22 de abril de 2016

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 35

E num instante se passaram seis dias de Premier League. A jornada 34 foi carregada de emoções, altas pontuações e de algumas frustrações para os jogadores de Fantasy. Quem gastou o triple captain com Agüero ou Alexis Sánchez fê-lo em boa hora, enquanto que o Bench Boost pode ou não ter surtido efeito consoante o plantel de cada utilizador. Certo é que quem se deixou atrair por jogadores com 2 jogos (Martial e Lukaku, por exemplo) acabou por levar um murro no estômago com a máxima form over fixtures a prevalecer, e os londrinos Kane e Alli a serem o rosto da mensagem: aqueles que os tiraram da equipa, são os mesmos que agora os resgatarão na jornada 35.
    Olhando para a tabela, a 4 jornadas do fim, Leicester City e Tottenham encontram-se separados por 5 pontos; a polémica arbitragem de Jonathan Moss marcou uma jornada em que os spurs (a equipa mais forte e com melhor futebol nesta Premier League, mas não a que todos queremos como campeã) deram uma resposta forte num campo difícil para qualquer adversário. O 3.º lugar (acesso directo à Champions) parece destinado a Arsenal ou Manchester City, sendo que o embate entre os dois na jornada 37 pode muito bem revelar-se decisivo. Entre Manchester United, West Ham e Liverpool, ainda há muito para decidir e a ordem pode perfeitamente ficar de pernas para o ar. Na luta pela manutenção, a jornada 34 foi péssima para o Norwich - os canários perderam em casa com o Sunderland por 3-0, e as duas derrotas consecutivas (Crystal Palace e Sunderland), num momento crucial, podem ter traçado o destino da equipa de Alex Neil. Embora o Norwich esteja acima dos rivais Sunderland (enorme jogo da equipa de Allardyce!) e Newcastle (4 pontos em 6 possíveis nesta ronda), olhando para o calendário é fácil perceber que só bem perto do fim saberemos que duas equipas acompanham o Aston Villa, e nesta fase seria mais sensato apostar num dos rivais para sobreviver.
    Ao contrário da jornada 34, que teve 15 jogos, esta 35.ª ronda tem, no Fantasy, apenas sete jogos. O Leicester-Swansea, sem Jamie Vardy, deve ser encarado como jogo da época para os foxes, uma vez que é no papel o jogo mais acessível até ao fim. O Tottenham é claramente favorito na recepção ao WBA, tal como o City (até que ponto Pellegrini vai pensar no Real Madrid?). A rotação pode afectar os onzes de Manchester City e Liverpool, equipas nas meias da Champions e Liga Europa respectivamente; e a tarefa do Arsenal no reduto do Sunderland pode revelar-se mais complicada do que seria expectável.
    Num balanço da jornada 34, ninguém pontuou mais do que Agüero. O argentino, com 3 golos ao Chelsea e 1 ao Newcastle conseguiu o recorde de pontos (26) de um jogador numa jornada desta época. Alexis Sánchez (25 pts) ficou perto do avançado do City, e Gomes (21 pts, duas grandes penalidades defendidas) foi uma das surpresas da ronda. Sturridge, Noble, Townsend, Kane, Alli, Valencia, Darmian e Sakho foram alguns dos restantes destaques.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 114493-481221)

Nesta 35.ª jornada, as sugestões são:

Riyad Mahrez - Leicester City - 7.3
    Mais do que nunca, este é o momento de Mahrez mostrar porque é que vai ser eleito o Jogador do Ano desta Barclays Premier League. Numa jornada sem o melhor amigo Vardy, o craque argelino enfrenta um Swansea ao qual marcou 3 golos a primeira volta, e os foxes contarão certamente com o seu camisola 26 para iluminar o caminho dos 3 pontos.
    Sem ter marcado ou assistido nas últimas três jornadas, Mahrez ainda pode perfeitamente chegar a uma marca de 250 pts (longe, ainda assim, de épocas memoráveis no Fantasy de Suárez ou Lampard). Para já, sem a electricidade de Vardy mas com um estádio que se prolonga pelo mundo fora, o Leicester - caso Ranieri troque Vardy por Ulloa - terá que mudar ligeiramente o seu estilo de jogo, por não conseguir explorar as costas da defesa galesa da mesma forma. Mahrez, Drinkwater e Kanté desempenharão este fim-de-semana um papel de extrema importância, embora os homens de área sejam Okazaki e Ulloa.
    Prevemos vitória do Leicester - entrando na sequência final (United fora, Everton casa, Chelsea fora) com 5 pontos de vantagem -, e a diferença deve fazer-se nas bolas paradas e na inspiração e impacto individual de Riyad Mahrez.


