10 de janeiro de 2017

Previsões Óscares 2017 (Actualizado a 10/01/17)

A última vez que escrevemos sobre os próximos Óscares ainda ia a meio o mês de Novembro. O tempo passou e tudo tem vindo a ganhar forma - os Golden Globes permitiram a 'La La Land' fixar novo recorde para a HFPA, já saíram os nomeados dos BAFTA e os 10 candidatos a Melhor Filme dos Producers Guild Awards (alguém nos explique porque está lá Deadpool); e praticamente todos os caminhos vão dar ao novo filme de Damien Chazelle. Mas já lá vamos.
    É a 24 de Janeiro (dois dias antes de 'La La Land' estrear em Portugal) que ficaremos a conhecer os nomeados para mais uma noite dourada do Cinema. A 89.ª edição da cerimónia da Academia tem Jimmy Kimmel como anfitrião confirmado, e promete parar meio mundo, como sempre.
    Nesta fase, já não há bola de cristal que nos valha. Os indicadores e pistas estão já todos na mesa, e a cada cerimónia e lista de nomeados ficamos mais perto daquilo que será o esqueleto final de nomeações anunciadas em breve. Acertar quem ganhará fica para outra fase, mas para já tudo se compõe para uma luta a três entre 'La La Land', 'Moonlight' e 'Manchester by the Sea'.
    Abaixo poderão verificar a nossa opinião e palpites detalhados relativamente às 6 principais categorias (Filme, Realizador, Actor, Actriz, Actor Secundário e Actriz Secundária), incluindo um raciocínio final capaz de acrescentar outras categorias. Nomes para terem na ponta da língua? Damien Chazelle, Emma Stone, Casey Affleck, Denzel Washington, Ryan Gosling, Isabelle Huppert, Natalie Portman, Viola Davis, Mahershala Ali, Barry Jenkins, Denis Villeneuve e Amy Adams são alguns.


Melhor Filme

    Senhoras e senhores, é só fazer as contas e percebe-se que La La Land pode muito bem aproximar-se da História. Os filmes recordistas em termos de nomeações são All About Eve (1950) e Titanic (1997), ambos com 14 nomeações, mas o musical de Damien Chazelle tem boas hipóteses de se aproximar desse feito e acumular algo entre 12 e 13 nomeações. A saber: Melhor Filme (1), Realizador (2), Actriz (3), Actor (4), Argumento Original (5), Fotografia (6), Edição (7), Banda Sonora Original (8), Design de Produção (9), Guarda-Roupa (10), Mixagem de Som (11), Edição de Som (12) e Melhor Canção (13). Pode dar-se o caso do filme não conjugar a nomeação de mixagem com a de edição de som, mas por outro lado, atenção, porque se por acaso a Academia decidir nomear duas canções ("City of Stars" é a mais emblemática, mas há "Audition (The Fools Who Dream)") do filme, aí poderia ser igualado o recorde de 14 nomeações.
    Se será o grande vencedor deste ano saberemos mais tarde, e a discussão passará muito pelos óscares de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Actriz e Melhor Argumento Original, mas é muitíssimo provável que o filme com Emma Stone e Ryan Gosling saia do Dolby Theatre como o filme com mais estatuetas (bastante improvável que consiga, ainda assim, repetir o pleno - 7 em 7 - dos Golden Globes, algo que The Lord of the Rings: Return of the King conseguiu com 11 vitórias nas onze categorias em que estava nomeado).
    Em termos de número de nomeações, 'La La Land' não deve ter concorrência, mas na hora de anunciar vencedores os maiores rivais parecem ser Moonlight e Manchester by the Sea. A crítica tem-se dividido entre os 3 filmes, e a dúvida promete permanecer até à cerimónia.
    Imaginando que a Academia escala algo como 8 filmes, os maiores candidatos a completar as restantes 5 vagas parecem-nos ser Arrival, Hell or High Water, Hacksaw Ridge, Lion e Fences. Deste lote, 'Arrival' deve ocupar a vaga sci-fi elevando Denis Villeneuve ao estatuto que merece, enquanto que 'Hell or High Water' não sendo o filme do ano, é daqueles que é praticamente impossível alguém não colocar no conjunto de finalistas. Já 'Hacksaw Ridge', de Mel Gibson, deveria ser uma escolha óbvia mas pode ver-se prejudicado pela "má fama" daquele que era até há pouco tempo persona non grata em Hollywood.
    Por fim, e atenção que estamos a apontar para 8 nomeados mas até podem ser menos (e no máximo, 10), 'Lion' e 'Fences' devem competir com Nocturnal Animals e Hidden Figures pelos lugares finais. A magnífica adaptação de Tom Ford não tem sido consensual, e só colocamos 'Fences' na pole position para constar entre os finalistas uma vez que Denzel Washington e Viola Davis parecem certezas absolutas nas suas categorias, tendo Denzel inclusive hipóteses de figurar também entre os realizadores, o que certamente "puxa" o filme para cima. Com isto, Silence de Scorsese e Jackie poderão ser os renegados, havendo sempre uma réstia de esperança para os protegidos da Academia, Clint Eastwood (Sully) e Ben Affleck (Live by Night). Filmes que mesmo assim devem ter menos hipóteses do que 20th Century Women e Loving.


Melhor Realizador

    Um dia alguém há-de nos explicar o que se passou na cabeça dos membros da Academia para não nomearem Damien Chazelle para Melhor Realizador em 2015 com Whiplash. Um erro que nós não cometemos aqui nos nossos humildes Óscares BPF. Dois anos depois, o jovem realizador de 31 (quase 32) anos é uma garantia entre o quinteto de nomeados.
    Com os nomeados dos Directors Guild Awards quase a serem anunciados, podemos olhar para os Golden Globes e para os BAFTA e logo se constata a presença em ambos de 3 nomes: o já mencionado Damien Chazelle, Kenneth Lonergan e Tom Ford. Destes, Chazelle e Lonergan (Manchester by the Sea) parecem-nos ter todas as condições para figurar entre os cinco eleitos, mas temos algumas dúvidas em relação ao realizador de 'Nocturnal Animals'.
    Denis Villeneuve (Arrival) pode ver o seu brutal talento finalmente reconhecido com uma nomeação, e tanto ele como Barry Jenkins (Moonlight) são fortes candidatos a ver a Academia reconhecer o seu trabalho este ano. Há basicamente 7 nomes para 5 cadeiras, juntando-se ainda Mel Gibson e Denzel Washington à luta - a decisão passará muito pela capacidade ou não de aceitar Gibson e pelo que a Academia achar globalmente de 'Nocturnal Animals', dois elementos difíceis de aferir.
    Martin Scorsese, Clint Eastwood, Garth Davis, David Mackenzie, Jeff Nichols e Pablo Larraín são os realizadores à procura de se intrometerem na discussão final.

Melhor Actor Principal

    Só assuntos pessoais e extra-Cinema como as polémicas acusações de assédio e desrespeito por duas ex-colegas durante a produção do documentário I'm Still Here podem retirar Casey Affleck daquele que parece ser o caminho que o coloca como sucessor legítimo de Leonardo DiCaprio.
    O protagonista de Manchester by the Sea é o favorito, ganhou nos Globes e em praticamente todas as associações de críticos.
    Depois, e se tivermos por base os Screen Actor Guild Awards, os restantes nomeados devem ser Denzel Washington (Fences), Ryan Gosling (La La Land), Andrew Garfield (Hacksaw Ridge) e Viggo Mortensen (Captain Fantastic). A ausência de um destes actores, dos quais só ainda não vimos a prestação de Gosling, deverá significar a presença de Jake Gyllenhaal (Nocturnal Animals), Joel Edgerton (Loving) ou Tom Hanks (Sully). Já houve anos claramente mais fortes nesta categoria.

Melhor Actriz Principal

    Os Screen Actor Guild Awards escolheram Emma Stone (La La Land), Natalie Portman (Jackie), Amy Adams (Arrival), Meryl Streep (Florence Foster Jenkins) e Emily Blunt (The Girl on the Train). Só que nos Globos - que, diga-se, estão longe de ser um bom indicador do que acontecerá nos Óscares - foi Isabelle Huppert, a actriz de Elle, a eleita como melhor actriz de um filme de Drama.
    Os BAFTA têm exactamente as mesmas cinco nomeadas dos SAG's (Stone, Portman, Adams, Streep e Blunt), o que pode querer dizer muito, mas parece-nos quase atroz Emily Blunt ser nomeada (adoramo-la como actriz, mas o papel em The Girl on the Train não teve nada de especial) e mesmo em relação à nomeação da veterana Meryl Streep temos algumas reticências.
    Basicamente, Emma Stone, Natalie Portman e Amy Adams são as três actrizes praticamente certas; e acreditamos que a Academia junte às contas Isabelle Huppert e Meryl Streep. No entanto, inclusive acima de Emily Blunt em termos de odds colocamos Annette Bening pela sua interpretação em 20th Century Women e Ruth Negga, com Loving. Num ano particularmente bom no mundo das actrizes principais, mais longínquas são as aspirações da jovem Hailee Steinfeld e ainda de Rebecca Hall, Taraji P. Henson e Jessica Chastain.

Melhor Actor Secundário

    Ano após ano, acertar nos nomeados para Melhor Actor Secundário é uma verdadeira lotaria. Desenhando um diagrama de Venn entre os BAFTA, os SAG's e os Golden Globes, há três presenças constantes: Mahershala Ali, por Moonlight, Jeff Bridges, por Hell or High Water, e Dev Patel, com Lion. E é difícil que um destes não esteja nos cinco da Academia.
     O problema vem depois. Aaron Taylor-Johnson ganhou inesperadamente nos Globos, viu entretanto o seu papel (uma revelação!) perturbador em Nocturnal Animals valer-lhe também uma nomeação nos BAFTA, e não será chocante se juntar a tudo isto a nomeação mais desejada.
    A escolha do quinto elemento depende de vários factores: globalmente, a tendência dos membros da Academia pode ser premiar a carreira de Hugh Grant, este ano como coadjuvante de Meryl Streep, ou "lançar" a carreira do novato Lucas Hedges, o sobrinho de Casey Affleck em Manchester by the Sea. Mas a coisa não fica por aqui: embora Jeff Bridges e Aaron Taylor-Johnson estejam melhor colocados, Ben Foster e Michael Shannon brilham também em Hell or High Water e Nocturnal Animals; e não é de todo impossível que o nipónico Issei Ogata (Silence) ou mesmo a dupla de secundários de Denzel em Fences surja entre os nomeados desta categoria.

Melhor Actriz Secundária

    Nas secundárias femininas, vários factores apontam para que Viola Davis comece a preparar o discurso. À terceira, deve ser de vez para a actriz nascida na Carolina do Sul.
    Contrariamente à vertente masculina desta categoria, é bastante improvável que as companheiras e concorrentes de Viola Davis não sejam as 4 seguintes: Naomie Harris (Moonlight), Michelle Williams (Manchester by the Sea), Nicole Kidman (Lion) e Octavia Spencer (Hidden Figures). Afinal de contas, foram as 5 escolhidas nos SAG e nos Globos, havendo apenas um ligeiro desvio nos BAFTA que nomearam a outsider Hayley Squires (I, Daniel Blake) em vez de Octavia Spencer. 


    Numa rápida viagem pelas restantes categorias... nos guiões a primeira dúvida é logo em qual das categorias concorrerá Moonlight. O filme de Barry Jenkins, escrito também por ele, já foi nomeado como Original ou como Adaptação, embora o mais provável seja surgir como adaptado uma vez que se baseia numa peça de teatro. Assim, como Argumentos Originais, La La Land, Manchester by the Sea e Hell or High Water podem ter a companhia de semi-surpresas como The Lobster (nosso nomeado para os Óscares BPF há um ano) e Captain Fantastic, sem excluir Jackie e 20th Century Women; já nos Argumentos Adaptados, Moonlight (que como dissemos, pode até surgir como original) deve juntar-se a Arrival, Fences, Nocturnal Animals e Lion, embora haja também Silence, Hacksaw Ridge e Hidden Figures.
    Na Fotografia podem contar pelo menos com La La Land, Arrival e Moonlight, podendo o quinteto fechar com 2 filmes do trio SilenceJackie e Nocturnal Animals; e a nível de Banda Sonora, La La Land já sabe que não terá Arrival como oponente, mas deve ter Moonlight, Jackie, Lion e mais um.
    Nos Filmes de Animação podem contar com Zootopia, Kubo and the Two Strings e Moana, arriscando nós que os restantes dois serão The Red Turtle e My Life as a Zucchini; e nos candidatos a Melhor Filme Estrangeiro, Elle não estará, mas Toni Erdmann e The Salesman estarão lá de certeza. Nos Documentários só nos atrevemos a garantir nesta altura O.J.: Made in America e 13th.




MELHOR FILME
1. La La Land, 2. Moonlight, 3. Manchester by the Sea, 4. Arrival, 5. Hell or High Water, 6. Hacksaw Ridge, 7. Fences, 8. Lion

9. Hidden Figures, 10. Nocturnal Animals, 11. Loving, 12. Silence, 13. 20th Century Women, 14. Sully, 15. Jackie, 16. Florence Foster Jenkins, 17. Captain Fantastic, 18. Live by Night, 19. Elle, 20. A Monster Calls

MELHOR REALIZADOR
1. Damien Chazelle (La La Land), 2. Barry Jenkins (Moonlight), 3. Denis Villeneuve (Arrival), 4. Kenneth Lonergan (Manchester by the Sea), 5. Mel Gibson (Hacksaw Ridge)

6. Tom Ford (Nocturnal Animals), 7. Denzel Washington (Fences), 8. Martin Scorsese (Silence), 9. Garth Davis (Lion), 10. David Mackenzie (Hell or High Water), 11. Jeff Nichols (Loving), 12. Pablo Larraín (Jackie), 13. Clint Eastwood (Sully), 14. Ben Affleck (Live by Night)

MELHOR ACTOR
1. Casey Affleck (Manchester by the Sea), 2. Denzel Washington (Fences), 3. Ryan Gosling (La La Land), 4. Andrew Garfield (Hacksaw Ridge), 5. Viggo Mortensen (Captain Fantastic)

6. Jake Gyllenhaal (Nocturnal Animals), 7. Joel Edgerton (Loving), 8. Tom Hanks (Sully), 9. Adam Driver (Paterson), 10. Michael Keaton (The Founder)

MELHOR ACTRIZ
1. Emma Stone (La La Land), 2. Natalie Portman (Jackie), 3. Amy Adams (Arrival), 4. Isabelle Huppert (Elle), 5. Meryl Streep (Florence Foster Jenkins)

6. Annette Bening (20th Century Women) 7. Ruth Negga (Loving), 8. Emily Blunt (The Girl on the Train), 9. Hailee Steinfeld (The Edge of Seventeen), 10. Jessica Chastain (Miss Sloane), 11. Rebecca Hall (Christine), 12. Taraji P. Henson (Hidden Figures)

MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO
1. Mahershala Ali (Moonlight), 2. Jeff Bridges (Hell or High Water), 3. Aaron Taylor-Johnson (Nocturnal Animals), 4. Dev Patel (Lion), 5. Hugh Grant (Florence Foster Jenkins)

6. Lucas Hedges (Manchester by the Sea), 7. Ben Foster (Hell or High Water), 8. Michael Shannon (Nocturnal Animals), 9. Issei Ogata (Silence), 10. Stephen Henderson (Fences), 11. Mykelti Williamson (Fences), 12. Trevante Rhodes (Moonlight), 13. John Goodman (10 Cloverfield Lane)

MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA
1. Viola Davis (Fences), 2. Naomie Harris (Moonlight), 3. Nicole Kidman (Lion), 4. Michelle Williams (Manchester by the Sea), 5. Octavia Spencer (Hidden Figures)

6. Greta Gerwig (20th Century Women), 7. Felicity Jones (A Monster Calls), 8. Julianne Moore (Maggie's Plan), 9. Molly Shannon (Other People), 10. Helen Mirren (Eye in the Sky), 11. Hayley Squires (I, Daniel Blake)

0 comentários:

Enviar um comentário