5 de julho de 2011

Remate à Benfica

                Cá estamos de novo para mais um «Remate à Benfica».
               
Corre muita coisa sobre Fábio Coentrão. Enquanto não ouvir declarações oficiais suas, não acredito em nada. Mas a ser verdade que está a forçar a sua saída do Benfica, todo o meu respeito por ele se vai. Dois anos para o construir, mas apenas um dia para destruí-lo. Não foi o Benfica que o obrigou a assinar o contrato com os trinta milhões de euros de cláusula. Ele assinou e sabia desse facto. O Benfica está no total direito de pedir o valor da cláusula ao Real Madrid por se tratar de um dos melhores valores do clube e um dos melhores defesas esquerdos da actualidade.
Na minha opinião, os jogadores do Benfica deviam ter um acordo com o clube em que não pudessem falar à imprensa sobre o seu futuro. Fábio referiu numa entrevista que “Eu só tenho é de ir para lá (Real Madrid)” – admiro-o muito, mas estas palavras caíram-me mal. Coentrão devia aprender com o senhor Pablo Aimar que ao lhe perguntarem sobre uma possível saída rematou com: “Por respeito não posso falar de outro clube senão aquele que defendo” – Custa assim tanto, Fábio? Se amas o Benfica, respeita-o.

João Pereira pede isenção aos árbitros. O jovem queixa-se de ser muitas vezes admoestado com cartões. João, João… Os árbitros são isentos, João. Não te roubavam. Simplesmente tu és um miúdo que rapidamente “vira a boneca” quando está a perder. Ora… tu jogaste nos dois anos negros do Sporting. Era normal perderes, João.
Continuando por lados felinos, parece que finalmente se fez uma limpeza ao plantel. Nos últimos anos, o clube parecia não se querer livrar dos “podres” e teimava esconde-los por baixo do tapete. Mas eis que chegou o pequeno idoso Godinho e limpou tudo. Apenas fico um pouco reticente quanto à saída de Vukcevic e Torsiglieri e à permanência de Anderson Polga. O pequeno idoso Godinho deve gostar de guardar os electrodomésticos mesmo quando avariados.

Pelos lados da fruta, tudo parece estar bem… Excepto para a minha óptica. Parece que se viram sem treinador de um momento para o outro e, para desenrascar, foram contratar uma equipa técnica à noite do porto. Já se tornou tão óbvio o domínio que o clube-que-nós-sabemos tem sobre o futebol português através da fruta que eles já não se dão ao trabalho de arranjar um treinador e uma equipa técnica a sério. O grau de labreguice no banco do clube do Falcao é total.

Acabo com uma referência à Copa América. Que desilusão apanhei ao ver a Argentina e o Brasil… Pareciam estar mais preocupados em jogar bonito do que em ser objectivos e ganhar. Alguém tem que dizer àqueles moços que um jogo de futebol é diferente de um anúncio da Nike.
No Brasil, a vedeta do momento é Neymar. A meu ver, um miúdo completamente sobrevalorizado e a sua rápida ascensão poderá prejudicar a sua carreira em aspectos psicológicos.
Na Argentina, Messi é o alvo. Mas qual é o meu espanto ao ver que os argentinos são como os portugueses. Assobiam o seu melhor jogador por cada erro que faz. É-me difícil aceitar como é que alguém é capaz de assobiar Messi. Também notei que o pequeno astro anda “saído da casca”. Pois é… Tentou provocar um jogador da Bolívia e posteriormente deu-lhe uma “turra”. O pequeno Messi a mostrar-se às miúdas… TM

0 comentários:

Enviar um comentário