25 de abril de 2016

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 31



Série: Modern Family
Actor: Ty Burrell


por Lorena Wildering

Já aqui falámos do Cameron, já falámos da Glória, mas falta falarmos do terceiro conjunto familiar desta família moderna: os Dunphys — três filhos, Haley, Alex e Luke, e os pais Claire e Phil Dunphy, este último largamente considerado a melhor personagem da série “Modern Family” e dono deste lugar no nosso Top.
    É o carácter pateta mas atencioso de Phil, interpretado por Ty Burrell, que o torna numa das personagens mais queridas da série. É aquela personagem-tipo, o cool dad que pensa que os filhos o acham fixe também. A sua admirável intenção é apenas tentar criar uma relação de proximidade com eles e acha que para o conseguir precisa de tratá-los como amigos. Tenta ser um pai fixe, mas pensa que isso significa saber a coreografia de “High School Musical” e usar calão que já passou de moda, o que resulta em momentos de embaraço para Haley, Alex e Luke.

    O seu nível de maturidade está quase ao nível do dos filhos (especialmente quando se junta a Luke, o filho mais novo), o que muitas vezes enerva Claire e provoca conflitos pela forma diferente de os educar. Ele próprio admite: I always said that if my son thinks of me as one of his idiot friends then I’ve succeeded as a dad.
    Enquanto Claire vê problemas em todo o lado, para Phil está sempre tudo bem. Como as crianças, encontra felicidade nas pequenas coisas que a maioria dos adultos toma como garantidas (excepto palhaços…) e tem como lema baixar as expectativas da vida; dessa forma, as melhores coisas do mundo podem tocar à porta de qualquer um.

    Esta e outras “Phil-osofias” (if life gives you lemonade make lemons; life will be all like whaaaat?) são o que motivam a sua constante boa disposição. Mas a sua natureza descontraída também o coloca em variadíssimas situações caricatas, como acusam os olhares que às vezes nos lança directamente (todos se lembram da alpaca?).
    Embora seja uma pessoa desajeitada e que facilmente se mete em apuros, Phil também consegue descer à terra e confortar a família nos momentos menos bons, e é esta versatilidade e balanço que o torna na “cola” da família Dunphy. Sim, esforça-se demasiado para que o sogro Jay goste dele e para ser visto como um “pai amigo”, mas é um pai dedicado que motiva qualquer pessoa a atingir os seus objectivos e não levar a vida tão a sério. Why the face, não é?                            

← Anterior (32)                               

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário