5 de junho de 2016

Euro 2016: Previsão Grupo A

Citando Ana Malhoa, na sua fase Buéréré, "Sabes que começou no A, A-A-A". O Euro-2016 começa a 10 de Junho e, até lá, publicaremos diariamente a nossa previsão para cada um dos seis grupos.
    O grupo A tem a Selecção da casa, uma França com um elenco fortíssimo (embora desfalcada no centro da defesa, e sem craques como Benzema e Ben Arfa) e por isso mesmo uma das 3 principais favoritas à conquista do troféu. Acreditamos no pleno francês neste grupo, mas importa considerar algo, um raciocínio extensível a todos os grupos: com apenas 8 das 24 equipas a não seguirem para os oitavos-de-final neste formato alargado, poderemos ter jogos mais abertos e equipas a lutarem até ao último segundo porque qualquer ponto fará diferença. Se noutros anos duas equipas que chegassem à última jornada com zero pontos entrariam em campo para cumprir calendário, agora todos os jogos interessarão, e diz a matemática que entre os melhores terceiros classificados vários terão 3 pontos, servindo a diferença de golos como desempate.
    A acompanhar os gauleses temos Suiça, Roménia e Albânia. Os albaneses, qualificados atrás de Portugal no apuramento, são a equipa "chata" do grupo, apostados em defender (em 2014 e 2015 jogaram 2 amigáveis com a França, tendo ganho um e empatado o outro) e com potencial para estragar a festa a alguém. Ainda assim, parecem-nos o elo mais fraco, pela falta de elementos desequilibradores no ataque. Nota especial para o Albânia-Suiça, que colocará frente-a-frente os irmãos Taulant e Granit Xhaka. Entre suiços e romenos deve decidir-se o 2.º lugar do grupo. Os helvéticos têm mais nomes sonantes a seu favor, e pouco mudaram desde o último Mundial, enquanto que a Roménia foi a equipa com melhor registo defensivo (2 golos sofridos em 10 jogos) na qualificação, embora num grupo mais fraco, ficando atrás da Irlanda do Norte e à frente da Hungria.
    Uma escorregadela diante da Albânia, e o vencedor do Roménia-Suiça serão dois pontos-chave na classificação final, imaginando nós que este grupo pode fugir ao tradicional e aborrecido 9-6-3-0 em termos de pontos, e ficar algo como 9-4-4-0 ou 9-4-2-1. A passagem da Roménia, a acontecer será uma surpresa, mas achamos possível e temos esse feeling - a previsão dos 4 melhores terceiros acarreta um conjunto de variáveis tão grande que tornam qualquer palpite ainda mais ousado
    Fiquem então com a análise mais aprofundada do Grupo A:

1. FRANÇA  
(Previsão: Vencedor)

  • Guarda-Redes: Hugo Lloris (Tottenham), Steve Mandanda (Marselha), Benoît Costil (Rennes)
  • Defesas: Bacary Sagna (Manchester City), Christophe Jallet (Lyon), Laurent Koscielny (Arsenal), Adil Rami (Sevilha), Eliaquim Mangala (Manchester City), Samuel Umtiti (Lyon), Patrice Evra (Juventus), Lucas Digne (Roma)
  • Médios: N'Golo Kanté (Leicester City), Blaise Matuidi (PSG), Paul Pogba (Juventus), Yohan Cabaye (Crystal Palace), Moussa Sissoko (Newcastle), Morgan Schneiderlin (Manchester United)
  • Extremos: Dimitri Payet (West Ham), Kingsley Coman (Bayern Munique), Anthony Martial (Manchester United)
  • Avançados: Antoine Griezmann (Atlético Madrid), Olivier Giroud (Arsenal), André-Pierre Gignac (Tigres)
Seleccionador: Didier Deschamps;
Baixas: Raphaël Varane, Kurt Zouma, Lass Diarra, Aymeric Laporte; Ausências: Karim Benzema, Hatem Ben Arfa, Nabil Fekir, Alexandre Lacazette, Ousmane Dembélé

Equipa-Base (4-3-3): Lloris; Sagna, Koscielny, Rami (Mangala), Evra; Kanté (Cabaye), Matuidi, Pogba; Griezmann, Payet (Martial), Giroud
    Que luxo Deschamps tem ao seu dispor! A grande baixa na França é Varane, mas é absolutamente incrível olhar para o plantel convocado e perceber que ainda assim, e por diferentes motivos, ficaram também de fora Benzema, Ben Arfa, Fekir, Lacazette, Gameiro, Zouma, Laporte e Dembélé. Nesta França há poucas dúvidas na defesa, faltando só perceber se Koscielny terá ao seu lado Rami ou Mangala. No trio de meio-campo Pogba e Matuidi são indiscutíveis, e o trajecto da França neste Europeu vai passar muito pelo nível que ambos apresentarem, restando saber se Deschamps entrega a vaga do lesionado Lass Diarra ao omnipresente Kanté (tem que ser ele!) ou a Cabaye. A partir daí as dúvidas multiplicam-se, e Deschamps pode até "rodar" no ataque, mantendo sempre Antoine Griezmann presente. De resto, parece levar vantagem o trio Griezmann-Giroud-Martial, mas o lado esquerdo parece-nos que será progressivamente ganho por Payet, com Martial a servir de agitador de jogo nas segundas partes. Importa não ignorar o papel que Coman e mesmo Sissoko poderão ter, numa França que permite enorme criatividade e flexibilidade táctica: passar a um 4-2-3-1 abdicando dum dos 3 médios, apresentar uma frente de ataque mais móvel com Griezmann como elemento central, etc.

Destaques Individuais (Previsão):
    Antoine Griezmann e Paul Pogba são candidatos a jogador do torneio. Com o apoio do público e tratando-se de uma geração que tem "fome" por estes jogadores nunca terem ganho uma grande competição internacional (ao contrário de Alemanha e Espanha), a França tem tudo para deliciar os espectadores e desde que fique em 1.º no grupo terá, à partida, um caminho relativamente fácil até às meias-finais (Alemanha?). Os golos de Griezmann - jogador extremamente fiável, que tem crescido de ano para ano, aproximando-se do topo do mundo, e que estará determinado em esquecer a final da Champions - deverão ser bastantes, mas sobretudo nos jogos a doer, Pogba e Blaise Matuidi terão que encher o meio-campo. Parece escrita nos astros uma transferência-recorde do craque da Juventus depois de um grande europeu, enquanto que Matuidi é um jogador sistematicamente subvalorizado mas muito completo (nunca se esconde, sabe o que fazer com e sem bola, e pode vir a marcar mais golos do que a maioria espera).
    Depois deste trio de figuras incontestáveis e com a titularidade 100% garantida, há 4 jogadores para os quais temos também altas expectativas: será um crime se Dimitri Payet não ganhar um lugar no 11 com o decorrer da prova; esperamos muita magia do jogador do West Ham, e quem sabe um daqueles livres directos (é talvez o melhor da actualidade nesse capítulo). Com tanta qualidade à sua volta, Olivier Giroud (aparenta ter vantagem sobre o "mexicano" Gignac) pode alcançar uma boa marca de golos na fase de grupos, Anthony Martial deve alternar com Payet, tornando aquela asa esquerda o espaço do jóker francês, e o maratonista N'Golo Kanté, desde que Deschamps confie nele, deixará os tubarões dispostos a entrar em leilão por ele, que terá um papel essencial em conjunto com Pogba e Matuidi a libertar e refrescar os elementos da frente.  


2. SUIÇA  
(Previsão: Oitavos-de-Final)

  • Guarda-Redes: Yann Sommer (Gladbach), Roman Bürki (Dortmund), Marwin Hitz (Augsburgo)
  • Defesas: Stephan Lichtsteiner (Juventus), Michael Lang (Basel), Fabian Schär (Hoffenheim), Johan Djourou (Hamburgo), Steve von Bergen (Young Boys), Nico Elvedi (Gladbach), Jean-François Moubandje (Toulouse), Ricardo Rodríguez (Wolfsburgo)
  • Médios: Valon Behrami (Watford), Blerim Dzemaili (Génova), Granit Xhaka (Arsenal), Gelson Fernandes (Rennes), Fabian Frei (Mainz), Denis Zakaria (Young Boys)
  • Avançados: Xherdan Shaqiri (Stoke), Shani Tarashaj (Grasshoppers), Admir Mehmedi (Bayer Leverkusen), Breel Embolo (Basel), Haris Seferovic (Eintracht Frankfurt), Eren Derdiyok (Kasimpasa)
Seleccionador: Vladimir Petkovic;
Baixas: Josip Drmic, Timm Klose

Equipa-Base (4-3-3): Sommer; Lichtsteiner, Djourou, Schär, R. Rodríguez; Behrami, Dzemaili (Frei), Xhaka; Shaqiri, Embolo (Mehmedi), Seferovic
    Tivesse esta Suiça um avançado como Lewandowski e as possibilidades seriam infinitas. Em dois anos muito pouco mudou na selecção suiça (é estranho ver esta equipa sem Inler, que perdeu o comboio ao jogar pouco no sensacional Leicester), que mantém a espinha dorsal da equipa que caiu aos pés da Argentina nos oitavos do Mundial. Falta um avançado de qualidade neste 11 (Seferovic, Mehmedi, Derdiyok ou até Embolo podem ocupar a posição, não podendo Petkovic contar com Drmic). Sommer promete ser um dos destaques da sua posição em França, a defesa parece estabilizada - uma das melhores duplas de laterais na Europa, temos curiosidade para ver Schär, sendo Djourou o calcanhar de Aquiles da linha defensiva. No meio-campo do seu 4-3-3, Behrami e Dzemaili são os médios mais posicionais, e Granit Xhaka (reforço já confirmado do Arsenal para 2016/ 17) é o maestro a coordenar a equipa a partir de trás. No ataque o camisola 23, Xherdan Shaqiri, é o elemento mais perigoso, e poderá ser acompanhado por Seferovic e Mehmedi. No entanto, acreditamos que desde que Embolo se apresente bem fisicamente, o miúdo de 19 anos do Basel pode ganhar o lugar e tornar-se um dos melhores jovens da competição.

Destaques Individuais (Previsão):
    Na qualificação, Xherdan Shaqiri foi o melhor marcador (4 golos), juntando ainda 5 assistências (Embolo fez quatro), e se há alguém de quem esperamos números é do extremo do Stoke City. A potência e habilidade em destruir qualquer adversário de Shaqiri será quase tão importante como o rigor e classe de Granit Xhaka a orquestrar esta Suiça. A temporada no Borussia Mönchengladbach correu-lhe de feição, e Xhaka pode muito bem ser não só um dos destaques deste Euro-2016 como também da próxima Premier League.
    Depois das duas estrelas, há 3 elementos que nos parecem particularmente entusiasmantes. Breel Embolo pode ser o wildcard de Petkovic, e se começar o Euro no banco achamos difícil que fique por lá muito tempo. O guardião Yann Sommer promete deixar os adeptos babados com os seus reflexos e com uma frieza invulgar, e também o lateral-esquerdo Ricardo Rodríguez será peça-chave - muito do jogo suiço passará pelas suas cavalgadas ao longo do corredor, ajudando a desequilibrar os oponentes nessas aventuras. Rodríguez é também um excelente cobrador de cantos. Não temos grandes expectativas para Seferovic ou Mehmedi, mas podem surpreender, e claro está que se a Suiça quiser chegar longe, precisará da dupla Behrami e Dzemaili (ou Fabian Frei) no seu melhor.
    O enquadramento da fase a eliminar traçou dois jogos (A2 contra C2, e B2 contra F2) nos quais se decidirá teoricamente que 2 outsiders surgem nos quartos: Polónia, Áustria, País de Gales, Suiça, Rússia ou Islândia arriscam-se claramente a serem uma dessas duas equipas.


3. ROMÉNIA  
(Previsão: Oitavos-de-Final)

  • Guarda-Redes: Ciprian Tatarusanu (Fiorentina), Costel Pantilimon (Watford), Silviu Lung (Astra Giurgiu)
  • Defesas: Cristian Sapunaru (Pandurii), Alexandru Matel (Dínamo Zagreb), Vlad Chiriches (Nápoles), Dragos Grigore (Al-Sailiya), Valerica Gaman (Astra Giurgiu), Cosmin Moti (Ludogorets), Steliano Filip (Dínamo Bucareste), Razvan Rat (Rayo)
  • Médios: Mihai Pintilii (Steaua), Ovidiu Hoban (Hapoel Sheva), Adrian Popa (Steaua), Andrei Prepelita (Ludogorets), Lucian Sânmartean (Al-Ittihad), Alexandru Chipciu (Steaua), Nicolae Stanciu (Steaua), Gabriel Torje (Osmanlispor)
  • Avançados: Claudiu Keserü (Ludogorets), Florin Andone (Córdoba), Denis Alibec (Astra Giurgiu), Bodgan Stancu (Gençlerbirgli)
Seleccionador: Anghel Iordanescu;
Ausência: Alexandru Maxim

Equipa-Base (4-2-3-1): Tatarusanu; Matel (Sapunaru), Chiriches, Grigore, Rat; Pintilii, Hoban; Torje (Chipciu, Popa), Stanciu, Stancu; Andone 
    Numa selecção com poucos craques, torna-se ainda mais impressionante quando um seleccionador mantém pulso firme, punindo um dos melhores jogadores (Alexandru Maxim, do Estugarda). Assente num conjunto de jogadores capazes de estar sempre em alta rotação e que nunca descuram tarefas defensivas - Iordanescu, técnico que arrisca pouco, tentará fazer desta Roménia o Atlético Madrid deste Euro, algo que já está no sangue duma selecção como a Turquia por exemplo - não será fácil marcar golos aos romenos, que enfrentarão um teste de fogo logo no jogo inaugural diante da equipa da casa.
    O guardião da Fiorentina, Tatarusanu, terá à sua frente uma dupla (Chiriches-Grigore) bastante forte, e a experiência do duplo pivot formado por Pintilii e Hoban deve soltar os 3 jogadores no apoio a Andone. O avançado do Córdoba parece ser quem tem o perfil mais indicado, pela capacidade de trabalhar e lutar pela equipa, embora Alibec (grande época no Astra) seja o avançado tecnicamente mais evoluído e Keserü um excelente finalizador. Ainda há a hipótese de Stancu ser o homem mais adiantado, o que abriria espaço para um jogador como Chipciu, Popa ou até o veterano Sânmartean, embora Stancu deva ser opção num corredor. Na ausência de Maxim, Torje emerge como uma das figuras da equipa e o lugar de playmaker deve ser entregue ao camisola 10, Nicolae Stanciu, uma das potenciais revelações deste Euro.

Destaques Individuais (Previsão):
    Aos 23 anos, o criativo Nicolae Stanciu, embora não tenha cumprido qualquer minuto na fase de qualificação, está no ponto para ser uma das surpresas deste Euro-2016. Depois de uma grande época (14 golos e 11 assistências) no Steaua, Stanciu parece pronto para agitar França com o seu talento e virtuosismo técnico, ele que marcou 4 golos nas 6 internacionalizações que tem. Todo o jogo romeno vai passar por ele, e dificilmente continuará no seu país natal.
    Gabriel Torje tem o estatuto para pegar na equipa, e a qualidade necessária para corrigir uma carreira que há anos se augurava auspiciosa. Na defesa, Vlad Chiriches é o "patrão", formando um dupla coesa com Grigore, e do lado esquerdo o capitão Razvan Rat promete funcionar como dínamo da equipa. À frente, não é certo se o conservador Iordanescu irá optar por Florin Andone, Keserü, Alibec ou pelo versátil Stancu, mas o sacrifício em prol do colectivo pode deixar Andone na pole position


4. ALBÂNIA  

  • Guarda-Redes: Etrit Berisha (Lázio), Alban Hoxha (Partizani), Orges Shehi (Skenderbeu)
  • Defesas: Elseid Hysaj (Nápoles), Lorik Cana (Nantes), Frédéric Veseli (Lugano), Arlind Ajeti (Frosinone), Mergim Mavraj (Colónia), Naser Aliji (Basel), Ansi Agolli (Qarabag)
  • Médios: Ledian Memushaj (Pescara), Ergys Kaçe (PAOK), Andi Lila (Janina), Migjen Basha (Côme), Taulant Xhaka (Basel), Amir Abrashi (Friburgo), Burim Kekeli (FC Zurique)
  • Extremos: Odise Roshi (Rijeka), Ermir Lenjani (Nantes), Shkelzen Gashi (Colorado Rapids)
  • Avançados: Sokol Çikalleshi (Basaksehir), Bekim Balaj (Rijeka), Armando Sadiku (Vaduz)
Seleccionador: Gianni Di Biasi;
Ausência: Milot Rashica

Equipa-Base (4-5-1): Berisha; Hysaj, Cana, Mavraj, Agolli (Aliji); Abrashi, Xhaka, Kaçe (Kukeli), Gashi (Roshi), Lenjani; Çikalleshi
    Tapar os caminhos até à sua baliza, com bloco baixo e compacto, e explorar transições com eficácia. O segredo albanês é simples e Di Biasi tem conseguido fazer desta Albânia um osso duríssimo de roer, equilibrando o tabuleiro de jogo com muita entrega e grande organização, coordenada em campo pelo capitão Lorik Cana.
    O quinteto de meio-campo deve privilegiar quem defenda, com um tridente ao centro em exclusivo com características defensivas (destacando-se o polivalente Taulant Xhaka, irmão mais velho de Granit, estrela da Suiça). Na frente, Çikalleshi está longe de ser um grande finalizador, e é provável que na hora de desequilibrar a equipa recorra ao experiente Gashi, a Lenjani e principalmente ao lateral-direito do Nápoles, Hysaj. O tempo dirá se Di Biasi entrega o meio-campo a 3 médios de combate e pressão (Abrashi, Xhaka e Kukeli) ou se um jogador mais virado para o ataque como Kaçe tem uma oportunidade. Fica a ideia que a rebeldia ofensiva de Rashica (19 anos, Vitesse) fará falta na saída para o ataque.

Destaques Individuais (Previsão):
    A profundidade dada por Elseid Hysaj, depois de uma grande época ao serviço do Nápoles, será o factor mais importante nas ambições da Albânia. Ninguém ficará indiferente ao lateral de 22 anos, uma das maiores promessas na sua posição, acompanhado por Shkelzen Gashi (o outrora jogador do Basel abraçou a MLS mas deve querer deixar marca na estreia do seu país numa grande competição) e pelo faz-tudo Taulant Xhaka. Ergys Kaçe, se for titular, pode deixar boa imagem durante a fase de grupos, como Rashica também deixaria se entrasse nas contas.



Posters ESPN - EURO 2016 - Grupo A


Amanhã publicaremos a Análise às equipas do Grupo B, talvez o mais imprevisível e rico, com Inglaterra, Rússia, País de Gales e Eslováquia.

0 comentários:

Enviar um comentário