1 de julho de 2011

Vermelho por Palavras


Ontem ocorreu o sorteio do calendário da Liga ZON Sagres 2011/2012. No dicionário, a palavra “sorteio” quer dizer – acto de sortear, de eleger por sorte. No entanto, ao contrário por exemplo da Liga Inglesa, cá não se elege por sorte. Num sorteio, por sorte, poderia acontecer que todos os jogos entre “grandes” fossem nas primeiras quatro jornadas. No entanto, neste sorteio, não pode ser assim. Porquê? Porque este sorteio tem regras. Um pouco como os “sorteios” que nomeiam os árbitros para os jogos do Porto, mas menos à descarada. No entanto, aos coitados do Gil Vicente calhou-lhes que tivessem que jogar com Benfica, Porto e Braga nas primeiras quatro jornadas. Coisa que seria impossível para um grande. Outra coisa que me espanta é o facto do Braga não ser ainda considerado grande. Aqui em Portugal uma equipa fica em 2º lugar e no ano seguinte fica em 4º, indo à final da 2ª competição europeia de clubes mais importante, mas ainda é pequeno. Coisa pouca. Passo então a dizer-vos as regras do sorteio da Liga: “não haverá jogos entre os três grandes, entre Nacional e Marítimo e entre SC Braga e V. Guimarães nas primeiras quatro jornadas; não haverá clássicos em jornadas consecutivas; Benfica e Sporting, Nacional e Marítimo, Braga e Guimarães, Braga e Gil Vicente (sempre que possível), não podem jogar simultaneamente em casa ou fora. FC Porto, Benfica e Sporting jogarão um clássico em cada metade do campeonato; se possível nenhum clube jogará duas vezes seguidas em casa ou fora”. E é assim o nosso “sorteio”, deixamos tudo ao abrigo da sorte e dos seus poderes divinais.

O “sorteio” ditou então que a Liga abre com um Gil Vicente-Benfica, um Guimarães-Porto e um Sporting-Olhanense. No Guimarães-Porto será interessante ver o confronto da labreguice – e sim, eu sei que o Jesus também é labrego – entre Manuel Machado e Vítor Pereira. Um labrego eloquente versus um labrego labrego, respectivamente. Na 6ª jornada, cheira-me, que o Benfica se desloque a um recinto de golfe. A parte boa do campeonato será a 10ª e 11ª jornadas: na 10ª o Benfica vai a Braga e na 11ª recebe o Sporting, indo o Braga ao Porto. O Porto tem, à partida, uma primeira volta mais fácil que a segunda, para ganhar ânimo para a segunda. No entanto, acho que este ano tudo vai ser mais renhido e, esperemos, vermelho. Corrijo: a parte boa do campeonato será no marquês, como em 2010.

Depois do “sorteio” foram entregues os prémios da Liga ZON Sagres relativos à época passada. O Givanildo foi quem ganhou mais coisas – melhor marcador e melhor jogador. Não vou contestar, mas contesto ele não ter sido já galardoado em 2009/2010 como melhor pugilista. O melhor guarda-redes foi o Hélton, há quem diga que devia ser o Rui Patrício. Eu, no entanto, apontaria mais para o Elmano Santos. Foi o único elemento da liga do ano passado que fez com que uma bola que tinha entrado na baliza não contasse como golo. Porquê? Precisamente por isso, por ter entrado na baliza. Do Porto. E então repetiu-se o penalty que, curiosamente, já não deu golo. E assim o Porto lá garantiu 3 pontos quando deviam ter sido 1 ou 0 nesse jogo, porque nesse jogo o golo do Porto (como noutros) foi num penalty marcado pelo Givanildo que só o “melhor guarda-redes” da Liga viu. O treinador do Ano foi André Villas-Boas, justa entrega. O treinador fez questão de relembrar a todos que já não está no Porto, está no Chelsea, não comparecendo na cerimónia e enviando apenas um vídeo a agradecer. Deve ser outra coisa estar ao pé do David Luiz ou do Ramires, ele sentiu-se logo mais cómodo. Por fim, a Revelação da Liga foi o Nico Gaitán, do Benfica. E na blogosfera muitos se insurgiram dizendo que o prémio devia ter ido para o André Santos do Sporting. Quanto a isso apenas digo, num meio-campo em que estivesse eu e o Maniche, eu também pareceria o melhor jogador do mundo.

Há algo que me está a deixar indignado e que está, ao que parece, a fugir à ordem natural das coisas. O Sporting, agora, sabe contratar jogadores. E isso incomoda-me. Incomoda-me porque nos últimos dois anos vi no Sporting um motivo de humor, e agora estou-me a sentir obrigado a considerá-los um candidato ao título (não um dos 2 principais, mas com a distância para eles muito reduzida). Longe vão os tempos de Pongolle, Rodrigo Tiuí, Cristiano, Angulo ou Caicedo, infelizmente. É raro eu concordar com todas as contratações dum clube logo à partida, mas a verdade é que Marcelo Boeck (que quando o Patrício um dia sair, ficará e bem como titular), o gigante Onyewu, o versátil avançado van Wolfswinkel, o pau-para-toda-a-obra-e-remates-de-longe Schaars, o (futuro Chicharito) Diego Rubio ou mesmo Alberto Rodríguez, são grandes contratações. Quanto ao Luís Aguiar pode ser perigoso para os outros jogadores da liga se não tiver recalcado os confrontos campais do Peñarol-Santos. E há que acrescentar aqui aquele que penso que será o melhor jogador do Sporting, Marat Izmailov, que estará já em boas condições físicas. E Matías Fernández, que parece mais maduro. No entanto, depois desta ode ao Sporting, deixem-me esclarecer que espero que na 29ª jornada, no Porto-Sporting, as duas equipas em causa estejam a disputar o 2º lugar.
Fonte: Henricartoon - SAPO

Nuno Gomes saiu (decisão errada do clube) do Benfica. E assinou ontem pelo Braga. A primeira conclusão lógica é que o Braga se está a tornar o abutre da Luz. Não aproveitamos o Quim, eles vão logo lá com o bico e levam-no para o norte. E agora a mesma coisa com o nosso capitão. Vai ser estranho ver o Nuno com a camisola do Braga, mas não chegará ao “grau de estranheza” que era ver o João Pinto com a do Sporting.

O River Plate, infelizmente, desceu de divisão. Um histórico do futebol argentino que já contou com Enzo Francescoli (o tal que é igual ao Diego Milito), Pablo Aimar, Saviola, Falcao, Alfredo Di Stéfano, Hernan Crespo, Lucho González, Ariel Ortega, Marcelo Salas, Gonzalo Higuaín e Javier Mascherano. Porém, pude reparar que houve algumas manifestações não muito suaves de adeptos do River Plate, demonstrando o seu descontentamento, e que tiveram como consequência a interdição do estádio Monumental em 20 jogos da próxima época. Olhando para as manifestações pensei que poderiam ter sido feitas umas semelhantes aquando do “monumental” processo Apito Dourado, e da não descida de divisão do Porto. Mas pronto, nós portugueses somos assim, respeitamos imenso a Justiça… MP

0 comentários:

Enviar um comentário