13 de maio de 2016

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 38

Tudo o que é bom tem um fim. A última jornada da Premier League e, por isso mesmo, do Fantasy da competição, está aí à porta.
    Vem aí a última seta (vermelha ou verde) da época. Decidem-se ligas privadas, decidem-se os rankings dos países, usam-se as últimas cartadas (quem as tem). E depois, só em Agosto.
    Ao contrário de outras épocas, não há muito a decidir na última vez que as equipas entrarem em campo, às 15 horas de Domingo. Já se conhece o campeão, já se sabe que Newcastle e Norwich farão companhia ao Aston Villa no Championship, e no meio da tabela jogar-se-á pelo simples orgulho e pela melhor classificação (Everton e Watford, por exemplo, em caso de vitória conjugada com a derrota do Swansea diante do Manchester City, sobem ligeiramente). Com tudo isto, interessam ainda os jogos das 7 equipas abaixo do Leicester (Tottenham, Arsenal, City, United, West Ham, Southampton e Liverpool), sendo que os sete partem como favoritos nos seus jogos, e a única alteração relevante que pode ainda acontecer será uma troca entre os rivais de Manchester na última vaga de acesso à Champions League (play-off). A frustração do Newcastle pode ser favorável ao Tottenham, que ainda pretende garantir que fica acima do grande rival Arsenal, e os spurs traçarão ainda como objectivo fazer de Harry Kane o melhor marcador. A luta a três entre Kane, Agüero e Vardy é um dos principais motivos de interesse na última ronda - o avançado do Tottenham parte na frente, e o mais provável é que a Bota fique entregue a ele ou a Kun.
    Como tínhamos dito que era provável, por ser um certo padrão nas últimas temporadas, o Sunderland garantiu a permanência na jornada passada, com duas vitórias hercúleas diante de Chelsea e Everton. Com estes 6 pontos conquistados, os black cats atiraram o rival Newcastle para a divisão abaixo, acompanhado pelo Norwich. Nesta jornada 38, o Everton faz o seu primeiro jogo pós-despedimento de Roberto Martínez, o Chelsea-Leicester ficará marcado pela guarda de honra do campeão de 2014/ 15 ao novo detentor do troféu, e em termos de Fantasy tenham em consideração que o Liverpool deve enfrentar o WBA com uma equipa alternativa, poupando os craques para a final com o Sevilha.
    Na jornada 37, dupla para oito equipas, quem mais pontuou foram dois defesas do Sunderland - Lamine Koné (21 pts) e Patrick van Aanholt (17). Tal como o lateral holandês, também Nathan Redmond conseguiu 17 pontos, ficando ligeiramente acima das brilhantes prestações de Mata, Davis, Mbokani, Gayle, André Ayew ou Andy King.
    Da nossa parte, obrigado a quem nos acompanhou durante 38 artigos. E até Agosto!

Nesta 38.ª e última jornada, sugerimos:

Alexis Sánchez - Arsenal - 11.1
    Depois de 207 pontos na primeira época em Inglaterra, o chileno do Arsenal tem, a uma jornada do fim, 164 pts. Nada mal considerando o tempo que passou lesionado. Caso faça um hat-trick contra o Aston Villa - improvável, mas possível - Sánchez pode inclusive fechar a temporada com o mesmo número de golos de 2014/ 15 (16).
    O Arsenal-Aston Villa é jogo para cumprir calendário para os visitantes, mas é relevante para os gunners que, depois de um empate determinante no Etihad, tentam ainda chegar ao 2.º lugar, caso o rival do Norte de Londres, Tottenham, escorregue.
    Embora haja o risco de vários jogadores estarem já com a cabeça no Euro-2016 ou na Copa América, o que condicionaria a entrega e o "meter o pé", parece-nos que esse não será o caso com Alexis Sánchez. O extremo do Arsenal não é o tipo de jogador que consiga estar em campo sem dar tudo, e caso o colectivo de Wenger apresente um futebol fluido e rápido, o Aston Villa pode ver os problemas a surgirem de todos os lados. Por isso mesmo, Sánchez é uma das melhores opções para capitão na última jornada (ele, os 3 avançados à procura de serem o melhor marcador, e os elementos ofensivos do Southampton devem ser equacionados), e tanto pode ser ele a alcançar uma boa pontuação, como os seus colegas de ataque - a lesão de Welbeck deve significar a entrada de Giroud no 11, veremos se Walcott não tem também minutos, e mesmo os defesas Bellerín e Koscielny são jogadores promissores neste adeus a 2015/ 16.   
   

Dusan Tadic - Southampton - 6.7
    Não há ninguém em melhor forma ultimamente na Premier League. O sérvio do Southampton, com traços do actor Oscar Isaac no rosto, segue imparável - os saints estão, aliás, a realizar uma 2.ª volta extraordinária - numa sequência de 6-15-11-9.
    Uma assistência em casa do Everton, 2 golos no campo do Aston Villa, 3 assistências contra o Manchester City e 2 assistências em White Hart Lane. As 6 assistências de Tadic nas últimas 4 jornadas dizem bastante do envolvimento e impacto do sérvio no processo ofensivo do Southampton, e deixam-no actualmente com uma marca bastante interessante - 13 assistências, juntando a isso 8 golos marcados. Números melhores do que há um ano atrás (terminou com 4/9).
    Nesta jornada 38 é difícil não apostar no Southampton. A equipa de Koeman (não engana, é um grande treinador) atravessa um excelente momento, tem marcado golos atrás de golos, e defronta um Crystal Palace que poderá eventualmente gerir a equipa a pensar na final da FA Cup. Tadic tem ainda a vantagem de não ter um Europeu no horizonte, portanto faz todo o sentido que o tenham no vosso 11 inicial.


Romelu Lukaku - Everton - 8.7
    É preciso deixar bem claro - os 3 melhores avançados para ter nesta jornada são Agüero, Kane e Vardy. Afinal de contas, têm um objectivo diferente. Para além deste trio, há ainda elementos como Giroud, Long (será ele ou Pellè), Martial ou mesmo os avançados do Watford.
    O Everton-Norwich é um jogo difícil de prever. Principalmente porque ambas as equipas poderão entrar em campo com pouca chama. O Norwich sabe que está condenado a descer, e o Everton vive um momento difícil (a 2.ª volta foi francamente má) e o rendimento dos jogadores dependerá bastante do quanto queiram provar que o problema era Martínez.
    Parece-nos, não obstante, que a dupla Barkley-Lukaku pode surgir em bom plano no último jogo da temporada. Ambos farão parte das opções de Inglatera e Bélgica (Lukaku já foi aliás confirmado nos provisórios 24 de Wilmots), mas não se pode dizer que partam na pole position. Por isso mesmo, e embora os treinos e os amigáveis de preparação das respectivas selecções tenham um papel mais significativo, Barkley deverá querer mostrar a Hodgson que o lugar de Dele Alli pode ser dele, enquanto que Lukaku quer reforçar a sua marca de golos, sendo que Wilmots deve privilegiar a presença de Origi no 11 se este estiver em condições, pela mobilidade e maior pressão que oferece.
       

Kun Agüero - Manchester City - 13.3
    Nas últimas 7 jornadas, Agüero só não marcou por uma vez. É o avançado em melhor forma no Fantasy nas últimas semanas (o segundo, curiosamente, é o companheiro de equipa Iheanacho) e um dos 3 candidatos à distinção de melhor marcador da competição.
    Tendo ganho na época passada, o avançado do Manchester City chega a esta fase com 24 golos - os mesmos de Vardy, e menos 1 que Kane -, mas importa não esquecer que Kane e Vardy têm mais de 3000 minutos, enquanto que Agüero soma aproximadamente 2200.
    Na deslocação ao terreno do Swansea, que depois de perder por 4-0 com o Swansea decidiu surpreender ganhando ao Liverpool e ao West Ham, o objectivo principal do City é segurar o acesso à Champions, mas o secundário será fazer de Agüero o melhor marcador.
    E, convenhamos, embora Kane e Vardy sejam letais, Agüero é o único que se estiver inspirado e contar com o apoio de De Bruyne nomeadamente, pode muito bem fazer 3 golos num ápice. Basicamente, Kane e Vardy terão que marcar, porque Agüero vai fazer a parte dele quase de certeza.


