13 de janeiro de 2017

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 21

Foi a 4 de Janeiro, quase há dez dias, que vimos Premier League pela última vez. Depois da sempre frenética e exigente fase do Natal/ fim de ano, os craques tiveram algum descanso, com o calendário a proporcionar isso sim vários jogos da FA Cup e a 1.ª mão das meias-finais da Capital One Cup (Manchester United 2-0 Hull City; Southampton 1-0 Liverpool).
    Uma das novidades deste período refere-se mesmo ao Hull City. O técnico português Marco Silva abraçou o projecto dos tigers com coragem, ganhou logo a abrir ao Swansea na taça, e promete revolucionar e fazer crescer o Hull. Será o suficiente para garantir a salvação? É muito difícil dizer, mas Marco não tem nada a perder e por isso o desafio pode gerar um desfecho surpreendente.
    Nesta jornada 21 há três jogos grandes, dois sobretudo. No último jogo agendado para Sábado, o Leicester City recebe o Chelsea, naquela que pode ser uma espécie de passagem de testemunho entre o campeão em título e o favorito a sucedê-lo; Domingo disputam-se apenas duas partidas, com o Everton a receber o Manchester City antes de Mourinho e Klopp medirem forças em Old Trafford num sempre escaldante Manchester United-Liverpool.
    Recuando até à jornada 20, os principais destaques foram Dele Alli (o rapaz que pôs fim à extraordinária série de vitórias do Chelsea), Giroud, Baines e Shawcross, todos com 15 pontos, numa ronda em que também Defoe (2 golos de penalty diante do Liverpool, deixando o avançado do Sunderland no patamar de Agüero e Lukaku) e os cherries Fraser e Daniels viveram momentos para recordar.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 2518758-588128)


As nossas apostas para a 21.ª jornada são:

Harry Kane - Tottenham - 10.9
    O Tottenham parecia, à priori, a equipa mais dotada para pôr fim ao incrível registo do Chelsea. E assim foi. Num 2-0 inequívoco, os spurs mostraram que têm equipa para estar na luta e, com uma base jovem cujos contratos têm sido renovados com cuidado e ponderação, a equipa de Pochettino promete crescer de forma sustentada ao longo deste campeonato e dos próximos anos.
    As vantagens ou mais-valias do Tottenham são evidentes. Primeiro, Pochettino, um dos melhores técnicos do futebol inglês. Segundo, a dinâmica instalada e a química existente entre os jogadores, que em dia sim praticam porventura o melhor futebol de terras de Sua Majestade. E, por fim, a vertente física - Pochettino "puxa" imenso pelas suas equipas na pré-época e tradicionalmente isso tem gerado resultados positivos com as suas equipas a aguentarem uma carga superior durante mais tempo, apresentando uma frescura quando outros já se arrastam.
    Numa fase em que Dele Alli é o jogador para o qual todos temos que olhar - 9-15-14-15 nos últimos 4 jogos - acreditamos que Harry Kane pode voltar a embalar em termos de golos. Mesmo tendo deslocações aos terrenos do City e do Liverpool nos próximos tempos, a qualidade colectiva deste Tottenham e o hábito de bem jogar para o seu ponta-de-lança devem ser suficientes para que Kane (melhor marcador em 2015/ 16) deixe quem o escolher no Fantasy satisfeito. O WBA é uma das equipa-sensação desta Premier, mas terá que estar ao seu melhor nível para conter Kane, Alli e Eriksen.


Robert Snodgrass - Hull City - 5.8
    O novo escocês preferido de Marco Silva. Numa equipa com um plantel francamente inferior à esmagadora maioria, e com muitas lesões a prejudicarem a edificação do melhor 11, MS precisa de fazer milagres e terá certamente em Snodgrass um homem de confiança, continuando a carregar a equipa nos momentos importantes como até agora.
    Com 7 golos marcados, a má notícia para o Hull é mesmo o interesse de West Ham, Crystal Palace e West Brom no jogador talismã da equipa laranja e preta, mas numa altura em que o clube procura os reforços certos (Niasse e Evandro já assinaram), perder o melhor jogador seria um rude golpe.
    Para já, há Hull-Bournemouth e nem será preciso Marco Silva mostrar à equipa a importância deste jogo. Numa altura em que a equipa comandada por Eddie Howe (sempre o considerámos o Marco Silva inglês, curiosamente) está folgada na classificação, o Hull terá que dar tudo não só como statement das intenções do novo treinador, mas porque depois deste jogo segue-se Chelsea (fora), Manchester United (fora), Liverpool (casa) e Arsenal (fora). O Hull precisa destes 3 pontos, e precisa do melhor Snodgrass, e depois é tentar sobreviver com o campeonato a recomeçar a sério quando esta fase negra terminar a 25 de Fevereiro.


