9 de janeiro de 2017

La La Land vence Golden Globes 2017

7 em 7 para 'La La Land' nos Golden Globes 2017, noite inesquecível para o filme de Damien Chazelle que se tornou filme-recordista máximo de globos ganhos numa cerimónia - One Flew Over the Cuckoo's Nest e Midnight Express tinham fixado o recode em 6 globos.
    A noite dourada, com Jimmy Fallon como anfitrião, começou numa paródia musical (Link) de 'La La Land', com Fallon a fazer-se acompanhar por Nicole Kidman, Amy Adams, vários membros do elenco de 'The People v. OJ Simpson', o trio Rami Malek, Kit Harington e Evan Rachel Wood em modo personagem, Barb e os miúdos de 'Stranger Things', antes de tudo ficar mais "íntimo" com Ryan Reynolds e sobretudo romântico com Justin Timberlake. O monólogo introdutório foi fraquinho, compensado no entanto por diversos momentos ao longo da transmissão: a dupla Kristen Wiig e Steve Carell a partilhar traumas de filmes de animação, a dança épica de Keith Stanfield na vitória de 'Atlanta', o beijo de Ryan Reynolds e Andrew Garfield, e aquele abraço "chato" de Emma Stone a Chazelle enquanto este bejava a mulher ou namorada, culminando no discurso de Meryl Streep (Link), homenageada com a entrega do prémio Cecil B. DeMille - a veterana actriz, 28 vezes nomeada para globos, demonstrou uma humildade e humanidade ímpares com muita política à mistura, e numa ode à união e à diversidade incluiu nas suas palavras Viola Davis, Sarah Paulson, Sarah Jessica Parker, Amy Adams, Natalie Portman, Ruth Negga, Ryan Gosling e Dev Patel; antes de reconhecer o privilégio e a responsabilidade que toda a sala tem nas mãos, e fechar o seu discurso com palavras de Carrie Fisher.

    Em termos de globos, no Cinema o vencedor não podia ter sido mais claro. Anteontem prevíamos que 'La La Land' arrecadasse 6 globos, mas acabou mesmo por vencer também o de Argumento, numa noite em que o filme de Damien Chazelle (estreia em Portugal a 26 de Janeiro) fez o pleno e estabeleceu um novo recorde.
    Melhor Filme (Comédia/ Musical), Melhor Realizador, Melhor Actor (Ryan Gosling) e Actriz (Emma Stone) do género, Argumento, Banda Sonora e Canção Original. A HFPA não se poupou na hora de distinguir o seu filme preferido do ano, entregando a 'Moonlight' o globo de melhor filme dramático, e distinguindo Casey Affleck e Isabelle Huppert pelos seus papéis em 'Manchester by the Sea' e 'Elle' respectivamente. Curiosamente, o filme francês acabou por ser o filme com mais globos conquistados depois de 'La La Land' - 2 vitórias, juntando Melhor Actriz dramática ao globo de Melhor Filme Estrangeiro.
    'Zootopia' foi o filme de Animação do ano, e nos desempenhos secundários Aaron Taylor-Johnson foi a grande surpresa (esperava-se uma vitória de Mahershala Ali), contrariamente à já esperada vitória de Viola Davis com 'Fences'.


Melhor Filme - Drama: Moonlight
Melhor Filme - Comédia/ Musical: La La Land
Melhor Realizador: Damien Chazelle (La La Land)
Melhor Argumento: La La Land
Melhor Actor - Drama: Casey Affleck (Manchester by the Sea)
Melhor Actriz - Drama: Isabelle Huppert (Elle)
Melhor Actor - Comédia/ Musical: Ryan Gosling (La La Land)
Melhor Actriz - Comédia/ Musical: Emma Stone (La La Land)
Melhor Actor Secundário: Aaron Taylor-Johnson (Nocturnal Animals)
Melhor Actriz Secundária: Viola Davis (Fences)
Melhor Filme Estrangeiro: Elle
Melhor Filme de Animação: Zootopia
Melhor Banda Sonora Original: La La Land
Melhor Canção Original: "City of Stars" (La La Land)

    Na Televisão, não houve um tornado como 'La La Land' foi na vertente cinematográfica. A Hollywood Foreign Press Association distribuiu o bem pelas aldeias, e o quarteto 'The Crown', 'Atlanta', 'The People v. OJ Simpson' e 'The Night Manager' saiu de Beverly Hills de sorriso estampado no rosto.
    Confirmou-se a tendência/ tradição recente da HFPA em premiar aquilo que é novo, e nesse sentido 'The Crown' e 'Atlanta' foram melhor série dramática e melhor série de comédia, sucedendo a 'Mr. Robot' e 'Mozart in the Jungle'. A esta distinção máxima, cada qual juntou a vitória dos seus protagonistas - Claire Foy foi escolhida como Melhor Actriz (Drama) e o visionário e multifacetado Donald Glover foi Melhor Actor (Comédia).
    'The People v. OJ Simpson' foi a melhor mini-série, ficando-se "apenas" pelos 2 globos ao ver Sarah Paulson subir ao palco, o mesmo não acontecendo com Courtney B. Vance e Sterling K. Brown. Se para nós seriam 'The Night Of' e Riz Ahmed a merecer tudo e mais alguma coisa, a mini-série "protegida" da HFPA acabou por ser 'The Night Manager' - embora não tenha sido eleita melhor mini-série, acabou por ter 3 membros do seu elenco com globos, Tom Hiddleston, Hugh Laurie e Olivia Colman.
    Tracee Ellis Ross (Black-ish) derrotou Issa Rae e Julia Louis-Dreyfus (5 anos consecutivos nomeada com 'Veep' sem nunca ganhar), e igualmente surpreendente foi a vitória de Billy Bob Thornton (Goliath), deixando Rami Malek (Mr. Robot) de mãos a abanar pelo 2.º ano consecutivo.


Melhor Série - Drama: The Crown
Melhor Série - Comédia/ Musical: Atlanta
Melhor Mini-Série ou Filme de TV: The People v. OJ Simpson
Melhor Actor - Série Drama: Billy Bob Thornton (Goliath)
Melhor Actriz - Série Drama: Claire Foy (The Crown)
Melhor Actor - Série Comédia/ Musical: Donald Glover (Atlanta)
Melhor Actriz - Série Comédia/ Musical: Tracee Ellis Ross (Black-ish)
Melhor Actor - Mini-Série ou Filme de TV: Tom Hiddleston (The Night Manager)
Melhor Actriz - Mini-Série ou Filme de TV: Sarah Paulson (The People v. OJ Simpson)
Melhor Actor Secundário: Hugh Laurie (The Night Manager)
Melhor Actriz Secundária: Olivia Colman (The Night Manager)


atlata_dancing

giphy-12

giphyblloom

0 comentários:

Enviar um comentário