4 de março de 2013

Champions League - Antevisão 2.ª mão Oitavos-de-Final


    Internautas, consta que vamos voltar a falar de futebol. Consta aliás que vamos passar a falar mais. De tudo um pouco. Não vamos prometer porque senão pareceremos uns não-bloggers anónimos, que prometem que sistematicamente que se vão tornar bloggers assíduos mas nunca o fazem. Continuaremos a escrever quando nos dá vontade, e parece que este é o caso. 
    Na competição mais importante de clubes da Europa inicia-se amanhã a segunda mão dos oitavos-de-final. Se há jogos que estão já bastante encaminhados (Juventus-Celtic e Bayern-Arsenal, por exemplo), doutros não se pode dizer o mesmo. E a UEFA Champions League é palco e sinónimo de emoções e histórias imprevisíveis. Jogo a jogo, deixamos aqui umas palavras, pela ordem em que ocorrerão:


5 Março 19:45
Manchester United – Real Madrid

    O grande confronto destes oitavos-de-final reúne tudo para à priori encher o “Teatro dos Sonhos” com tudo o que um adepto de futebol quer. Se o espectáculo não aconteceu propriamente na 1.ª mão, nesta supõe-se que as coisas serão diferentes. O Real precisa de marcar e o United, como equipa inglesa que é, sentir-se-á na obrigação de mandar no jogo em sua casa. Num jogo imprevisível e que se espera que tenha alguns golos, Cristiano Ronaldo será o foco de todas as atenções, mas espera-se que elementos como Özil ou Di Maria possam também fazer a diferença. Os grandes jogadores vivem dos grandes jogos, e vice-versa. No United, será curioso ver se van Persie não acusa a pressão e Rooney poderá muito bem ser um dos elementos-chave da eliminatória. Será interessante ainda ver como se portarão Fábio Coentrão, Varane, De Gea, Rafael e perceber se Ferguson lança Kagawa depois do jogador japonês ter feito um hat-trick neste fim-de-semana. 50/ 50, mesmo.

5 Março 19:45
Borussia Dortmund – Shakhtar Donetsk

    Era o jogo que aguardava com maior expectativa (a seguir ao United-Real) e na 1.ª mão cumpriu as expectativas, com um futebol mais inocente, aberto e sempre em busca do golo. Em todo o caso, o Dortmund passou o teste na Ucrânia (o Shakthar é rei e senhor em casa), tendo o golo marcado por Mats Hummels sido provavelmente decisivo para a eliminatória. Não tendo hipóteses na Bundesliga face a um Bayern avassalador, o Dortmund terá motivação acrescida para fazer uma boa campanha nesta Champions League e é sem dúvida uma das equipas com maior potencial da Europa, tanto no banco (Jürgen Klopp) como em campo (Hummels-Subotic, Schmelzer, Gundogan, Götze, Reus, Lewandowski, Kuba, etc.). Hummels está ainda em dúvida e pode ser uma baixa significativa, frente a um Shakthar que equilibra o rigor soviético com a pureza do futebol ofensivo brasileiro. E lá no meio, o arménio Mkhitaryan. Espera-se um bom jogo, golos de ambas as equipas e apostaria no Dortmund a seguir em frente.

6 Março 19:45
Paris Saint-Germain – Valência

    Disse Leonardo há dias que este PSG foi uma equipa “construída para a Europa” mas honestamente não me parece uma equipa ainda pronta para lidar com várias das equipas presentes nesta CL (Juventus, Bayern, Real, Manchester, Porto, Barcelona, Dortmund e Arsenal, pelo menos) e inclusive com muitas presentes na Liga Europa. De qualquer forma, a vitória por 2-1 em Valência foi um passo importante para seguir em frente, pese embora a ausência de Ibrahimovic neste jogo poderá dificultar as coisas. É pena o sorteio ter ditado este confronto e ao mesmo nível um United-Real e Bayern-Arsenal, equipas que poderiam durar mais uma fase em competição. O Valência nunca é uma equipa que me convence 100% e julgo que mesmo sem Ibra, há qualidade para se voltar a testemunhar uma vitória ao conjunto parisiense (Pastore acordou na 1.ª mão, Lavezzi foi o melhor em campo e Verratti é um dos médios com maior potencial na Europa). Veremos o que Soldado tem a dizer sobre isto.

6 Março 19:45
Juventus – Celtic

    Ver a Juventus nesta Champions League é recordar a prestação da Itália no Euro 2012. É pena provavelmente não conseguirmos testemunhar um Juventus-Barcelona que seria um jogo interessante, mas voltar a ver Buffon, Chiellini (não jogou a 1.ª mão), Bonucci, Barzagli, Marchisio e Pirlo é equivalente a perceber que estamos perante uma das melhores equipas da Europa na actualidade, brilhantemente orientada por Antonio Conte e que junta ao esqueleto da Itália, o músculo de Isla, Vidal, Asamoah e Pogba (que jogador), tendo depois o imprevisível Vucinic e outros italianos que cumprem sempre – Giovinco e Matri, entre outros. É relativamente escusado falar nesta 2.ª mão porque a Juve, após vencer friamente por 3-0 na Escócia (palco onde Benfica empatou e Barcelona perdeu) pôde começar a pensar já nos quartos-de-final e em reforçar a sua distância na liderança da Serie A. Podemos esperar boas eliminatórias desta Juventus nesta edição da Champions League e esperemos que Conte não faça uma gestão da sua equipa, porque vale sempre a pena ver Pirlo jogar. Do outro lado, uma equipa a tentar o milagre – Hooper, Wanyama, Commons já fizeram História este ano. E ter chegado até aqui já foi, neste caso, uma boa campanha.

