13 de março de 2013

Europa League - Antevisão 2.ª mão Oitavos-de-Final


Amanhã a Europa continua a dar futebol aos olhos de quem mais gosta e vibra, na segunda competição europeia mais importante de clubes. A habitual liga Euro-poupanças está cada vez mais perto da altura em que as equipas deixam de gerir e poupar porque vêem o troféu próximo e nesta quinta-feira teremos alguns jogos que se perspectivam como bem interessantes.

17:00
Rubin Kazan – Levante
O empate a zero em Espanha na primeira mão deixou a eliminatória em aberto e o Rubin Kazan com a consciência de que tem o factor casa a seu favor. Sem Míchel e Ansaldi (jogadores importantes em cada uma das formações, expulsos no primeiro jogo), antevê-se um jogo entre duas equipas maduras – o Levante tem vários jogadores experientes e no apogeu da sua carreira, e o Rubin Kazan vai-se habituando às andanças europeias (precisamente na Liga Europa). Ligeiro favoritismo para a equipa de leste, que terá que ter em conta as movimentações de Ríos, Iborra, o sempre irrequieto Obafemi Martins e o capitão Barkero. Na equipa da casa, Salomon Rondón poderá desempenhar um papel importante na eliminatória, secundado por Gökdeniz Karadeniz, Natcho, Eremenko, Kasaev e companhia – a defesa do Rubin pode fazer a diferença nos confrontos individuais deste jogo.

17:00
Zenit – Basel
Witsel, Hulk, adeus. É o que qualquer benfiquista e portista acho que esperam dizer no final desta segunda mão. O Zenit reforçou-se, tem de facto um conjunto de bons jogadores mas cada vez menos tem uma equipa. Hulk não é respeitado e apoiado pela equipa, vê-se em campo, e acaba por individualmente fazer a diferença (foi assim com o Liverpool) e Witsel é um desperdício, e sê-lo-á por mais anos, naquele meio-campo. O Basel tem ganho tarimba europeia nos últimos anos, no ano passado eliminou o Manchester United da Champions League e a vitória por 2-0 na Suiça põe a equipa em boa posição para se qualificar. Não tem os nomes sonantes do Zenit (que não contará com Neto, que foi expulsou e fez um penalty na primeira mão) mas tem uma equipa sólida e com um grande guarda-redes na sua baliza – Yann Sommer poderá muito bem fazer perdurar a vantagem do Basel, e daqui a poucos anos estaremos a vê-lo num clube de maior dimensão – cheira a Premier League.

18:00
Inter – Tottenham
E às seis da tarde, hora portuguesa, o Inter procurará um milagre contra um Tottenham sem Gareth Bale. Na Premier League deste ano, nos 4 jogos que Bale não jogou o Tottenham perdeu dois (em casa com o Chelsea e fora com o Everton), mas o brilhante trabalho de André Villas-Boas com a equipa ideal para si deverá ser suficiente para evitar um pesadelo em Itália. O Tottenham tem equipa para se bater novamente com o Inter, pese embora Guarín, Palacio e companhia queiram pelo menos ganhar. O Inter poderá até ganhar, mas é difícil crer que o Tottenham não marcará – Defoe está a regressar à sua boa forma, Vertonghen tem-se exibido ao nível dos melhores centrais do momento e Sigurdsson vai progressivamente ganhando confiança. Ainda há Moussa Dembelé, que cresce ao ritmo do crescimento desta equipa do Norte de Londres. Espera-se o Tottenham nos quartos e julgo que pode ser considerado “a equipa a evitar”, nomeadamente para o Benfica.

20:05
Fenerbahçe – Viktoria Plzen
A vitória turca fora na primeira mão ajudou o Fenerbahçe a estar mais próximo dos quartos. O atemorizador ambiente caseiro joga a seu favor, mas a verdade é que este Plzen não tem pressão e já surpreendeu em Nápoles. O Fenerbahçe reúne um conjunto de jogadores curioso, equilibrando alguns experientes jogadores turcos com jogadores que podiam ter dado um melhor rumo às suas carreiras – casos de Kuyt e Sow. O Plzen, com Duris, Bakos, Kolar, Horvath (sim, o Horvath do Sporting) e Rajtoral tentará fazer o que fez em solo italiano na eliminatória anterior, mas o Fenerbahçe é favorito para seguir em frente.

