16 de maio de 2016

100 Melhores Personagens de Séries - Nº 25



Série: Sons of Anarchy
Actor: Ron Perlman


por Tiago Moreira

    Não falecemos. Continuamos de pé e voltamos com mais um motoqueiro anarquista. Curiosamente, um homem que também se manteve de pé durante bastante tempo e que se recusava a falecer de temporada a temporada.
    Clay Morrow é um dos símbolos maiores da série Sons of Anarchy. Líder por natureza, começa como presidente do clube que havia herdado de John Teller (seu falecido suposto melhor amigo). Porquê suposto? Porque acabou por planear a morte de Jonh Teller com a sua mulher. Portanto, mata o melhor amigo e rouba-lhe a mulher e o clube Sons of Anarchy. Quem não inveja um amigo assim?
    Tudo isto porque Clay mantinha contactos com o IRA e queria aproveitar as boas relações que o clube detinha em Charming Town para fazer milhares de dólares com o tráfico de armas. E assim foi por anos e anos. Contudo, os problemas foram surgindo. Desde problemas constantes com a lei, com os restantes gangues da região até problemas internos gerados e liderados por Clay. Os maiores problemas acabaram por se verificar quando Jax Teller (filho de John) acabou por saber de toda a verdade. Ou melhor... de todas as verdades que até então tinham sido ocultas. O primeiro passo para a detiorização dos Sons of Anarchy foi um plano orquestrado por Clay e Tig para matar Opie (melhor amigo de Jax). Depois disso, Jax apenas não matou o padrasto apenas por interesses pessoais e pelo bem do clube.
    Ainda assim, com tudo o que de mau e de bom tem, Clay Morgan é um símbolo de liderança. O cinismo, a confiança avulsa e a sua gigante esperteza para safar os seus homens e os seus negócios fazem dele um líder como poucos. Um autêntico colete à prova de balas. Mesmo quando todo o clube se quis vingar das suas atitudes, Clay permaneceu fiel e protegeu sempre os interesses do símbolo que carregava nas costas. Mesmo sabendo que lhe esperava um fim trágico, este cruel líder deu tudo pelo clube com a intenção de atenuar todas as suas acções prejudiciais.
    Uma personagem maioritariamente odiada, mas que lá bem no fundo, nos consegue criar um sentimento agridoce.

← Anterior (26)                               

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Lorena Wildering, Nuno Cunha, Cê e SWP.
Foram tidos em consideração séries com pelo menos 1 temporada, concluída a 1 de Outubro de 2015. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou às séries que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário