15 de março de 2013

Sorteio Champions League e Liga Europa


O sorteio da UEFA Champions League ditou nos quartos-de-final 4 confrontos todos eles bastante diferentes, mas (pelo menos) diferentes do ensaio, ao contrário do que aconteceu no ano passado. O sorteio das meias-finais, tal como na Europa League será separado e posterior, ao contrário dos últimos anos.

Quartos de Final CHAMPIONS LEAGUE:

Málaga - Borussia Dortmund
Real Madrid - Galatasaray
PSG - Barcelona
Bayern - Juventus

    O Málaga, equipa que eliminou o Porto jogará frente a outro outsider - Dortmund - o que significa que nas meias-finais teremos uma equipa que não seria esperada à partida. Pode ser um grande momento para a história do Borussia Dortmund, com a segunda mão em sua casa. Duas equipas diferentes, orientadas por duas doutrinas completamente distintas mas unidas por não terem nenhum peso nos seus ombros. O Dortmund é mais homogéneo mas nunca se sabe o que o Málaga de Isco, Joaquín e Saviola pode fazer.
    
    A equipa de Mourinho e CR7 teve, à priori, um sorteio favorável. Evitou grandes nomes e um jogo cabeça de cartaz mas o ambiente turco na segunda mão será infernal. Foi com alguma sorte que o Galatasaray chegou a esta fase (também por algum demérito do Schalke 04), Drogba e Sneijder ainda não acrescentaram valor mas Burak Yilmaz quererá bater-se com Ronaldo, sendo eles os dois melhores marcadores da competição. Impõe-se ao Real que jogue como nunca em casa e consiga resolver a eliminatória aí.
    
    O PSG ficou atrás do Porto na fase de grupos, mas ainda perdura em competição. Ibrahimovic terá a sua hipótese de vingança, e uma segunda mão em Camp Nou, perante um Barcelona que se motivou de forma europeia depois de "virar" o AC Milan do avesso. O Barça é favorito, mas este PSG é imprevisível - à imagem do seu melhor jogador - faltando no entanto alguma capacidade de sacrifício no meio-campo e riqueza táctica para suportar a posse de bola catalã. Lavezzi, Pastore, Lucas, Verratti e Ibra esperam todos por estes momentos para se mostrar ao mundo, mas muito terão que correr pela equipa. O alien catalão jogará, e por isso o Barcelona tem vantagem.
    
    Por fim, o grande jogo destes quartos-de-final. Juventus e Bayern defrontar-se-ão numa eliminatória que tem todos os ingredientes. Duas defesas incríveis (a da Juventus ligeiramente superior), dois grandes guarda-redes, duas disposições e abordagens distintas e tínhamos alertado, esperançadamente, que o jogo que tivesse a Juventus seria bastante interessante de acompanhar. Quem daqui sair vivo, ganhará claramente motivação acrescida para as meias e, num jogo destes, os dois guarda-redes podem desempenhar papel decisivo.



A Liga Europa não ditou nenhum jogo incrível (conseguir-se-ia se houvesse um par entre Lázio, Tottenham, Chelsea e Benfica) e a melhor eliminatória acaba por ser, antecipadamente, o Benfica-Newcastle. Em todo o caso, os dois gigantes ingleses, a matreirice italiana e a maior qualidade do plantel de Jorge Jesus podem e devem fazer estas quatro equipas chegar às meias-finais. Newcastle e Rubin Kazan deverão ser quem vai querer incomodar.

Quartos de Final EUROPA LEAGUE:

Chelsea - Rubin Kazan
Tottenham - Basel
Fenerbahçe - Lázio
Benfica - Newcastle


    Caso o Chelsea se aplique e esforce, pode facilmente resolver a eliminatória em Stamford Bridge. Há argumentos suficientes para esta equipa se bater com qualquer outra, mesmo tendo no banco um homem que tem dificultado a vida a si mesmo. O Rubin Kazan é uma equipa perigosa, com vários elementos interessantes, mas sem o peso a todos os níveis de Mata, Hazard, David Luiz e companhia. Depois de ganhar a Champions, o Chelsea precisa apenas de jogar o suficiente para estar nas 4 melhores equipas da Liga Europa.

    André Villas-Boas venceu a competição há dois anos atrás e é um dos favoritos para levantar a taça em Amesterdão. O Tottenham defronta um adversário interessante, mas bastante inferior a todos os níveis a este Tottenham. Gareth Bale volta e, como tal, a equipa voltará a ter um farol após o (quase) descalabro de Milão. Vertonghen, Walker, Dembelé, Sigurdsson, Lennon, Defoe e Adebayor parecem ingredientes suficientes para bater o jovem Sommer.

    Cuidado Lázio, atenção à primeira mão, mas trata dos turcos com o rigor e cinismo que se pede. Uma inteligente Lázio deverá seguir em frente e ser uma pedra no sapato para qualquer uma das equipas que lhe apareça em sorte nas meias-finais. Claro está que o Fenerbahçe tem alguns elementos imprevisíveis, mas é menos fiável e tacticamente mais fraco. E ainda há Libor Kozák, melhor marcador da Liga Europa, a querer dilatar a sua vantagem, apoiado por Hernanes, Candreva, Mauri e tantos outros elementos.

    Por fim, o Benfica. Um bom sorteio para o clube da Luz. Seria melhor apenas se o Benfica jogasse em casa a segunda mão e não em St. James Park, mas o Newcastle é uma equipa ao alcance do Benfica e que garantirá uma eliminatória interessante. Bons jogadores, bons ambientes, naquele que é o confronto mais antecipado destes quartos-de-final. Papiss Cissé é a estrela maior do Newcastle, mas há Cabaye, Ben Arfa, Sissoko, Marveaux, Gouffran. Caberá ao Benfica dar duas grandes noites europeias aos seus adeptos. No entanto, Jesus, cuidado com a gestão, porque o que deu para se fazer com o Bordéus é perigoso com uma equipa como a de Alan Pardew.

0 comentários:

Enviar um comentário