20 de janeiro de 2017

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 22

Uma semana depois, a Premier League está de volta. Diego Costa já treina e não deve ir para a China, Payet foi removido do Whatsapp dos jogadores do West Ham, e o Swansea está a contratar para se tentar salvar - Martin Olsson, Tom Carroll e Luciano Narsingh (este último potencialmente interessante no Fantasy, a ver vamos) já assinaram pelo clube do País de Gales, actualmente último classificado.
    A última jornada serviu para o Chelsea reencontrar a sua estabilidade, para United e Liverpool se empatarem na corrida pelo título, serviu para o Tottenham vincar o excelente momento com futebol de qualidade (4-0 ao WBA não é para todos), e para o West Ham mostrar que há vida sem Payet. No entanto, o momento alto foi inequivocamente o jogão do Everton em Goodison Park, ao impor um 4-0 ao Manchester City de Guardiola. Pep diz que, com 10 pontos de diferença, já não faz sentido falar no título - resignação ou bluff para retirar pressão dos jogadores?
    Neste fim-de-semana, o jogo mais antecipado leva o Tottenham de Mauricio Pochettino a visitar o Manchester City, num embate que promete bom futebol e certamente muito trabalho para os citizens travarem o vendaval ofensivo actual dos spurs.
    Marco Silva, depois de um excelente e importantíssimo 3-1 contra o Bournemouth, inicia a sequência horribilis (Chelsea fora, Manchester United fora, Liverpool casa, Arsenal fora); um jogo também importante para o Chelsea, que já poderá ter Diego Costa em campo, isto antes dos blues terem duas jornadas que ajudarão a decidir a época - na jornada 23 deslocam-se a Liverpool, e na 24 recebem o Arsenal. Nos andares de baixo da tabela, vida difícil para Swansea, Sunderland e Hull nesta jornada, e mesmo Crystal Palace e Middlesbrough enfrentarão equipas confiantes, embora tenham a vantagem do factor casa.
    Depois de duas jornadas cuja média de pontos entre utilizadores não chegou aos 50 (45 na jornada 19 e 49 na jornada 20), a jornada 21 teve uma média de 56 - o principal destaque foi Marcos Alonso, que bisou em casa do Leicester e totalizou 21 pontos, mas também Harry Kane (hat-trick), Michail Antonio (hat-trick de assistências), Arnautovic, Mirallas, Coleman e Abel Hernández guardaram boas memórias do fim-de-semana passado. Aqui no BPF tínhamos recomendado Kane, Snodgrass, Alexis Sánchez, Feghouli e Lukaku, e todos marcaram ou assistiram, pelo que tentaremos manter os tiros certeiros.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 2518758-588128)


As nossas apostas para a 22.ª jornada são:

Philippe Coutinho - Liverpool - 8.3
    Tão bom rever Coutinho. O craque brasileiro do Liverpool, que estava provavelmente a ser o jogador mais entusiasmante desta Premier League até se lesionar na jornada 13, voltou à competição em Old Trafford e em apenas meia hora relembrou-nos a todos o seu potencial e a brutal diferença que faz no ataque da equipa de Klopp.
    Vindos de dois empates (2-2 com o Sunderland e 1-1 contra Mourinho) os reds querem voltar às vitórias e para que tal aconteça faz sentido que Coutinho já seja titular contra o Swansea. Os swans vêm de 5 derrotas nos últimos 6 jogos, e parecem ser a presa perfeita para uma hora de almoço voraz do ataque móvel e dinâmico composto por Coutinho, Firmino e Lallana.
    Há sempre alguma prudência no que toca a jogadores acabados de regressar de lesão, mas Coutinho já competiu alguns minutos na Taça da Liga e no clássico inglês, tendo ainda a vantagem do Swansea ser uma equipa que não o obrigará a impor a si próprio um ritmo muito alto nem defender assim tanto. As perspectivas são boas para o brasileiro: jogador de jogos grandes, receberá nos próximos tempos Chelsea, Tottenham e Arsenal e, avaliado em 8.3, têm mesmo que o agarrar já antes que dispare.


Michail Antonio - West Ham - 6.9
    Não há Payet... há Antonio! O amuo e a falta de compromisso do craque francês, talismã e MVP habitual do West Ham, podia originar dois caminhos: os hammers afundarem-se mais, ou reunírem as tropas e mostrarem que nenhum jogador é maior do que o colectivo. A segunda parte contra o Crystal Palace pareceu indicar a segunda ideia, com uma excelente resposta e 3 golos que nasceram todos dos pés do britânico Michail Antonio (3 assistências).
    Depois de 8 golos e 7 assistências em 2015/ 16, Antonio já soma nesta altura da época 8 golos e 5 assistências, preparando-se para suplantar em grande estilo o ano passado. É verdade que no começo da temporada quase todos os seus golos de cabeça foram originados pelos cruzamentos de Payet, mas é chegada a hora de Antonio, Lanzini e Feghouli assumirem as despesas criativas da equipa.
    O Middlesbrough, ainda para mais no Riverside Stadium, é uma equipa combativa e bastante compacta a defender; os melhores jogos de Antonio até têm sido o Estádio Olímpico de Londres, mas caso a equipa de Bilic consiga ultrapassar a muralha de Karanka, muito provavelmente o sucesso terá Antonio escrito na ficha de jogo.


Alex Iwobi - Arsenal - 5.9
    Actual 4.º classificado (é destino), o Arsenal começou na jornada passada uma sequência apetitosa - atropelou o Swansea numa goleada por 4-0, e seguem-se agora Burnley (casa), Watford (casa), Chelsea (fora) e Hull (casa). São os dois primeiros jogos que nos interessam, uma vez que em Stamford Bridge a missão será espinhosa e a recepção ao Hull de Marco Silva pode revelar-se perigosa, sobretudo se os gunners saírem com a moral em baixo do jogo com o Chelsea.
    Agora e sempre ter Alexis Sánchez é obrigatório, mas esta dupla de jogos "pede" outro elemento ofensivo da equipa de Wenger - Giroud (7-8-15-5) é a opção ideal, mas pensando a curto-prazo, o nigeriano de 20 anos Alex Iwobi pode ser bastante útil.
    Avaliado em 5.9, pode facilmente ser o 4.º ou 5.º médio do vosso esquema, também consoante privilegiem o 3-4-3 ou o 3-5-2 em média. Apostar em Iwobi não implica propriamente grande risco, dado o habitual envolvimento do miúdo no processo ofensivo deste Arsenal, e a seu favor para este fim-de-semana está a dupla personalidade do Burnley: 3.ª melhor equipa da Premier em casa, mas pior de todas fora com apenas 1 ponto conquistado.


Salomon Rondón - West Brom - 6.8
    Juntar ao momento do WBA (esqueçamos a derrota por 4-0 em White Hart Lane, e pensemos nas duas vitórias anteriores conjugadas com o facto de ser oitavo classificado) os jogos certos pode ser a fórmula explosiva para acreditar nos rapazes de Pulis.
    Matt Phillips é o porta-estandarte da equipa, e Brunt o ponto de equilíbrio entre pontos defesa/ ataque, mas com os jogos que aí vêm - Sunderland (casa), Middlesbrough (fora), Stoke (casa), West Ham (fora), Bournemouth (casa) e Crystal Palace (casa) - têm que vir aí golos.
    Salomon Rondón não prima propriamente pela sua regularidade exibicional, mas o que é certo é que é o homem-golo deste West Brom, com os seus colegas a tentarem reencontrar o jogador que marcou 3 ao Swansea há uns tempos.
    Phillips, Chadli e McAuley levam todos 4 golos, e Rondón segue isolado com 7 golos na sua conta pessoal. É difícil imaginar que Rondón não marque a um Sunderland que nas últimas semanas sofreu 4 golos do Burnley e 3 do Stoke...


Marcos Alonso - Chelsea - 6.6
    Até onde irão subir os preços destes defesas do Chelsea? A qualidade e a regularidade pagam-se caro no Fantasy e por isso o Top-3 de defesas é neste momento: Alonso (104 pts) a custar 6.6, Azpilicueta (103 pts) a custar 6.6, e Cahill (102 pts) a custar 6.4.
    Com 3 golos e 3 assistências, o espanhol ex-Fiorentina parece destinado a ser um dos destaques deste Fantasy, e a tendência é que contra o Hull procure repetir o extraordinário jogo que realizou no estádio do campeão Leicester City.
    Caso tenham cobertura (jogar com Alonso em Liverpool na próxima jornada é arriscado, mais do que lançá-lo na recepção ao Arsenal) aconselhamo-vos a que, se não o têm, o comprem já. Basta olharem para o calendário e perceberão que, depois do Chelsea passar este potencial cabo das tormentas, a coisa torna-se muito favorável. Resta saber em que valores é que já irá o "passe" de Marcos Alonso nessa altura.