Harry Kane - Tottenham - 10.3
    Crime maior do que não ter Kane, somente não ter Agüero numa jornada dupla. Depois de 21 golos e 191 pontos no Fantasy em 2014/ 15, muitos (nós incluídos) duvidaram da capacidade para Kane conseguir repetir uma época ao mesmo nível.
    A menos de um mês do fim da competição, não restam dúvidas. Harry Kane, desde que permaneça no campeonato inglês, vai ser um dos principais jogadores na próxima década. Disputadas 34 jornadas, Kane tem agora 24 golos e um total de 199 pontos. É inevitável que passe os 200, mas não é tão certo assim que arrecade o título de melhor marcador da BPL. A corrida a 4 parece ser agora a dois, parecendo-nos difícil que Lukaku e Vardy acabem por ganhar. O favorito é Kane, mas um jogador como Agüero pode sempre, em dia sim, fazer 2 ou 3 golos e relançar por completo a distinção individual (da qual o argentino é detentor).
    Contra o West Brom o Tottenham procurará repetir a exibição de segunda-feira passada, e o momento de forma de Kane torna-o obrigatório nesta jornada. Com Alli, Eriksen e Lamela no apoio, é muito difícil o inglês não fazer o gosto ao pé, tendo a vantagem de ser titular certo, ao contrário de Agüero ou Sturridge (achamos que serão titulares, mas a probabilidade de não o serem é real).
   

Graziano Pellè - Southampton - 8.0
    Não tem muito que saber: o Aston Villa está despromovido, vai ficar em último e, como tal, embora os jogadores não tenham qualquer pressão, não têm também qualquer motivação para correr mais, para meter o pé, etc.
    Por isso mesmo, qualquer avançado que defronte o histórico clube de Birmingham "arrisca-se" a sair de barriga cheia do fim-de-semana. Mesmo jogando fora, o Southampton tem mostrado ser uma das equipas mais consistentes da Premier League, principalmente na 2.ª volta, e Koeman é um dos treinadores que melhor prepara cada jogo. Há ainda a possibilidade do Aston Villa utilizar estes últimos jogos para lançar vários elementos da sua formação (para além de Grealish, do qual esperávamos bastante evolução esta época, há por exemplo Hepburn-Murphy, Suliman e Andre Green), mas acreditamos que esta jornada pode ser um mimo para Pellè, Long, Mané e Tadic. Não é certo que joguem os 4, mas pelo menos três devem ser titulares, e podem pontuar bastante.
     

Joshua King - Bournemouth - 4.3
   Um dos jogos mais curiosos da jornada é o Bournemouth-Chelsea. Se no começo do campeonato nos dissessem que à jornada 34 os cherries teriam apenas menos 3 pontos do que os campeões em título seria fácil imaginar o incrível campeonato da equipa recém-promovida. Como sabemos, o campeonato do Chelsea é que foi anedótico, e a invencibilidade construída sob o comando de Hiddink caiu contra o Swansea mas manteve-se em Stamford Bridge, com Agüero a aplicar chapa 3.
    Sem fazer um campeonato extraordinário, o Bournemouth é uma das equipas do ano (ok, há o Leicester e o West Ham) e Eddie Howe conseguiu garantir que a sua equipa chega à recta final segura e tranquila, fiel à sua ideia de jogo e com um plantel e orçamento muito inferiores à média. Diante do Chelsea, prevê-se um jogo aberto e bem jogado, e Joshua King pode manter a boa forma. Depois de marcar ao Aston Villa e ao Liverpool aproxima-se um novo desafio para um jogador avaliado em 4.3 e que marcou 4 golos nos últimos seis jogos.
    Se por acaso Callum Wilson for titular pela primeira vez desde que está recuperado da lesão, é natural que King seja "atirado" para uma ala mas, seja como for, parece-nos um elemento com potencial para baralhar a defesa do Chelsea.
       

Fabio Borini - Sunderland - 5.4
    Em 2012/ 13 Martin O'Neill era o treinador dos black cats. O caso estava mal parado, foi substituído por Di Canio e o Sunderland garantiu a manutenção. Na época seguinte quando tudo apontava para a descida, Di Canio foi substituído por Poyet e o Sunderland conseguiu permanecer entre os grandes. Já na temporada passada, Poyet começou a época mas foi Advocaat a salvar o Sunderland no limite. O que nos traz a 2015/ 16: Advocaat começou a época, mas o clube mudou de treinador, e Allardyce conseguiu incutir na equipa o espírito necessário para combater até ao fim.
    Norwich, Sunderland ou Newcastle. Só uma destas equipas conseguirá estar na Premier League 2016/ 17, enquanto as outras duas passarão a próxima época no Championship.
    O italiano Fabio Borini, tal como o veterano Jermain Defoe, pode muito bem ser um dos obreiros de mais um pequeno milagre do Sunderland na recta final. Os black cats têm 3 jogos em casa nos últimos 5 (na jornada 37 do Fantasy, são uma das equipas que joga duas vezes, ambas diante do seu público) e a vitória em casa do Norwich pode ter sido um ponto de viragem - ponto a ponto o Sunderland tem lutado, e nos últimos 9 jogos só perdeu por duas vezes (Leicester e West Ham, fora). Parece propositado, e acontece de forma crónica, mas atenção a estas jornadas finais. A primeira final coloca o Sunderland frente-a-frente com um Arsenal que ainda quer garantir o acesso directo à Champions. Os gunners podem até ganhar, mas estejam atentos a Borini, um dos jogadores que pode explodir nestas derradeiras jornadas.
    


