1 de maio de 2016

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 29



Série: Breaking Bad, Better Call Saul
Actor: Bob Odenkirk


por Tiago Moreira

    Podíamos introduzir o nosso personagem de hoje com um nome diferente, mas faz mais sentido ser apresentado como Saul Goodman. Porquê? Porque a primeira vez que o vemos, em Breaking Bad, foi num anúncio de televisão - com o nome de Saul Goodman - e que convenceu completamente Jesse Pinkman quando ele e Walter White estavam em problemas. E segundo Saul, se estás com problemas legais... "Better call Saul..."
    Saul acaba por safar Jesse e Walter de uma série de problemas e ainda por - indirectamente - colocá-los num problema ainda maior de seu nome Gus Fring.

    Saul Goodman é um advogado que usa todas as suas armas no mundo da justiça. Seja de forma legal, ou ilegal... Saul tenta vencer os seus casos com os seus planos quase sempre eficazes e com a sua fabulosa rectórica. Uma habilidade que obriga a Bob Odenkirk a um trabalho brilhante com a sua personagem. 
    Em Breaking Bad, Saul já tinha alguma notoriedade ainda que fosse apenas uma personagem de segundo plano. E depois de BB ter acabado, a hipótese de haver uma série centrada na sua personagem ganhou força e acabou mesmo por acontecer nos últimos dois anos. O facto das suas ligações com Mike Ehrmantraut e Gus Frings não terem sido claras em Breaking Bad ajudou à história do spin-off Better Call Saul. E é nesta segunda série que conhecemos verdadeiramente Saul Goodman, que na verdade se chama Jimmy McGill.
    Jimmy é um homem com um coração enorme, que admira o seu irmão, enamorado por Kim Wexler e com uma paixão pelo mundo da advocacia, de onde o seu irmão Chuck é um dos melhores da cidade. Em Better Call Saul acompanhamos a história que levou Jimmy a tornar-se Saul e as suas primeiras ligações com Mike Ehrmantraut. Gus Fring, ao que tudo indica, ficará para uma terceira temporada.
    É incrível vermos a preocupação e o amor dado por Jimmy ao seu irmão Chuck (que padece duma doença psicológica que o afecta fisicamente), mesmo quando Chuck apenas se preocupa em tramar Jimmy por mera inveja. Inveja que vem de anos atrás, onde Chuck achava que era o filho e homem ideal e ainda assim era o trapalhão e divertido Jimmy que ficava com todas as atenções dos seus entes queridos.

    A segunda temporada foi melhor que a primeira e acabou de forma abrupta deixando-nos com água na boca. Um fim como se tratasse dum episódio de metade da temporada. Os criadores podiam ter optado pelo cliché de fazerem um final bombástico que aumentasse o hype da série, mas acabaram desta forma que, na minha opinião, ainda cativa mais. Aguardamos com ansiedade o desenrolar da história entre Jimmy e Chuck, do destino de Kim e ainda do aparecimento de Gus. Resta-nos esperar mais um anito...

← Anterior (30)                               

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário