronda 34 será decisiva para os magpies possam manter-se vivos e na luta. Norwich e Sunderland abrem a jornada, pelo que o Newcastle sabe que ganhará sempre pontos aos seus adversários, desde que os conquiste - é provável que ganhe ao Swansea, mas precisará de um jogo especial para pontuar frente ao City.
    Conseguir entre 3 e 6 pontos é o que a equipa orientada por Rafa Benítez (1 empate e 3 derrotas desde que assumiu o comando técnico) precisa, sendo que na recta final ainda recebe o Crystal Palace e viaja ao terreno do Aston Villa.
    Georginio Wijnaldum e Andros Townsend terão um papel fundamental nos dois jogos que se aproximam, mas é o sérvio Mitrovic que pode servir de diferencial para quem desconfie de Martial e esteja alérgico à sequência de jogos em branco de Lukaku. A época de adaptação do avançado que foi apontado ao Benfica no Verão passado tem sido tímida, com vários altos e baixos, mas é bem possível que ainda assim Mitrovic termine a temporada com uma marca acima dos 10 golos.
     

Andy Carroll - West Ham - 6.3
    E de repente, a Internet queria Andy Carroll no Euro-2016. Diz-se que o futebol é muitas vezes o momento, e o momento da época do gigante do West Ham será sempre o West Ham 3-3 Arsenal. O avançado que outrora pertenceu a Newcastle e Liverpool mostrou porque é que dá jeito tê-lo, e massacrou a defesa do Arsenal, castigando-os graças à sua supremacia no jogo aéreo.
    Payet, Lanzini e Antonio são os 3 principais jogadores nos quais se deve apostar do West Ham (dupla jornada agora e na jornada 37, na qual têm jogos melhores, embora fiquem em branco na jornada 35), sendo que Carroll pode sempre levar a confiança do último jogo para os próximos.
    Agüero, Lukaku, Martial e Sturridge serão os avançados cliché desta jornada, com Mitrovic, Carroll e Origi como alternativas arriscadas, e Vardy e Kane a serem aqueles que interessam mas só têm 1 jogo (o que pode não querer dizer que pontuem menos).
    Em relação ao Euro-2016, importa recordar que a mais-valia da "torre" Carroll não tem tanto peso visto que Kane é incrivelmente completo e é dono de um excelente jogo aéreo. Com Kane e Vardy indiscutíveis - e deveriam ser ambos titulares -, importa recordar que há o capitão Rooney, e nomes como Sturridge, Welbeck e Deeney.   
       

Alberto Moreno - Liverpool - 4.6
   É importante terem em consideração que a probabilidade de escolherem uma dupla (ou tripla) de jogadores do Liverpool, e pelo menos 1 deles não ser titular num dos 2 jogos, é elevada.
    O ataque pode variar entre Sturridge e Origi, no meio-campo entre Coutinho, Firmino, Lallana e Milner, o último parece-nos o mais intocável, embora Coutinho seja a melhor opção (e Firmino renda mais quando tem Coutinho ao seu lado). Já na defesa, Klopp parece ter estabilizado Sakho-Lovren, mas no último fim-de-semana poupou os seus centrais preferidos, guardando-os para o embate com o Dortmund, portanto ninguém está a salvo da rotação (nos laterais, Flanagan pode tirar minutos a Moreno e Clyne).
    Num mundo ideal, no qual Klopp aposte no seu quarteto favorito - Clyne, Lovren, Sakho e Moreno -, o lateral espanhol parece-nos ser quem mais potencial apresenta. Depois de 12 pontos no jogo com o Stoke (1 golo e uma assistência), Moreno voltou a relembrar-nos o seu potencial ofensivo que, contra Bournemouth e Everton, pode vir ao de cima. Seja ele titular.
    


Outras Opções:
- Guarda-Redes: Não nos parece muito complicado escolher o número 1 desta jornada - David De Gea (5.8). O guardião espanhol mostra jogo após jogo que é o melhor na sua posição na actualidade (Neuer e Courtois têm perdido cotação, Oblak tem ganho) e considerando os adversários e as 12 clean sheets que já conseguiu, na sua maioria em Old Trafford, é bem capaz de não sofrer qualquer golo, ou sofrer num e defender bastante noutro.
    Para quem aplicar o bench boost e puder contar com os pontos de dois guarda-redes, Cech seria a melhor opção, embora a sua titularidade seja incerta e a combinação De Gea+Cech seja dispendiosa. Assim, Robles, Mignolet ou Adrián têm uma palavra a dizer na hora de atribuir as luvas nas vossas equipas.

- Defesas: Na defesa, Héctor Bellerín (6.4) está acima dos mortais. O lateral espanhol do Arsenal atravessa um grande momento de forma, tem boas hipóteses de somar duas clean sheets e pode juntar a isso o seu impacto no ataque. Para os mais ousados, é inclusive uma opção para capitão.
    Do Arsenal, Koscielny é o outro titular absoluto, embora possam arriscar em Gabriel, que corre o risco de perder o lugar no onze para Mertesacker. Já referimos Alberto Moreno e, mesmo tendo só um jogo e sendo uma recepção ao West Ham, confiamos em Christian Fuchs (5.1). Do United, Chris Smalling (6.5) é um luxo que pode compensar, e há ainda Cresswell, Jonny Evans ou Lovren.

- Médios: Entre médios, façam um favor a vocês próprios e não tirem Riyad Mahrez (7.4). O principal favorito para o prémio de Jogador do Ano da Premier League 2015/ 16 tem a impressionante marca de 222 pontos (não se admirem se chegar aos 260) e retirar Mahrez ou Vardy da equipa apenas por terem 1 jogo e não 2 não se justifica.
    Falámos de Alexis Sánchez, mas tanto o baratinho Alex Iwobi (4.6), sobrinho de Okocha, como Mesut Özil (9.6) devem ter uma boa semana pela frente. Do Liverpool, Philippe Coutinho (8.2) está um degrau acima da competição, e o mesmo acontece com Dimitri Payet (8.5), em relação a Lanzini e Antonio. Há ainda o belga Kevin De Bruyne (10.3), acabadinho de qualificar o City para as meias-finais da Champions; Wijnaldum, Townsend e Alli fecham as sugestões a meio-campo.

- Avançados: Na frente, Kun Agüero (13.5) defronta um Chelsea que (como o Porto) está em pré-época, e um Newcastle ao qual marcou esta época 5 golos na primeira volta. Por isso mesmo, é importante tê-lo. Anthony Martial e Rashford têm o seu risco, tal como Daniel Sturridge (9.9) que por questões de ordem física continua a deixar-nos desconfiados, embora apresente um rendimento extraordinário quando está em campo.
    Romelu Lukaku (9.0) leva 4 jogos consecutivos sem marcar, e defraudou as expectativas de muitos os que o colocaram a capitão na jornada 33, mas é curioso verificar que, das 6 equipas contra as quais ainda jogará, na primeira volta marcou a todas (2 golos ao Southampton, 1 golo ao Liverpool, 1 golo ao Bournemouth, 1 golo ao Leicester, 2 golos e uma assistência ao Sunderland, e 1 golo ao Norwich). Claro está que o momento do Everton era completamente diferente, mas fica a curiosidade.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): De Gea; Bellerín, Fuchs, Moreno; Payet, Sánchez, Iwobi, Coutinho; Sturridge, Martial, Agüero

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Norwich v Sunderland - Dieumerci Mbokani; Fabio Borini
Everton v Southampton - Romelu Lukaku; Virgil van Dijk
Manchester United v Aston Villa - David De Gea; Anthony Martial
Newcastle v Swansea - Georginio Wijnaldum; Aleksandar Mitrovic
West Brom v Watford - Jonny Evans; Saido Berahino
Chelsea v Manchester City - Kun Agüero; Kevin De Bruyne
Bournemouth v Liverpool - Philippe Coutinho; Daniel Sturridge
Leicester City v West Ham - Jamie Vardy; Andy Carroll
Arsenal v Crystal Palace - Alexis Sánchez; Héctor Bellerín
Stoke v Tottenham - Harry Kane; Dele Alli
Newcastle v Manchester City - Kun Agüero; Andros Townsend
West Ham v Watford - Dimitri Payet; Manuel Lanzini
Liverpool v Everton - Daniel Sturridge; Divock Origi
Manchester United v Crystal Palace - Anthony Martial; Juan Mata
Arsenal v West Brom - Alexis Sánchez; Alex Iwobi

0 comentários:

Enviar um comentário