Outras Opções:
- Guarda-Redes: Não há De Gea nem penalties para Gomes defender, portanto é simples. Há quatro guarda-redes com boas hipóteses de conseguirem clean sheet: Kasper Schmeichel (5.0), Joe Hart (5.6), Hugo Lloris (5.4) e Fraser Forster (5.0).
    Não excluímos o cenário de Klopp voltar a entregar a baliza a Ward, daí não mencionarmos Mignolet, embora a rotação do técnico alemão não precise de ser tão vincada desta vez (é perfeitamente possível jogar Sábado e quinta-feira, pelo que Klopp só deve fazer algumas pequenas alterações).

- Defesas: Na defesa confiamos numa demonstração de segurança por parte do Leicester. O primeiro classificado recebe um Swansea que, tirando um islandês chamado Sigurdsson, não costuma ser muito perigoso (atenção a Ayew neste jogo) e por isso tanto Christian Fuchs (5.1) como o gigante Robert Huth (4.9) podem dar bons pontos. O mesmo raciocínio se aplica em relação ao Tottenham, equipa na qual Toby Alderweireld (6.4) e Kyle Walker (5.1) são as melhores opções.
    Virgil van Dijk (5.7) pode revelar-se intransponível em casa do Aston Villa, numa jornada que pode ser boa para Sakho e Moreno (caso joguem), Zabaleta, enquanto que no Sunderland-Arsenal, as investidas ofensivas de van Aanholt e Bellerín terão uma palavra a dizer no resultado final.

- Médios: A nível de meio-campo já falámos de Mahrez, e mesmo de King, mas para além do argelino, emergem como principais jogadores Alexis Sánchez (11.0) e Dele Alli (6.2). O chileno marca há 4 jogos consecutivos, enquanto que Alli, apesar de render sobretudo fora, atravessa um momento sensacional.
    O facto de Pellegrini poder deixar De Bruyne no banco é suficiente para não o considerarmos, e o mesmo acontece com Coutinho ou James Milner, embora acreditemos que Klopp só deverá "rodar" aproximadamente 3 (no máximo 4) jogadores do seu melhor 11 neste momento. No Bournemouth, Matt Ritchie pode dar-se bem se tiver Kenedy como lateral-esquerdo; e para além de Alli, Lamela e principalmente Eriksen são bons diferenciais.
    No Southampton, resta saber se Koeman aposta num 4-4-2 (Sadio Mané (7.3) e Tadic a servirem Long e Pellè) ou se apenas três destes elementos são titulares, e na ausência de Vardy podem ser jogadores como Kanté e Drinkwater - ambos a realizarem épocas inesquecíveis, mas que não se reflectem em termos de Fantasy - a agigantar-se.

- Avançados: Com Vardy castigado (ele que seria uma excelente opção para esta jornada), há 4 avançados dos quais será importante terem três - Kun Agüero (13.5), Kane, Daniel Sturridge (10.0) e Pellè.
    Acima já falámos de Pellè e Kane, sendo que o avançado inglês do Tottenham reúne tudo a seu favor nesta jornada - é garantido que será titular, porque não há a possibilidade de, ao contrário de Agüero e Kane, ser poupado para compromissos europeus; e joga segunda-feira, o que pode ser importante porque entrará em campo sabendo o que Agüero fez e como está a luta pelo estatuto de melhor marcador. Claro está que Agüero é Agüero, e como mostrou em Stamford Bridge pode fazer sem grande dificuldade um hat-trick ou pelo menos 2 golos em qualquer jogo. Pellegrini parece ter modificado a sua postura e o mais provável é Agüero ser titular mas durar apenas 60 minutos em campo, saindo caso o jogo esteja resolvido. Pellè, tal como Shane Long, tem o Aston Villa como adversário; enquanto que Sturridge foi suplente utilizado no derby de Merseyside, portanto deve ser titular diante do Newcastle (Klopp pode sempre jogar com Firmino a 9, deixando Sturridge fresco para o jogo com o Villarreal, mas achamos que o britânico será titular).


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): Hart; Walker, Huth, Fuchs; Alli, Sánchez, Mané, Mahrez; Sturridge, Agüero, Kane

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Manchester City v Stoke - Kun Agüero; Aleksandar Kolarov
Aston Villa v Southampton - Graziano Pellè; Shane Long
Bournemouth v Chelsea - Joshua King; Matt Ritchie
Liverpool v Newcastle - Daniel Sturridge; James Milner
Sunderland v Arsenal - Alexis Sánchez; Fabio Borini
Leicester City v Swansea - Riyad Mahrez; Leonardo Ulloa
Tottenham v West Brom - Harry Kane; Kyle Walker

1 comentários: