7 de julho de 2011

Garganta Cinéfila

Edward Scissorhands (1990)

Realizador: Tim Burton
Elenco: Johnny Depp, Winona Ryder, Dianne Wiest
Classificação IMDb: 8.0 
            
             Johnny Depp é um dos grandes “camaleões” do cinema actualmente. Tem construído uma carreira da qual fazem parte papéis como Jack, O Estripador, Willy Wonka, o inspector em “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça”, um pai manipulado por criminosos em “Minutos Contados”, John Dillinger, o Chapeleiro Louco e Sweeney Todd. Para além destas personagens todas, deu voz a Rango e a Victor Van Dort no grande êxito de animação “A Noiva Cadáver”. O papel mais icónico de Depp até hoje é inevitavelmente Jack Sparrow, o melhor pirata da História do Cinema. Tim Burton, por sua vez, tem-nos presenteado com imensos filmes de fantasia, podendo ser chamado (ainda exageradamente) o Walt Disney do séc. XXI. Tim Burton realizou 2 Batmans, O Planeta dos Macacos, Big Fish, A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, A Noiva Cadáver, entre outros. O que é que Johnny Depp e Tim Burton têm em comum? 7 filmes (podemos dizer que são 8 se contarmos com “Dark Shadows” que tem estreia prevista para 2012). Em 7 filmes realizados por Tim Burton, este escolheu Depp como protagonista. É claramente o actor fetiche de Burton, sendo que esta proveitosa parceria começou em 1990, com o filme do qual vos falo hoje – Edward Scissorhands (Eduardo Mãos de Tesoura).
Este filme conta-nos a história de Edward (Johnny Depp), um jovem criado por um inventor maluco. Edward tinha a particularidade de possuir tesouras no lugar de mãos, tendo isto resultado da morte do seu inventor quando apenas faltavam colocar as mãos a Edward para a criação ficar completa. O filme acompanha a solidão de Edward na mansão onde fora criado até ao dia em que uma senhora (Dianne West). A senhora leva-o, então, para sua casa, mantendo Edward uma enorme dificuldade em conviver e ser aceite socialmente, muito marginalizado pelas suas características diferentes. Na criação da história, que ficou a cargo de Tim Burton e Caroline Thompson, os autores inspiraram-se num desenho que Tim Burton fizera enquanto adolescente e em antigas histórias como Frankenstein, A Bela e o Monstro ou O Fantasma da Ópera, onde as personagens principais, tal como Edward, eram puros e “bonzinhos” mas incompreendidos e rejeitados, alvo do preconceito de todos.
Em jeito de curiosidade diga-se que Tom Cruise, Jim Carrey e Robert Downey Jr. também foram pensados para o papel principal, que acabou por ficar para Johnny Depp. O já falecido Michael Jackson também manifestou grande interesse em desempenhar o papel. As mãos de tesoura de Edward no filme chegaram mesmo a ser compradas por Michael Jackson, tendo sido postas mais tarde à venda num leilão para caridade.
            Um filme que vale a pena ver e no qual Johnny Depp se estreou com personagens originais, estranhas e com aquele toque de qualidade que só ele é capaz de dar, tantas vezes tendo Tim Burton, seu grande amigo na vida real, como co-piloto. MP


Citações do filme:

No matter what, Edward will always be special.”


Edward: Kevin, you wanna play scissors, paper, stone again? 

  Kevin: No! 
  Edward: Why not?   Kevin: 'Cause it's boring. I always win!”

I am not complete.”


Blood Diamond (2006)


Realizador: Edward Zwick
Elenco: Leonardo DiCaprio; Djimon Hounsou; Jennifer Connelly.
Classificação IMDb: 8.0 

                Blood Diamond conta com um actor um pouco subvalorizado, na minha opinião. Foi subvalorizado porque teve uma espécie de rótulo de “puto giro” do cinema e não lhe foi dado o devido valor como actor. Falo de Leonardo DiCaprio que, neste filme, faz dos melhores papéis da sua carreira na minha modesta opinião. Um destaque também para Djimon Hounsou que já nos tinha brindado com uma boa interpretação em Gladiator.
                A base desta história é o caos e a guerra civil que assolou a Serra Leoa nos anos 90. Danny Archer (Leonardo DiCaprio) e Solomon Vandy (Djimon Hounsou) são dois africanos com objectivos bem distintos mas que se unem numa luta comum pela recuperação de um raro diamante. Solomon foi retirado à família e obrigado a trabalhar nas minas de diamantes. Enquanto trabalhava forçadamente, Solomon descobriu a pedra tão desejada e esconde-a com o alto risco de ser descoberto e consequentemente morto. Porém, ele prefere arriscar e tentar com que aquela pedra lhe possa devolver a família e salvar o seu filho de ser um menino-soldado. Esta história chega aos ouvidos de Archer, que costuma trocar diamantes por armas. Archer sabe que a descoberta de uma pedra como aquela é suficiente para o libertar de África e da violência e corrupção onde também ele se integra. Estas duas vidas cruzam-se e tentam dar o melhor uso ao valor do «diamante de sangue» em terras lideradas por rebeldes.
                O excelente enredo da película foi escrito por Charles Leavitt e por C. Gaby Mitchell. Senti necessidade de os destacar porque todo o enredo está muito bem construído e eles merecem totalmente serem enaltecidos.
                Uma história que infelizmente é uma realidade em África e que chama a atenção a todo o mundo para esse facto. Nem todos os países têm costumes, digamos, correctos. Promete certamente cativar o público a cada segundo que passa e com a certeza de que não irá desiludir quem ainda não viu. TM

Citações do filme:
"Danny Archer: In America, it's bling bling. But out here it's bling bang."
"Danny Archer: Sometimes I wonder... will God ever forgive us for what we've done to each other? Then I look around and I realize... God left this place a long time ago."



0 comentários:

Enviar um comentário