13 de março de 2013

Qual é o teu nº de cabelo, Norte Coreano?


    Portugal venceu a Coreia do Norte por 7-0 no Mundial 2010. Nunca mais se ouviu falar de nenhum daqueles jogadores norte-coreanos… Quando estiver mais saudável economicamente há certos países que gostaria de visitar, obviamente, no entanto a Coreia do Norte seria muito provavelmente um país a evitar. Porquê? Porque eu já não gosto de jogar Sims. Mas o que raio é que ele está para aqui a dizer? Em jogos de personalização do jogador, como o simulador The Sims ou mesmo um jogo de futebol (PES ou FIFA) há determinados cortes de cabelo pré-definidos e nós que nos moldemos às opções que existem. É assim na Coreia do Norte.

    As ditaduras e a forma como estancam uma sociedade sempre foi algo muito engraçado (figura de estilo identificável – ironia). Mas depende sempre da perspectiva. Isso é que é preocupante. Se me disserem para eu comer ovos mexidos todos os dias e de repente me disserem, “generosamente” que afinal posso variar entre ovos mexidos, arroz de cabidela, ameijoas e esparguete à bolonhesa, parece-me que estão a ser incrivelmente simpáticos comigo, mesmo estando eu a perder 500.000.334 iguarias do mundo. O regime norte-coreano ditou portanto, num momento de “modernidade, transparência e generosidade para com a população” que há 28 penteados possíveis no país.

    Para os homens há 10 penteados possíveis. O comprimento do cabelo não pode passar os 5 centímetros e ninguém pode ter o cabelo do líder Kim Jong-Un. Ninguém! Era só o que mais faltava a plebe afrontar assim o senhor poder. Acho, porém, que escusado será dizer que esta medida era... escusada. Passo a redundância. É olhar para o cabelo dele e perceber que provavelmente não haveria muita gente a copiar. Digo eu. Mas não pensem que os cidadãos dão a volta à coisa com perucas, senhores espertalhões, porque elas também são proibidas. Assim como os cabelos com gel e os cabelos longos, porque isso é para maricas, segundo o Jong-Un. O Ronaldo teria uma neurose na Coreia do Norte e compreende-se um pouco, como jogadores visionários que eram, a abordagem dos jogadores norte-coreanos na derrota por 7-0 a jogadores como CR7 e o Tiago. “게이 잠깐만 ! 근처에 가지 마세요. 통과시켜” gritavam eles em campo, que é como quem diz “Espera aí que esse é rabiló! Não te aproximes dele. Deixa-o passar”.
    As senhoras norte-coreanas têm muito mais sorte. Mas muito mais sorte mesmo. Elas podem escolher entre 18 penteados possíveis. Sim, dezoito! Que inveja… Claro está que há diferenças entre as mulheres que já têm um norte-coreano para cortar o cabelo em casa e as que não têm, digo com isto casadas e solteiras. As casadas podem-se dar ao luxo de andar com o cabelo comprido ou apanhado – sim, toda esta medida do governo norte-coreano é uma medida de incremento da taxa de casamentos e porque não de natalidade por consequência. Não pensou o Cavaco nisto… O problema depois seria só tratar da extradição da Wanda Stuart.

    Quem não usar os cabelos impostos, vai de cana. Simples. “Cidadão norte-coreano, esse penteado não está no catálogo” “Está sim, senhor guarda” “Não, não, parece-me mesmo um cabelo com 7 centímetros de comprimento. É perpétua, cidadão, é perpétua” … “Querida norte-coreana, como vai querer hoje o cabelo?” “Ai, não sei, Ang-Lee estou com tantas dúvidas… Eu acho que o 13 me fica bem. Mas com o 16 e o 15 tão na moda...”.
                
    O problema é que, olhando para o catálogo, os cabelos masculinos, por exemplo, são quase iguais. Ainda por cima. Olhando para a imagem ao lado, vou indicar o nome, a meu ver, de cada um dos incrivelmente diferentes penteados: 
1 – tenho o cabelo armado, sou o Jay Leno, em asiático. 
2 – tenho o cabelo igual ao nº1 mas estou de lado. 
3 – sou o nº1. 
4 – também tenho o cabelo armado, mas tenho uma risca que vi que o Ronaldo usava no cabelo dele, para além disso tenho algum gel no cabelo portanto vou ser preso. 
5 – fui à máquina e pedi pente 3. 
6 –  tenho uma onda no cabelo, sou tão estiloso. 
7 – sou o nº3, logo sou também o nº1. 
8 – tenho um cabelo estranho. 
9 – tenho um cabelo estranho e uma franja às farripas. 
10 – uso um capachinho, espero que não reparem, senão torno-me companheiro de cela do nº4. 
Com isto percebemos que não só os norte-coreanos são “generosos” com o seu povo como ainda por cima pretendem, em 10 penteados, criar armadilhas.
                
    De resto, como noticiou o Diário de Notícias ao abordar este assunto, o governo norte-coreano já tinha imposto regras relativas à aparência, ou pelo menos tentado impactar fortemente a sua população. Em 2004 houve uma acção de publicidade que advertia para o facto dos cabelos compridos afectarem a inteligência. E aqui eu desisto de comentar, porque acho que já chega. Já agora, aconselho duas coisas: encaminhem as pessoas com menor criatividade nacional para cabeleireiras e barbeiros e se calhar faz sentido a criação de formas para cortar o cabelo. E há muita cozinheira aí que tem uma panóplia de formas superior ao número que seria preciso para estes cabelos formatados.
    Espero que o Kim Jong-Un também não aceda ao Google como os seus súbditos e que portanto não leia isto, mas se eu amanhã levar com um balázio a atravessar uma passadeira irei supor que foi ele. Algures numa cave norte-coreana um revolucionário prepara uma película intitulada “O meu cabelo é o nº29” – que será o mote da rebelião. Ou então não. MP

0 comentários:

Enviar um comentário