David De Gea - Manchester United - 5.9
    A referência a De Gea parte do mesmo raciocínio invocado acima em relação a Agüero. O guarda-redes espanhol (que TEM que ser titular no Euro-2016) está na corrida às Luvas de Ouro, empatado nesta altura com 15 clean sheets, tantas como Cech, Schmeichel e Hart.
    No entanto, e tal como referimos no caso de Agüero, importa acrescentar um dado: De Gea não jogou os 4 primeiros jogos, devido à indefinição da sua transferência (entretanto cancelada) para o Real Madrid. Imaginando que as clean sheets que Romero teve, também De Gea teria, o número 1 espanhol levaria nesta fase uns sensacionais 18 jogos sem sofrer. Há melhor? Sim, Oblak na Liga BBVA, por exemplo.
    Depois de uma evolução gigante em 2014/ 15, o hispânico manteve o nível como melhor guardião a actuar em Inglaterra e é, olhando para os tubarões da actualidade em termos de História e rendimento, o guarda-redes que maior peso tem nos resultados do seu clube. O Bournemouth de Eddie Howe é matreiro, mas De Gea é De Gea. Oxalá continue em Old Trafford, até porque Keylor Navas não merecia perder a baliza do Real.
   


Outras Opções:
- Guarda-Redes: Para além de De Gea, parece-nos que Petr Cech (5.9) tem igual, ou até superior, probabilidade de não sofrer golos. O jogo deverá andar bem longe da sua baliza, e pedir-se-á ao checo que intervenha com qualidade nas poucas vezes que for chamado (contra Crystal Palace e Manchester City talvez pudesse ter feito mais).
    Aguardamos com expectativas o embate entre Gomes e Mannone, porque vão ser bastante testados (dois ataques fortes e com golo nos últimos jogos, e um ambiente descontraído devem levar a isso) e acreditamos que Fraser Forster (4.9) acabe o seu jogo sem ter que ir buscar a bola ao fundo das redes.

- Defesas: Na nossa última recomendação da época, e uma vez que o nosso 11 preferencial tem como esqueleto um 3-4-3, os nossos 3 defesas primordiais são o espanhol Héctor Bellerín (6.5), o holandês Virgil van Dijk (5.6) e ainda, para equilibrar o onze em termos de orçamento, Gabriel Paulista (4.3). Uma clean sheet do Arsenal é um cenário que só não acontecerá caso os gunners se apresentem preguiçosos e se deixem surpreender pelo Aston Villa, e sobre van Dijk há pouco a dizer - analisando centrais que actuem do lado direito, só mesmo Alderweireld foi melhor do que ele esta época.
    Baines, Koscielny, Smalling, Valencia e Bertrand são outras sugestões com um potencial retorno do investimento interessante.

- Médios: Entre médios, e tendo já falado de Alexis Sánchez e Tadic, há que equacionar inúmeras variáveis. Mesut Özil (9.2), recuperado, é uma das melhores opções, mas só deverá ir a jogo se tanto o jogador como Wenger sentirem que não há qualquer risco de hipotecar a sua presença na competição internacional que se avizinha. Sadio Mané (7.4), caso vá a jogo, tanto pode sugar os pontos todos para ele, como ficar em branco. Mas compensa arriscar. Seria elegante despedirem-se da época com o Jogador do Ano, Riyad Mahrez (7.2) entre as vossas escolhas, sem esquecer que do outro lado nesse jogo estará o melhor jogador de 14/ 15, Eden Hazard (10.9), a colocar-se cada vez mais a jeito de explodir no Euro-2016.
    Ramsey, Barkley, Mata, Payet, De Bruyne ou Ojo... qualquer um deles é uma boa aposta. E alguns deles, bons diferenciais para quem precise.

- Avançados: Como dissemos acima, se Harry Kane (10.2), Agüero e Jamie Vardy (7.4) podem ainda ser qualquer um o melhor marcador da Premier League 15/ 16, então o melhor é terem-nos aos três.
    Olivier Giroud (8.7), Ighalo, Deeney, Martial, Rooney ou Benteke surgem numa segunda linha. E estamos com isto a deixar nomes como Carroll, Defoe e Long/ Pellè à parte.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): De Gea; Bellerín, van Dijk, Gabriel; Tadic, Sánchez, Mané, Mahrez; Agüero, Vardy, Kane

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Arsenal v Aston Villa - Alexis Sánchez; Aaron Ramsey
Chelsea v Leicester City - Riyad Mahrez; Eden Hazard
Everton v Norwich - Romelu Lukaku; Leighton Baines
Manchester United v Bournemouth - David De Gea; Wayne Rooney
Newcastle v Tottenham - Harry Kane; Danny Rose
Southampton v Crystal Palace - Dusan Tadic; Virgil van Dijk
Stoke v West Ham - Dimitri Payet; Michail Antonio
Swansea v Manchester City - Kun Agüero; Kevin De Bruyne
Watford v Sunderland - Odion Ighalo; Jermain Defoe
West Brom v Liverpool - Christian Benteke; Sheyi Ojo

0 comentários:

Enviar um comentário