12 Março 19:45
Schalke 04 – Galatasaray

    Mais uma eliminatória que não se sabe no que vai dar – o Galatasaray reforçou-se com Drogba e Sneijder, tem em Burak Yilmaz um dos jogadores em destaque nesta edição da Champions League mas, embora tenha sido superior, acabou por empatar em casa com a equipa alemã. Pode-se muito bem dar o caso de, em 8 equipas dos quartos-de-final estarem presentes 3 equipas alemãs. Tal como o golo de Hummels na Ucrânia, o golo do americano Jermaine Jones pode ter sido determinante no rumo da eliminatória. Embora agora sem Holtby, o Schalke continua a contar com um plantel forte, coeso, que se conhece bem e que tem sido regular nas suas prestações europeias – meias-finais da Champions em 2010/2011 e quartos da Liga Europa em 2011/2012. Huntelaar quererá bater Muslera, servido por Draxler, Farfan e com Höwedes a liderar uma defesa normalmente bastante certinha. Ligeiro favoritismo para os alemães, mas Drogba e Sneijder não querem admitir que fizeram uma aposta no cavalo errado. Que o Yilmaz marque outro golo igual.

12 Março 19:45
Barcelona – AC Milan

    Foi a surpresa da primeira mão. Não o facto de o Barcelona não ter vencido, que até se poderia esperar um empate. Mas o facto de ter perdido… e por 2-0. O tiki-taka não gerou um lance de perigo, vacilou perante um AC Milan que defendeu exemplarmente e foi visceral na Hora H. A 1.ª mão exponenciou e bem a atenção que será dada por todo o mundo a esta 2.ª mão, onde o Milan será o herdeiro de Inter e Chelsea em mais um jogo em que o tempo parecerá uma ampulheta. O Barcelona está abalado, Messi só marcou a equipas italianas de penalty até hoje (honestamente acho que neste jogo esse dado vai mudar), mas acredito que o Milan siga em frente. É difícil para uma equipa estar sempre motivada e querer ganhar tudo ano após ano, e ainda para mais quando se joga a 10 à hora, procurando adormecer o adversário. O segredo para não perder com o Barcelona é dar Red Bull a todos os jogadores. Atenção a Messi e Iniesta, seria positivo para o Barcelona Pedro ser titular, mas aguardo com expectativa a qualificação do Milan, uma qualificação allegri.

13 Março 19:45
Málaga – Porto

    E a 13 de Março finalmente joga a única equipa portuguesa em prova. Será importante perceber se as lesões que devem impedir Moutinho e Mangala de jogar frente ao Estoril se estenderão ou não a este jogo. Isto porque Mangala, como um amigo meu dizia no outro dia, é o melhor central portista neste momento e Moutinho (considerando que James ainda está a regressar da lesão) é o jogador mais influente na construção de jogo do Porto. Sem esses dois jogadores a missão poder-se-ia tornar mais complicada, mas julgo que a experiência do Porto na Europa será suficiente para não desperdiçar uma vitória de 1-0 em casa. Jackson quererá voltar a escrever o seu nome nos palcos europeus e James poderá daqui a pouco mais de uma semana já estar a voltar a ser o que é. O favoritismo é do Porto, mas terá que jogar melhor do que contra Rio Ave e Sporting. Isto porque do outro lado estará uma equipa que para aspirar a um lugar nos quartos terá que jogar como sabe e não se submeter ao jogo portista como tacticamente se dispôs na primeira mão. Francisco Alarcón – Isco – tem que ser deixado à sua vontade no meio-campo e Saviola merecia ser colocado a titular. Mas sim, devemos ter o Porto nos quartos.

13 Março 19:45
Bayern Munique – Arsenal

    Poucas palavras há a dizer sobre esta eliminatória. O Bayern é, muito provavelmente, o maior candidato a ganhar a Champions League 2012/2013. Tem um plantel incrível, imensas soluções, rotinas de jogo defensivas e ofensivas, um equilíbrio técnico, táctico e físico determinantes e tem tudo para voltar a ganhar frente a um Arsenal que, para mim, já deveria ter agradecido a Wenger por tudo mas escolhido um caminho diferente. Ano após ano o Arsenal apaixona mas falha, precisa de se reforçar e de mudar para conseguir dar um passo em frente. Cazorla, Wilshere e Walcott tentarão operar um milagre na Baviera, mas teremos certamente o Bayern nos quartos. A meu ver, o Bayern e o vencedor da eliminatória United-Real são os grandes candidatos, caso não se encontrem antes, a um lugar na final. A isto se junta talvez a Juve, consoante o seu caminho. E era engraçado o Dortmund ser o outsider deste ano na Europa. É provável que Guardiola “pegue” numa equipa campeã da Europa. E com isto resumo as hipóteses do Arsenal nesta 2ª mão.

MP.

0 comentários:

Enviar um comentário