15 de julho de 2011

Vermelho por Palavras


Caríssimos adeptos do melhor clube do mundo (neste momento os adeptos sportinguistas e portistas não sentem que isto se dirija a eles e percebem a verdadeira dimensão dos seus clubes), o Benfica contratou o belga Axel Witsel. 22 anos, internacional belga, médio goleador nas últimas 3 temporadas, mas acima de tudo um reforço de peso e que desempenhará um papel de enorme importância neste Benfica 2011/2012. Na minha opinião, Witsel é uma espécie de canivete suíço (só que belga). O rapaz tem enorme qualidade de passe, compostura e calma quando em posse, enorme discernimento na tomada de decisões no decorrer do jogo, boa leitura do jogo nas transições, boa capacidade de finalização, não cabeceia mal e tacticamente é forte, mas melhorará com JJ. Em todas as funções deste canivete, falta destacar uma, menos boa: a habilidade para partir pernas. Foi a 30 de Agosto de 2009 que Witsel causou, numa entrada imprudente, uma dupla fractura da tíbia e perónio direito ao jogador Wasilewski. Esta habilidade do canivete julgo que estará já menos acentuada, até porque já cresceu e amadureceu, mas bem que daria jeito contra o Porto, evidentemente para defender os stewards, caso os Hulks voltem a ficar chateados por perder. Queria apenas ressalvar que quando Witsel lesionou Wasilewski e foi expulsou, Lazlo Bölöni (antigo treinador do Sporting, o que lançou um tal de Cristiano Ronaldo, e treinador de Witsel à data no Standard Liége) encontrou Witsel no final do jogo no balneário a chorar por ter partido a perna ao colega de profissão. Bölöni, sempre com a mesma calma, humanidade e boa postura que o caracterizaram e caracterizam disse: “Encontrei-o no balneário a chorar que nem uma criança. No fundo, é isso que ele ainda é – uma criança”. Pois bem, é bom ver que Witsel é humano, e que no Benfica se tornará um homem, aprenderá o que significa jogar na Luz e vestir a camisola encarnada. É difícil de explicar, é como pôr… Vermelho, por palavras. O que eu arranjo para encaixar o título no texto. 6.5 Milhões de euros custou Witsel, tendo-lhe sido colocada uma cláusula de rescisão de 40 Milhões, e bem. Não tenho dúvidas que Witsel nos dará enormes alegrias.

Fonte: Henricartoon - SAPO
Estou um bocado farto dos desvios do Porto em cima do acontecimento. Alex Sandro não era o meu eleito para defesa esquerdo, muito menos por 9.5 Milhões, mas também não gosto de o ver no Porto. Com Danilo a mesma coisa, não o quero, mas também não o quero no Porto. Ora, se o Porto contrata toda a gente que o Benfica quer (Radamel Falcao, Álvaro Pereira, James Rodríguez, etc.) porque não passar a usar os jornais como forma de desorientação e desinformação? Sugeria ao Benfica que todas as semanas pedisse ao jornal A BOLA, tradicionalmente mais ligado ao Benfica, que lançasse um nome incrivelmente estúpido para reforço do Benfica, dizendo que o Benfica o queria muito contratar e que estaria disposto a pagar uma avultada quantia. “Benfica quer Tozé da Mercearia” – e pronto, o Porto imaginando que seria mais um talento descoberto pelos olheiros do Benfica, chegava lá e contratava-o. E assim íamos esvaziando os bolsos do Pinto da Costa, que já não poderia contratar tantas namoradas, e esvaziávamos a qualidade do plantel do Porto. Refiro-me ao plantel que joga à luz do dia, ou dos holofotes dos estádios, não o da noite.

Voltando ao Benfica, calhou-nos na rifa da 3ª Pré-eliminatória da Champions, o Trabzonspor. Turcos, portanto. O que eu não gosto nos turcos é que, primeiro que tudo, eles parecem portugueses, só que sem tomar banho. Segundo, parecem bárbaros. E terceiro, (de acordo com o que veio a público recentemente) são corruptos. À partida será um adversário acessível ao Benfica, de todos os possíveis só não queria o Rubin Kazan (por já ir com meia época jogada). Porém, haverá um minuto problemático na Turquia: o minuto 61. Segundo se diz, ao minuto 61 há sempre festa no estádio, porque 61 é o indicativo da cidade de Trabzon (parece o nome dum planeta da Guerra das Estrelas), o número das matrículas dos carros e a posição sexual favorita do presidente do clube. Pronto, eu admito, a última coisa é mentira. Acho eu. Portanto imagino que o minuto 61 funcione como uma espécie de poção mágica do Asterix para estes turcos. É aguentar para aí até ao minuto 67 sem sofrer e o efeito passa.

Por fim, deixo uma rápida análise do que já vi da pré-época dos 3 grandes: - O Benfica ganhou 9-1 a um conjunto de amadores trocando bem a bola e mostrando que Bruno César é um barril com enorme técnica e futuro, que Nolito é mesmo jogador “à Barcelona” e que Júlio César bem que podia bater com a cabeça no poste e esquecer-se do caminho para o centro de treinos. Depois, empatámos com o Servette. Um jogo muito fraquinho, com um belo golo de Gaitán e um Jardel que deixou o cérebro na época passada. Lá sofremos um golo de chapéu. Depois, perdemos com o Dijon. Um jogo mais fraquinho, sem culpas para Artur e com mérito de David Simão e Urreta no golo marcado. Por fim, um belo jogo com o Paris Saint-Germain. Não pude ver o jogo porque vejam bem, fui ver o Harry Potter, mas foram-me enviando mensagens com os acontecimentos do jogo, que depois vi em resumo. Só bons golos, mais um golo sofrido de chapéu, o que reforça que se Artur tivesse 5 metros não sofríamos golos nenhuns e Nolito a mostrar que será um suplente de luxo. Miguel Vítor é para ficar e Artur transmite-me uma segurança que não sentia desde Robert Enke. O penalty de Javi Garcia é a prova de que este ano não há como evitar as vitórias do Glorioso. Um último recado, Luisão, larga a maconha e ganha juízo.

De Porto e Sporting só vi o 10-1 ao Gutersloh e o 8-0 ao Presikhaaf. Deu para ver tanto como o 1º jogo do Benfica. No Porto acho que Kléber fará uma excelente temporada, e destaco o jovem Christian Atsu. Parece-me ter futuro. No Sporting algo se passa. Um jogo em que Postiga faz 3 golos… só imaginei possível num Sporting-Júlio de Matos. Mas pronto, espera-se uma época renhida e com bom futebol.

Em jeito de conclusão, André Villas-Boas terá dito a Pinto da Costa, para mostrar porque não ficaria no Dragão, “isso é tudo muito bonito, mas se levar três ou quatro do Barcelona e se me correr mal a Champions já ninguém me quer” – muito confiante André, e vê-se a carga emocional intensíssima que o ligava ao Porto. Pinto da Costa terá dito a AVB que esta seria a última época de Guardiola no Barcelona, e que esse sim seria um clube para ele. Vamos ver então se Pinto da Costa acerta… mais uma vez. MP

0 comentários:

Enviar um comentário