Outras Opções:
- Guarda-Redes: Na baliza há, à partida, várias opções seguras. Ben Foster (4.7) recebe um Sunderland no qual Defoe é praticamente o único perigo, Petr Cech (5.4), que não tem sido particularmente vistoso esta temporada, recebe um Burnley que só tem 1 ponto fora e, claro, Thibaut Courtois (5.9) tem nada mais nada menos do que 11 clean sheets nos últimos 15 jogos.
    Simon Mignolet (4.7) também merece a vossa atenção, sobretudo depois de ter desempenhado um papel importante e positivo no empate em Old Trafford. De resto, Boruc e Forster podem até conseguir garantir clean sheets para os seus emblemas, mas Watford e Leicester prometem, no mínimo, algum trabalho.

- Defesas: Entre defesas, já falámos de Marcos Alonso mas podemos dar-lhe a companhia de Chris Brunt (5.0) e Dejan Lovren (5.0) como boas opções nesta jornada. Brunt dá muita profundidade e combina bem com Phillips na asa esquerda, e Lovren é o (semi)patrão de uma defesa que só será testada ocasionalmente, podendo o croata deixar um aviso ou outro na área adversária.
    Com motivos idênticos aos de Alonso e Brunt, identificámos também o lateral-esquerdo do Bournemouth, Charlie Daniels (5.3) como promissor para esta jornada, podendo-se acrescentar a esta lista o nosso protegido van Dijk, os laterais Coleman e Baines, e Laurent Koscielny.

- Médios: Ao talentoso brasileiro Coutinho juntamos o já recorrente Alexis Sánchez (11.9), possivelmente a melhor opção para capitão, e também Eden Hazard (10.4), que tanto poderá actuar no lado esquerdo do trio blue como a falso 9 caso Diego Costa não seja titular.
    Matt Phillips (5.9) está em grande e enfrenta o penúltimo classificado, num jogo em que também Chadli pode brilhar, e jogo em Stamford Bridge costuma significar bom jogo de Pedro Rodríguez (7.0).
    O que farão Dele Alli, Eriksen e De Bruyne não conseguimos mesmo antecipar, embora craques como Lallana e Roberto Firmino (8.4) possam ser os fiéis escudeiros de Coutinho diante do Swansea, e Mirallas possa dar sequência ao seu bom momento de forma no reduto do Crystal Palace.
    Stanislas, Tadic e Martial parecem-nos também boas opções, embora ligeiramente mais arriscadas.

- Avançados: Olivier Giroud (8.7), que tudo indica está recuperado, Zlatan Ibrahimovic (11.6), que nos últimos 11 jogos só não marcou em 2, e Romelu Lukaku (9.6) são o nosso Top-3 de avançados para esta jornada 22.
    Já dissertámos um pouco sobre Salomon Rondón, e só não vincamos Diego Costa uma vez que Conte não garantiu a sua titularidade já neste jogo. Vardy destacou-se na época passada no St. Mary's, mas o momento do Leicester agora é outro; Negredo e Carroll terão defesas rigorosas a apertá-los, e no confronto entre Kun Agüero (12.8) e Harry Kane (11.1) estamos tentados a achar que o inglês pode levar a melhor.



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): Foster; Daniels, Lovren, Alonso; Coutinho, Sánchez, Phillips, Hazard; Giroud, Ibrahimovic, Lukaku

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Liverpool v Swansea - Roberto Firmino; Philippe Coutinho
Bournemouth v Watford - Charlie Daniels; Junior Stanislas
Crystal Palace v Everton - Romelu Lukaku; Kevin Mirallas
Middlesbrough v West Ham - Michail Antonio; Álvaro Negredo
Stoke v Manchester United - Zlatan Ibrahimovic; Anthony Martial 
West Brom v Sunderland - Matt Phillips; Salomon Rondón
Manchester City v Tottenham - Harry Kane; Kevin De Bruyne
Southampton v Leicester City - Virgil van Dijk; Dusan Tadic
Arsenal v Burnley - Alexis Sánchez; Alex Iwobi
Chelsea v Hull City - Eden Hazard; Marcos Alonso

0 comentários:

Enviar um comentário