15 de março de 2013

Balanço Oitavos-de-final Europa League


    Grande noite de Liga Europa, com especial destaque para o Inter-Tottenham. O jogo do Benfica foi também rico em golos, mas as emoções foram mais fortes em Stamford Bridge, onde o Chelsea eliminou o Steaua. A emoção foi de resto sinónimo de Inglaterra hoje, tendo Papiss Cissé decidido o destino do seu Newcastle aos 93 minutos de St. James Park. 
    No resto da Europa houve bons golos, duas equipas milionárias (Anzhi e Zenit) disseram adeus e destaque-se ainda Libor Kozák, avançado da Lázio e melhor marcador desta Liga Europa, que fez um hat-trick.



17:00
Rubin Kazan 2 – 0 Levante


    O Rubin Kazan confirmou o favoritismo (depois de ter empatado a zero em Espanha) e carimbou a passagem para os quartos-de-final, após 120 minutos de futebol. A equipa russa foi sempre mais afoita na procura do golo, mas Keylor Navas, guarda-redes costa-riquenho do Levante, estava em dia Sim. Os 90 minutos mostraram duas equipas relativamente inconsequentes, embora tenha sido o Rubin a ficar por mais vezes perto do golo – Rondón (por duas vezes), Natcho e Gökdeniz Karadeniz ameaçaram a baliza, mas o guarda-redes da equipa espanhola quis levar o jogo a prolongamento.
    Foi precisamente já na segunda parte do prolongamento que o Rubin, equipa perigosa no seu terreno e já com alguma bagagem europeia, se adiantou no marcador por intermédio do avançado Salomon Rondón. A festa russa avolumou-se dois minutos depois quando o guarda-redes Ryzhikov assistiu o recém-entrado Dyadyun para o 2-0 final. Não sendo um favorito, este Rubin Kazan tem elementos interessantes e uma equipa homogénea.

Homem do Jogo: Salomon Rondón (Rubin Kazan)
Jogador da Eliminatória: Natcho (Rubin Kazan)

17:00
Zenit 1 – 0 Basel


    Witsel, Hulk, adeus. Já o podemos dizer. O Basel viajou até à Rússia com a sua vantagem de dois golos e até foi o primeiro a criar perigo através do pequeno chileno Díaz. À passagem da meia hora, os senhores milhões responderam – canto do lado direito de Hulk, Lombaerts penteou a bola ao primeiro poste e Axel Witsel só teve que encostar com a sua farta cabeleira. Witsel que voltaria a criar perigo passados poucos minutos, tendo a expulsão de Díaz em cima do intervalo dado um ainda maior alento à equipa do petróleo.
    Na segunda parte houve muito mais Zenit, sobretudo a partir da entrada de Bystrov aos 73 minutos. O jogador russo rematou ao poste e depois ganhou um penalty bem assinalado aos 87 minutos. No entanto, Yann Sommer (tínhamos referido que poderia ser decisivo na eliminatória) defendeu a grande penalidade do capitão Roman Shirokov, gelou o já gelado ambiente de São Petersburgo e deixou o Zenit pelo caminho.

Homem do Jogo: Axel Witsel (Zenit)
Jogador da Eliminatória: Yann Sommer (Basel)

  
18:00
Inter 4 – 1 Tottenham


    O jogo grande dos oitavos-de-final foi, de facto, O Jogo grande (passo a redundância). Tínhamos dito que o Tottenham de Villas-Boas deveria ter o suficiente para evitar o pesadelo em Milão, mas a verdade é que o que se viu é que Gareth Bale faz a diferença entre o céu e a terra para a equipa de Londres.
O Inter entrou fortíssimo – Cassano ameaçou Friedel e minutos depois após um grande central de Palacio, fez o 1-0 de cabeça. O caudal ofensivo manteve-se e Rodrigo Palacio rematou de seguida à barra, e até ao intervalo o melhor lance deu-se na baliza contrária, desperdiçado por Adebayor.
    Começou a segunda parte e o Inter voltou a entrar forte – grande passe de Cambiasso e Palacio (quem mais!) fez o 2-0. Só faltava um para empatar tudo e Gallas, após um livre de Cassano, deu uma ajudinha. Claramente o jogo europeu mais épico do Internazionale desde a saída de Mourinho. E a história só não se escreveu de outra forma porque Cambiasso não conseguiu marcar já no tempo de compensação.
    Villas-Boas desejaria naquele momento poder lançar Bale, mas o Tottenham entrou bem no prolongamento. Handanovic (que já se tinha evidenciado no tempo regulamentar a defender um remate de Kyle Walker), defendeu um cabeceamento de Jan Vertonghen e um forte remate de Dembelé, no qual na recarga Emmanuel Adebayor marcou o golo que fez toda a diferença e que impunha ao Inter a necessidade de marcar mais 2 golos.
Aos 109 minutos Cassano cruzou e Ricky Alvaréz marcou de cabeça. A esperança tinha voltado, mas até ao fim a emoção baixou de tom.
    Grande jogo europeu, mas nos quartos o Tottenham terá Bale e, como se viu, o poder e confiança com o jogador galês aumenta consideravelmente. Daí, ser ele o jogador da eliminatória.