Alexis Sánchez - Arsenal - 11.9
    Quando um médio do Fantasy está taco-a-taco em golos marcados com o melhor avançado ao fim de 20 jornadas, ter esse "médio" é absolutamente obrigatório. Com 13 golos e um total de 143 pontos (20 de distância para Costa e Ibra), Alexis Sánchez vale cada cêntimo do seu elevado preço, 11.9.
    Numa altura em que os gunners estão fora do Top-4, e depois de se falar da enorme frustração do chileno no Bournemouth 3-3 Arsenal (afinal, Sánchez é alguém com mentalidade vencedora a tentar puxar por um conjunto de jogadores aos quais falta isso muitas vezes), é preciso ter em atenção que, mesmo com Giroud a actuar como titular e jogador-alvo da equipa, Sánchez tem nas próximas jornadas uma deslocação ao Swansea, e dois jogos caseiros contra Burnley e Watford, com outra recepção ao Hull depois de visitar Stamford Bridge.
    Por tudo isto, e desde que Wenger consiga fazer a equipa aproximar-se do espírito combativo e competitivo de Sánchez, em vez de deixar que seja o chileno a desistir da equipa, as próximas jornadas prometem golos e mais golos do 7 do Arsenal.


Sofiane Feghouli - West Ham - 5.0
    Se Payet não amuasse, esta vaga das nossas 5 escolhas da jornada seria do francês do West Ham. Numa época desapontante dos hammers, que mesmo assim têm apresentado melhorias nas últimas jornadas subindo com isso na tabela, o golpe de teatro de Payet pode custar caro a uma equipa tão dependente do seu talismã e ídolo local.
    Bilic já disse que Payet não quer mais jogar pelo clube e que só voltará ao onze se eventualmente mudar a sua atitude, e por isso - dado conjugado com as ausências de Ayew e Kouyaté, ambos na CAN - acreditamos que todas estas incidências possam contribuir ou para puxar o West Ham ainda mais para baixo, ou então para unir o plantel, com vários jogadores a emergirem como novos heróis.
    Caso aconteça o último cenário, Feghouli (não foi convocado para a CAN, ao contrário de craques como Mahrez, Slimani e Brahimi) pode utilizar esta fase para se revelar o potencial herdeiro espiritual de Payet na equipa. Injustamente expulso diante do Manchester United, suspensão que foi levantada pela FA entretanto, Feghouli tem que constar no 11 e este pode ser o momento dele. Ainda nunca marcou, só fez uma assistência, mas sejamos francos, também pouco jogou.


Romelu Lukaku - Everton - 9.5
    O dilema é sempre o mesmo. Com 23 anos, Romelu Lukaku ainda é um jogador em desenvolvimento, mas depois de o vermos durante tantos anos esquecemo-nos disso e exigimos dele total regularidade. No Fantasy, costuma ser frustrante tê-lo, ficando em branco em jogos fáceis e deslumbrando em jogos numa fase em que poucos utilizadores o têm.
    Em dia sim, tudo parece fácil para Romelu. A capacidade que distingue os grandes jogadores. Num mês em que a equipa de Koeman já garantiu Schneiderlin e promete ainda adicionar um ou dois reforços, Lukaku sabe que já não conta com o seu melhor amigo Bolasie (lesionado durante muitos meses) mas sabe que tem um calendário razoavelmente apetecível e no qual terá várias oportunidades por jogo - jogos contra Crystal Palace, Stoke, Bournemouth, Middlesbrough e Sunderland a partir da próxima jornada.
    Nesta, há Everton-Manchester City, mas enfrentar a equipa de Guardiola (cujo ataque impressiona e assusta, mas a defesa continua a precisar de diversas afinações) pode ser um desafio suficientemente apelativo para vermos o melhor Lukaku, aquele que nem sempre aparece. Acreditamos nisso.



Outras Opções:
- Guarda-Redes: Na baliza, não é uma jornada particularmente simples para nenhum dos guarda-redes de equipas de topo: De Gea defronta Mignolet, Courtois visita um Leicester que se pode transcender em algum momento (difícil, claro, sem Mahrez e Slimani; mas com o reforço Ndidi a garantir novo equilíbrio), Claudio Bravo joga em Goodison Park, e mesmo Petr Cech é altamente favorito à vitória em casa do Swansea, mas pode ter um susto ou outro contra uma equipa desesperada por pontos.
    Posto isto, acreditamos que Gomes (4.9) e David Marshall (4.5) possam ser boas opções, até pelo seu reduzido preço, embora reste perceber se Marshall é mesmo a opção prioritária de Marco Silva no campeonato. Lloris pode conseguir uma clean sheet com o WBA, mas o momento da equipa de Tony Pulis pode chegar para que haja golos dos dois lados em White Hart Lane, e no Sunderland-Stoke os 2 guarda-redes não são opções de descartar.

- Defesas: Entre defesas, e porque nem só de clean sheets se faz a vida deles, Kyle Walker (6.1) e Danny Rose (6.0) têm um elevado potencial, sobretudo se Pochettino mantiver a equipa com 3 centrais e estes dois elementos como alas. Esta aproximação da "fórmula Conte" parece ser suficiente para que os spurs se tornem uma equipa dificílima de contornar, e aumenta substancialmente o envolvimento ofensivo dos internacionais ingleses, muito pretendidos por Mourinho e Guardiola e fortes candidatos a assistir Kane e Alli.
    A estreia de Marco Silva marca também o regresso de Michael Dawson (4.4) ao centro da defesa, um central que esta época já marcou por 3 ocasiões no campeonato e que pode formar uma dupla sólida com Davies na dinastia do treinador português. Temos também alguma curiosidade para ver como "cresce" Robertson sob o comando do ex-Estoril, Sporting e Olympiacos.
    No Burnley-Southampton, a escolher alguém temos sempre tendência para olhar para Virgil van Dijk (5.8), e de resto jogadores como Holebas, Reid, van Aanholt e Koscielny também são boas opções. Saiba o Chelsea anular Vardy e Musa, e todos os seus excelentes defesas continuam a ser opções-Top, numa jornada importante para os blues mostrarem que a derrota com o Tottenham foi apenas um acidente de percurso.

- Médios: Primeiro que tudo, e só abaixo do já referido Alexis Sánchez, Dele Alli (8.6). Como não referir um jogador que desde a última jornada já valorizou 0.3, que tem 10 golos marcados (7 deles nos últimos quatro jogos, com 3 bis consecutivos)? Impossível.
    Eriksen, Tadic, Iwobi e Michail Antonio (caso jogue) são também opções interessantes, acrescentando-se depois um senhor chamado Eden Hazard (10.4), um elemento em crescendo constante como Paul Pogba (8.5) e um mago chamado David Silva (8.7), imprescindível em conjunto com De Bruyne para que o City ultrapasse o Everton de Koeman.
    Importante não esquecer que esta jornada deve marcar o regresso de Coutinho, que agora por 8.2 é basicamente uma das "pechinchas" do Fantasy.

- Avançados: Lukaku e Kane já foram falados acima, mas é de Zlatan Ibrahimovic (11.6) que também se esperam grandes coisas, depois do sueco ter sido eleito o Melhor Jogador do último mês. Não esperamos muitos golos no Manchester United-Liverpool, mas se os red devils marcarem, Zlatan deverá estar envolvido. No Swansea-Arsenal, Olivier Giroud (8.6) tem nova oportunidade para dar sequência ao seu excelente momento (7-8-15 nos últimos três jogos, marcando sempre), e claro Diego Costa (10.7) não perdeu cotação do dia para a noite.
    Há ainda Kun Agüero (12.8), que não costuma guardar boas memórias dos jogos com o Everton, mas que é o homem-golo do ataque mais bárbaro desta Premier League (quando as coisas lhes correm bem), Jermain Defoe (7.8) não pára de marcar golos mantendo o Sunderland vivo e na luta, e no Hull temos expectativas para ver Abel Hernández (5.9) orientado por Marco Silva.




------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): Gomes; van Dijk, Dawson, Rose; Sánchez, Alli, Snodgrass, Pogba; Giroud, Defoe, Kane

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Tottenham v West Brom - Harry Kane; Dele Alli
Burnley v Southampton - Andre Gray; Dusan Tadic
Hull City v Bournemouth - Robert Snodgrass; Abel Hernández
Sunderland v Stoke - Jermain Defoe; Peter Crouch
Swansea v Arsenal - Alexis Sánchez; Olivier Giroud 
Watford v Middlesbrough - Álvaro Negredo; Marten de Roon
West Ham v Crystal Palace - Dimitri Payet; Manuel Lanzini
Leicester City v Chelsea - Eden Hazard; Marcos Alonso
Everton v Manchester City - Kun Agüero; Romelu Lukaku
Manchester United v Liverpool - Zlatan Ibrahimovic; Paul Pogba

0 comentários:

Enviar um comentário