20:05
Bordéus – Benfica
A meu ver, Jorge Jesus devia ter lançado um melhor onze na primeira mão, resolvido a coisa cedo e gerido depois. Uma vez que era mais fácil ter elementos menos rodados frente ao Gil em casa do que em Guimarães. A verdade incontornável é que na primeira mão o Benfica fez um jogo fraco, sem dinâmica e no qual valeu o golo de Rodrigo (a meias com Carrasso). Ficou claro que este Bordéus é muito inferior ao potencial do Benfica, e é possível que a vitória por 5-0 tenha aumentado a moral encarnada, mas veremos como Jesus dispõe a equipa em campo – provavelmente André Almeida e Rodrigo terão minutos. Com uma gestão ponderada, o Benfica pode voltar a vencer, e desta vez felizmente já tem Nemanja Matic (que diferença faz!). Jogar Lima e Salvio de início (o que talvez não aconteça) seria sempre mais seguro, ainda para mais considerando que Garay não poderá jogar e Luisão também não. Roderick (preferia Miguel Vítor) e Jardel não são uma dupla 100% segura, portanto caberá a quem estiver à frente facilitar a coisa para o Benfica passar. Porque, convenhamos, o Benfica é uma das equipas favoritas nesta Liga Europa. Tudo o que não seja o Tottenham (ou o Chelsea, mas mesmo aí não é linear quem venceria, pela imprevisibilidade da equipa de Stamford Bridge) é um bom sorteio para o clube da Luz na próxima fase, mas primeiro há que eliminar o Bordéus, acredita-se com uma boa falange de apoio portuguesa lá.

20:05
Newcastle – Anzhi
Pode-se considerar um dos jogos mais curiosos desta segunda mão dos oitavos. Newcastle e Anzhi empataram 0-0 na primeira mão e espera-se que decidam jogar à bola nesta segunda mão. A equipa inglesa poderá contar com Papiss Cissé (que não pôde jogar no primeiro jogo por estar doente) e honestamente acredito que St. James Park acabe em festa. Cabaye e Sissoko estão em grande forma e se a defesa fizer bem o seu trabalho, o Newcastle (embora longe do nível do ano passado) tem tudo para marcar presença entre as 8 equipas finais da Liga Europa. Claro que quem tem Eto’o, Willian, Lacina Traoré (será aposta a titular?), Jucilei e Carcela pode mudar o jogo a qualquer momento. Jogo interessante e que pode ganhar maior interesse se “abrir” cedo.

20:05
Lazio – Estugarda
Um pouco à imagem do Tottenham, a Lazio resolveu a coisa na primeira mão. Ederson e Onazi marcaram e o Estugarda, que não tem equipa para esta fase ou pelo menos para a Lazio, praticamente hipotecou as chances de sonhar com um lugar nos quartos. A Lazio tem na defesa uma das suas forças, secundada por um meio-campo operário e em alta rotação. Era uma boa opção por parte de Petkovic dar a titularidade ao checo Libor Kozák – com os golos que está a marcar, merece oportunidade a titular na Europa.

20:05
Chelsea – Steaua
O presidente do Steaua gozou com o Chelsea e vamos ver quais as consequências. Disse o senhor inclusive que, para o ano, só Barcelona e Real os poderiam parar na Champions League. Sim, a demagogia instalada numa cabeça romena. A verdade é que o Chelsea perdeu por 1-0 na Roménia mas, caso Benítez não seja parvo e coloque a melhor equipa a jogar, o Chelsea tem todas as condições para seguir em frente. Quem tem Mata, Hazard e Óscar e os apanha em dia sim, pode fazer qualquer coisa. É jogo para David Luiz estar na defesa, Ramires estar no meio-campo com Mikel a fechar as portas e “soltar” os criativos e já agora, que jogue Demba Ba. O Chelsea é sempre imprevisível mas, a apostar, apostava na equipa inglesa.

MP

0 comentários:

Enviar um comentário