6 de abril de 2016

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 39



Série: Mr. Bean
Actor: Rowan Atkinson


por Lorena Wildering

    Mr. Bean é uma daquelas personagens que dispensa apresentações, um dos nomes reconhecidos em qualquer parte do mundo, e uma das caras mais (re)conhecidas da comédia britânica. Embora a série de televisão tenha estreado em 1990, Mr. Bean foi criado pelo enorme Rowan Atkinson mais de duas décadas antes enquanto era estudante em Oxford a estudar Engenharia Eléctrica — tudo a ver, portanto. Atkinson conta que parou em frente ao espelho e começou a fazer expressões até desenvolver a personagem quase muda com uma cara quase de borracha.

    É difícil acreditar que a série que deu a conhecer esta personagem conte apenas com 14 episódios estendidos entre 1990 e 1995. Bastaram para Mr. Bean se tornar familiar em qualquer sítio. Aliás, o próprio nome apenas foi decidido quando a série já estava em produção e o desenvolvimento da personagem contou com a ajuda de Richard Curtis, o rei das comédias românticas britânicas, escritor de filmes como “Love Actually”, “Notting Hill” e “O Diário de Bridget Jones”.

    Mr. Bean é uma criança dentro do corpo de um adulto, adulto esse sempre vestido com o mesmo fato tweed castanho e gravata vermelha, acompanhado do seu (provavelmente único) amigo, Teddy, o seu urso de peluche. Vive sozinho, só fala para largar umas quantas palavras murmuradas e pouco mais se sabe dele.
    O Inglês parece desconhecer ou ignorar como o mundo à sua volta funciona e os episódios mostram sempre as diferentes tentativas em fazer coisas consideradas normais, como nadar, redecorar a casa, cozinhar um perú ou ir à missa. No mínimo originais, as soluções e o desenrascanço de Bean equilibram as parvoíces que faz (se não souberem como se faz uma sandes, ele exemplifica). E embora seja um verdadeiro totó, de vez em quando também lhe salta uma dose de maldade, como podemos comprovar com a rixa de longa data que tem com a carrinha azul clara que insiste sempre em empurrar com o seu Mini Cooper amarelo.
    São 14 episódios com dezenas de sketches que já vimos vezes e vezes sem conta e que nunca falham em arrancar a mesma gargalhada. Desses 14 episódios com riso de fundo, Mr. Bean passou para o grande ecrã por duas vezes, quando em “Bean” partiu para os Estados Unidos em 1997 e em “Mr. Bean’s Holiday” visitou França dez anos depois, em 2007.

    Desde já, fica aqui o meu desejo de o ver no grande ecrã novamente para o próximo ano para fazer o hat trick, embora Rowan Atkinson tenha admitido que via o fim definitivo da personagem para breve por considerar que “alguém com os seus cinquenta anos a ser infantil torna-se um pouco triste” — mas Bean não resistiu e compareceu à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Esperemos por mais.                           

← Anterior (40)                               

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário