14 de janeiro de 2012

Tudo sobre os Globos de Ouro 2012

Humanos fiéis, tenho algo a comunicar-vos.
Na madrugada de domingo para segunda, quando o sino da igreja badalar apenas uma vez (1 da manhã, portanto) não se deitem nas vossas camas para dormir. Deitem-se nelas, ou nos vossos confortáveis sofás, para outra coisa. Calma, eu não sou porco. Proponho que acompanhem via Sony TV ou no vosso computador num stream qualquer, a cerimónia dos Globos de Ouro 2012. A cerimónia ocorrerá no hotel Beverly Hilton e será conduzida pelo sempre polémico, desbocado, mas "rei" na comédia, Ricky Gervais.
A nossa equipa do Barba Por Fazer ainda não teve oportunidade de ver todos os filmes nomeados e, como tal, apresentamos apenas os nomeados nas principais categorias e tentaremos antecipar os vencedores segundo o que já vimos e rumores.




And here are the nominees...

Melhor Filme (Drama) - The Descendants, Hugo, The Help, The Ides of March, Moneyball, War Horse

Melhor Filme (Comédia/Musical) - The Artist, 50/50, Bridesmaids, Midnight in Paris, My Week with Marilyn

Melhor Actor (Drama) - George Clooney, Leonardo DiCaprio, Michael Fassbender, Ryan Gosling, Brad Pitt

Melhor Actriz (Drama) - Viola Davis, Meryl Streep, Glenn Close, Rooney Mara, Tilda Swinton

Melhor Actor (Comédia/Musical) - Jean Dujardin, Joseph Gordon-Levitt, Ryan Gosling, Brendan Gleeson, Owen Wilson

Melhor Actriz (Comédia/Musical) - Michelle Williams, Charlize Theron, Jodie Foster, Kate Winslet, Kristen Wiig

Melhor Actor Secundário - Christopher Plummer, Albert Brooks, Viggo Mortensen, Jonah Hill, Kenneth Branagh

Melhor Actriz Secundária - Jessica Chastain, Octavia Spencer, Bérénice Bejo, Janet McTeer, Shailene Woodley

Melhor Realizador - Michel Hazanavicius, Woody Allen, Martin Scorsese, Alexander Payne, George Clooney

Melhor Argumento - The Artist, Midnight in Paris, The Ides of March, Moneyball, The Descendants

Melhor Filme de Animação - Rango, The Adventures of Tintin, Puss in Boots, Arthur Christmas, Cars 2

Melhor Série TV (Drama) - American Horror Story, Boardwalk Empire, Boss, Game of Thrones, Homeland

Melhor Série TV (Comédia/Musical) - Modern Family, Glee, New Girl, Episodes, Enlightened

Cecil B. DeMille Award - Morgan Freeman


Relativamente a séries, confesso só ter acompanhado Boardwalk Empire e aqui e ali Modern Family. A minha namorada é fã de American Horror Story, tão querida. Mas acho que Game of Thrones é capaz de sair a festejar na categoria de drama, e Modern Family em comédia.
A nível de filmes:
Nos filmes de drama acredito que a luta seja entre The Help, The Descendants e Hugo; enquanto que na categoria de comédia/musical, julgo que The Artist será o vencedor. Como actores de drama, a luta será entre Clooney (favorito) e Brad Pitt (merecia muito mais outras nomeações do que esta), sem desvalorizar os outsiders Ryan Gosling e Michael Fassbender (cujo filme, Shame, ainda não vi mas cheira-me que será o actor que eu indicaria como vencedor) e claro DiCaprio. Como actriz, julgo que veremos Viola Davis  ou a experimentada Meryl Streep a subir ao palco. A nível de comédia/musical, Jean Dujardin ou porque não Joseph Gordon-Levitt e Michelle Williams partem em vantagem. Em papéis secundários, o veterano Christopher Plummer deverá ser premiado, enquanto que do lado feminino a luta deverá ser entre duas actrizes de The Help - Jessica Chastain e Octavia Spencer - e Bejo. Julgo que Jessica Chastain mereceria o prémio, pelo ano mais conseguido. Acredito que TinTin seja o filme de animação do ano, embora Rango merecesse mais. A nível de argumento, Woody Allen merece vencer pelo argumento de Midnight in Paris, mas The Artist e The Descendants não devem ser deixados de parte. Por fim, como melhor realizador do ano, talvez ganhe Martin Scorsese, pela tradição dos globos de ouro destacarem grandes nomes quando é possível. Michel Hazanavicius será quem compete com Scorsese e num plano inferior, Alexander Payne.

Uma coisa é garantida. Morgan Freeman será justamente homenageado, Ricky Gervais vai humilhar (no bom sentido) todos os actores da forma mais brilhante e a verdade é que os globos de ouro têm a vantagem de ser uma cerimónia politicamente menos influenciável, onde filmes como 50/50 conseguem figurar. Deixo apenas a referência que Warrior e Drive, que não estão nomeados, mereciam outra atenção. MP

0 comentários:

Enviar um comentário