Homem do Jogo: Antonio Cassano (Inter)
Jogador da Eliminatória: Gareth Bale (Tottenham)


20:05
Fenerbahçe 1 – 1 Viktoria Plzen


    Uma equipa turca nos quartos da Champions (Galatasaray) e uma nos quartos da Liga Europa. O Fenerbahçe tinha ganho 1-0 em terras checas e, num estádio nu (de público) entrou forte e dominou toda a primeira parte. Ao som do futebol brasileiro de Cristian, os turcos foram ameaçando o golo, tanto pelo nº16 brasileiro, como por intermédio do avançado Moussa Sow. No entanto acabaria por ser o jovem de 19 anos Salih Uçan, nova coqueluche do clube, que desbloquearia o jogo aos 44 minutos. Assistência de Cristian, Horvath não aliviou a bola e o jovem turco pôs alguma justiça no marcador.
    A segunda parte foi do Plzen. Não ao nível do que apresentou em Nápoles, mas mostrando muita vontade, a equipa capitaneada pelo ex-Sporting Horváth tentou o golo pelos pés do capitão, empatou o jogo com um golo de Darida e Limbersky ainda rematou ao poste da baliza de Volkan Demirel (o António Raminhos turco e maçudo).
    Precisará de sorte no sorteio para sonhar com um lugar nas meias-finais, mas quando se chega à fase de 8 equipas, nunca se sabe.

Homem do Jogo: Salih Uçan (Fenerbahçe)
Jogador da Eliminatória: Cristian (Fenerbahçe)


20:05
Bordéus 2 – 3 Benfica


    O Benfica ganhou fora um jogo europeu em que apresentou uma linha defensiva de André Almeida, Roderick, Jardel e Melgarejo. JJ continua a confiar no seu plantel, viu-se afectado pelas lesões dos seus centrais titulares mas a equipa (e Cardozo) soube responder nos momentos certos.
    O Bordéus até entrou melhor, mas foi Salvio o primeiro a ter uma grande oportunidade – Carrasso fez questão de ser um desmancha-prazeres. 30 minutos, canto de Ola John e Jardel finalmente traduziu em golo uma das milhentas bolas que consegue ganhar nas alturas em bolas paradas ofensivas. Merecia este golo o 3º central benfiquista.
    Até ao intervalo nada a registar, sendo que aí e no começo da segunda parte era Nico Gaitán (hoje capitão do Benfica) que ia orquestrando o jogo. Já se sabe que Artur na Europa é sempre Rei Artur e fora sobretudo, mas aos 73 minutos nada podia fazer após o remate de Diabaté. Cardozo tinha entrado aos 66 e um minuto depois do golo francês, voltou a pôr o Benfica em vantagem após grande jogada colectiva. Ola John, Nico Gaitán a levantar a bola e Cardozo ainda tirou um adversário do caminho antes de rematar para o golo. Frieza e classe, parte I.
    No início do tempo de compensação Jardel, danado para os golos, acabou por fazer auto-golo, o que só serviu para espicaçar Takuara. Cardozo ganhou uma bola nas alturas, teve mais uma vez calma a desembaraçar-se do opositor e lá fez o 3-2 final. Frieza e classe, parte II.
    Grande jogo de Cardozo, bom jogo de Gaitán, bom esforço do Bordéus, mas claros sinais pela eliminatória toda de que o Benfica é muito superior a este Bordéus. O clube da Luz fica agora à espera do resultado do sorteio, sendo que Tottenham, Chelsea e Lázio seriam equipas preferíveis apenas nas meias-finais – Bale, o tridente criativo (Mata, Hazard e Óscar) e a sabedoria táctica da Lázio não estão fora do alcance do Benfica, mas era prioritário o Rubin Kazan, Fenerbahçe, Basel ou mesmo o Newcastle.

Homem do Jogo: Óscar Cardozo (Benfica)
Jogador da Eliminatória: Óscar Cardozo (Benfica)


20:05
Newcastle 1 – 0 Anzhi


    Grande noite em St. James Park. O Newcastle seguiu para os quartos e tem na Liga Europa o seu foco desta época, dando sequência à incrível Premier League que realizou na época passada.
    A primeira parte até teve mais Anzhi. A endinheirada equipa de leste procurou o golo, sempre com Samuel Eto’o envolvido nas jogadas. A segunda parte, essa, foi bem mais animada. Os 51 minutos Steven Taylor, o sempre esforçado central inglês, desperdiçou um lance de muito perigo na sequência de um livre do capitão Cabaye e, poucos minutos depois, um dos momentos determinantes do jogo. Uma imprudente entrada de Carcela-González valeu-lhe o segundo cartão amarelo e a partir daí, o poderio africano do Newcastle fez-se sentir. Tioté procurou o golo, Sissoko foi crescendo com o jogo, mas em cima dos 90 minutos Boussoufa ia gelando o ambiente em Inglaterra, mas o seu livre directo foi à barra.
    Aos 93 minutos, Marveaux colocou a bola na área e Papiss Demba Cissé cabeceou sem hipóteses, para os quartos-de-final da Liga Europa.

Homem do Jogo: Papiss Cissé (Newcastle)
Jogador da Eliminatória: Papiss Cissé (Newcaslte)


20:05
Lazio 3 – 1 Estugarda


Vénia a Libor Kozák. Tínhamos aconselhado Petkovic a colocar o ponta de lança checo a titular neste jogo, ele fê-lo e Kozák deu-lhe 3 golos.
A Lázio ganhara 2-0 em solo germânico e hoje já estava com o mesmo resultado aos oito minutos. Aos 6 minutos o lateral Radu cruzou tenso para o faro de golo de Kozák e, dois minutos volvidos, foi o “cérebro” Hernanes a descobrir Kozák para o bis.
O jogo não teve muita história e os lances de perigo voltaram com o golo alemão. Uma rara descoordenação defensiva fez com que Hajnal reduzisse, sendo que Bizzarri (já tinha entrado para o lugar do guardião Marchetti) ainda teve que fazer uma defesa apertada para travar o ímpeto do Estugarda. Foi só no fim que Libor Kozák voltou a dar um ar da sua graça, com um oportuno cabeceamento após bom cruzamento de Candreva.
A Lázio, equipa de Pereirinha, é uma equipa perigosa e, embora seja à priori inferior a Tottenham, Benfica e Chelsea poderá ser um quebra-cabeças para quem a apanhar. Seria interessante a todos os níveis um Lázio-Newcastle. Palavras finais para Kozák, melhor marcador isolado desta Liga Europa, e um jogador que pode muito bem transferir-se no próximo Verão. Premier League ou Bundesliga têm muitas equipas onde ele assentava bem.

Homem do Jogo: Libor Kozák (Lázio)
Jogador da Eliminatória: Libor Kozák (Lázio)


20:05
Chelsea 3 – 1 Steaua


Pois é, presidente do Steaua, mais valia termos ficado calados não era? Era. “Ah e tal, para o ano na Champions só o Barcelona e o Real é que nos param, o Chelsea é muito inferior a nós”. Pessoalmente, não simpatizo com o Chelsea. Não gosto de Abramovich, de Rafa Benítez, espero que Mourinho não volte para lá, e não gosto que alguns jogadores lá estejam (D. Luiz, Mata, Ramires, Hazard, entre outros). No entanto, era minimamente lógico que se o Chelsea se esforçasse um bocadinho e pusesse os criativos a jogar, a coisa corria bem. E correu.
Aos 12 minutos valeu Cech. Enorme defesa a evitar o fim da eliminatória logo ali. Pouco depois da meia hora, Ramires transportou jogo, serviu Mata e o mais inspirador jogador do Chelsea fez o primeiro do jogo. Em cima dos 45, o presidente do Steaua abriu a garrafa de champanhe – na sequência de um canto, Chiriches empatou. O Chelsea precisava então de dois golos e eles aconteceram. Livre indirecto de Hazard e o capitão John Terry relançou a eliminatória num bom cabeceamento. E o golo decisivo veio de quem? Foi mesmo o improvável El Niño. Mata pegou na bola, passou para a zona de Hazard que com um ligeiro toque de calcanhar/ simulação pôs Torres em posição de marcar. Até ao fim, Eden Hazard ainda ganhou um penalty (é-lhe tão fácil ganhar penalties, se quiser) só que decidiram dar a bola ao Fernando. E já se sabe, um golo é bom, mas dois já seria uma utopia. Portanto a bola foi à barra.
O Chelsea é imprevisível, e o melhor mais valia ser o sorteio ditar um Chelsea-Tottenham, para não se perder muito tempo nas viagens pelo continente e se manterem nas ilhas, e um gigante tombar logo, claro.

Homem do Jogo: Juan Mata (Chelsea)
Jogador da Eliminatória: Juan Mata (Chelsea)


Contagem final: no conjunto das duas competições mais importantes de clubes na Europa encontramos 3 equipas espanholas, 3 equipas inglesas, 2 equipas alemãs, 2 equipas italianas, 2 equipas turcas e uma equipa de Portugal, Rússia, França e Suiça.

O sorteio da Liga Europa é às 12h de amanhã, uma hora depois do sorteio dos quartos-de-final da Champions.

MP

0 comentários:

Enviar um comentário