26 de agosto de 2016

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 3

Cá estamos nós outra vez, para lançar mais uma jornada do Fantasy da Premier League, a última antes da paragem para os compromissos das selecções, e para muitos também a última antes de ser activado o primeiro Wildcard da época, com o defeso concluído e os plantéis fechados.
    Com 2 jornadas decorridas, não surpreendem as presenças de Manchester City, Manchester United e Chelsea no Top-4, surpreende sim o excelente arranque do Hull City (vitórias contra Leicester e Swansea). Como em todas jornadas, nesta há grandes jogos - tudo começa logo num Tottenham-Liverpool do qual se espera enorme intensidade, mobilidade e dinâmica de ambas as partes envolvidas, e termina na visita do West Ham ao Manchester City, um jogo que os hammers ganharam na temporada passada. Pelo meio, o Chelsea e o Leicester são favoritos nos seus jogos, o Arsenal tentará livrar-se de ter apenas 1 ponto conquistado, e o Manchester United desloca-se ao terreno do motivado Hull. A equipa de Mourinho é, não obstante, favorita.
    Analisando rapidamente a jornada 2, primeiro em termos de resultados e prestações colectivas, a maior surpresa terá sido a derrota do Liverpool (0-2) no terreno do Burnley, que voltou a deixar algumas dúvidas sobre a capacidade dos reds - sempre em alta nos jogos grandes - serem consistentes. Esperávamos bastantes golos no Leicester City-Arsenal, que terminou a zeros; o Chelsea voltou a lutar até ao fim pelos 3 pontos, o Manchester United voltou a ser eficaz, embora concedendo muito espaço e dando durante parte do jogo a iniciativa ao adversário (como já acontecera com o Bournemouth). Por fim, o Manchester City continua a deixar boas indicações relativamente ao trabalho de Guardiola.
    Em termos individuais, Stuani (que golaço, o primeiro!), Agüero e Ibrahimovic (todos com 13 pts) brilharam mais que quaisquer outros, destacando-se também Nolito (2 golos de "encostar", com bom trabalho de Iheanacho em ambos), Maloney (que saltou do banco para resolver o jogo do Hull no País de Gales), Wanyama, Antonio ou Shaw. Andre Gray, entretanto atormentado pelos comentários desprezíveis que fez há 4 anos atrás, mostrou que pode ser de facto uma excelente opção por 6.5, e Curtis Davies continua numa forma incrível no centro da defesa dos tigers.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 2518758-588128)

As nossas apostas para a 3.ª jornada são:

Jamie Vardy - Leicester City - 9.9
    Ainda há cerca de 19% de jogadores de Fantasy com Vardy. A partir da quarta jornada o raciocínio em termos de avançados é simples: a primeira coisa a escolher é conjugar Agüero e Ibrahimovic ou ter apenas um deles, apostando num meio-campo de superior qualidade. Para Vardy, não deve haver espaço, mantendo-se Mahrez como a melhor opção para que cada 15 tenha um bocadinho de Leicester no seu interior.
    No entanto, e olhando apenas para esta jornada, Vardy pode ser um dos destaques. O Swansea não nos convenceu, tanto diante do Burnley como diante do Hull, e a linha defensiva pode sofrer com Mahrez (fez um hat-trick aos swans fora, em 2015/ 16), Musa, Okazaki e Vardy. Dizem as estatísticas que o avançado inglês rende sempre mais no King Power Stadium, e Vardy, que em breve será uma dor de cabeça para os centrais do Porto, tudo fará para não atravessar a pausa para selecções sem qualquer golo marcado.
    Parece-nos que tanto mais rematará e tanto mais envolvido estará com o jogo se Musa ocupar o flanco e Okazaki for o colega na dupla de ataque. Ahmed Musa tem que ser titular, e o único problema para os foxes será o meio-campo: Drinkwater precisará de ser gigante, Mendy está lesionado e King deve entrar no 11.


Ross Barkley - Everton - 7.7
    Já valorizou 0.2 e é fácil perceber porquê. Com Ibra e Agüero em grande, a tendência tem sido ganhar orçamento a meio-campo, com jogadores como Payet, Mkhitaryan ou De Bruyne a darem lugar ao aluno preferido do professor Koeman.
    Com o treinador holandês a querer que Barkley renda muito mais, Barkley leva até agora 1 golo e uma assistência - média de 7,5 por jornada - o que o deixa, entre médios, apenas atrás de Coutinho e Capoue.
    Contra o Stoke, é bem possível que o Everton entre em acção com Lukaku, Bolasie e Ashley Williams no onze inicial, o que pode gerar grande ambiente e entusiasmo, e complicar a vida ao Stoke. O factor Bolasie levanta várias questões - será que Koeman joga com Bolasie e Deulofeu junto de Romelu? Será que Deulofeu será encaminhado para o banco, uma vez que há ainda Mirallas? Seja como for, e tendo o Everton médios incansáveis como Gueye e Gareth Barry, Barkley será sempre titular e terá sempre liberdade para apoiar os homens da frente. As próximas 5 jornadas são bastante interessantes para o Everton, por isso faz sentido convocar Ross Barkley para as vossas equipas.


Nathan Redmond - Southampton - 6.1
    Numa fase em que a potencial contratação de Boufal por parte dos saints nos deixa muito entusiasmados (é o clube certo para o extremo do Lille, e o Southampton precisa de melhorar o seu elenco para estar ao nível das últimas épocas), a recepção ao Sunderland pode ser um bom jogo para a equipa de Puel. Se recuarmos até 2014/ 15 encontramos um... 8-0 neste confronto.
    Naturalmente não esperamos uma goleada dessas, mas esperamos um jogo consistente e a 1.ª vitória da época para Redmond, Tadic, Long e companhia. Os 2 primeiros jogos fizeram de Redmond o jogador mais chamativo do Southampton - tendo o bónus de ser um médio a jogar na dupla de avançados - e o ex-Norwich pode continuar a somar pontos.
    Enquanto na defesa é van Dijk a nossa escolha preferencial, no ataque o Sunderland pode sofrer com a velocidade e com o nº de oportunidades que Redmond e Shane Long terão, sempre com Tadic a tentar encontrá-los com um passe de morte.
       

Raheem Sterling - Manchester City - 8.0
    Quatro jogos oficiais, e o City já tem o ADN Guardiola a surgir. Com o extraordinário Claudio Bravo a ser anunciado recentemente como novo guarda-redes do clube, os citizens continuam a seguir o caminho certo, com um plantel competitivo e que torcerá para que Gündogan e Kompany não se ressintam das lesões quando voltarem, e para que De Bruyne (dos médios ofensivos, aquele que tem estado mais abaixo do esperado) comece rapidamente a atingir a sua forma habitual.
    Com Agüero a marcar sem parar, a maior surpresa deste início de época dá pelo nome de Raheem Sterling. O extremo repentista, que tem apenas 21 anos embora já actue na Premier League há vários anos, sempre teve talento, qualidade e muita velocidade. Só que, depois dum ano francamente mau em termos individuais, com Pep está diferente: mais incisivo e objectivo na procura das melhores soluções para a equipa, mais altruísta e focado no jogo e, sobretudo, mais trabalhador, a recuperar bolas e a contribuir para uma linha de pressão alta como Guardiola quer.
    Sterling, tal como Agüero, Silva e KDB, não jogou na 2.ª mão do Play-Off da Champions, e por isso espera-se a titularidade de todos estes craques diante do West Ham. Há um ano o West Ham venceu por 2-1, desta vez será bastante difícil evitar uma vitória da equipa da casa.


Scott Dann - Crystal Palace - 5.5
    Por fim, e porque já falámos de 1 avançado e 3 médios, um defesa.
    O jogo da EFL Cup a meio da semana serviu apenas de lembrete para a elevada capacidade de Scott Dann em termos ofensivos. O central do Crystal Palace marcou 5 golos em 2015/ 16, e pode ser uma boa opção para o jogo contra o Bournemouth, equipa que sofre com avançados possantes (bastante convidativo colocar Benteke a titular) e com o jogo aéreo.
    É um facto que no Crystal Palace-Bournemouth os cherries serão a equipa que já está mais madura e cujos processos já estão mais assimilados pelos jogadores. No entanto, o talento individual (leia-se Townsend, que muito tem rematado mas pouco tem produzido em termos de ficha de jogo) e a euforia à volta da maior contratação da História do clube - Christian Benteke - pode ajudar Pardew a conquistar os primeiros pontos da época. Independentemente do resultado, uma coisa é certa, pelo menos uma equipa entre Palace e Bournemouth vai abandonar os zero pontos.


Outras Opções:
- Guarda-Redes: Entre os postes, Fraser Forster (5.0) parece ser o elemento que equilibra melhor o potencial de clean sheet e de defesas. Thibaut Courtois (5.5) é forte candidato a não sofrer golos do Burnley, e mesmo Schmeichel, caso os trintões do Leicester saibam anular Llorente (será Borja titular ou entrará apenas na segunda parte?), também é uma opção interessante.
    Não nos atrevemos a recomendar De Gea com os red devils a visitarem uma equipa extremamente motivada, e há ainda Ben Foster (4.6), que se não conseguir não sofrer, deve ser uma garantia de algumas defesas. Em relação ao Tottenham-Liverpool seria uma desilusão se o jogo tivesse poucos golos.

- Defesas: Na defesa, jogo do Southampton em casa contra um dos últimos 3 classificados é o jogo certo para acreditar em Virgil van Dijk (5.5). O preço elevado do holandês conjugado com o calendário dos saints é razão suficiente para repensar ter o central depois desta jornada 3, mas para já podem-se despedir dele acreditando no seu potencial de retorno. Na defesa do Chelsea, temos o feeling que poderá ser uma boa ronda para John Terry (5.5), e jogadores como Antonio Valencia (5.5), Gareth McAuley (4.6), Leighton Baines (5.5) e John Stones (5.0) não devem ser ignorados. Já relativamente ao Arsenal, mantemo-nos desconfiados, especialmente com Ighalo e Deeney no caminho da turma de Wenger.

- Médios: Entre médios, Barkley, Redmond e Sterling já foram referidos, mas as duas melhores opções para esta jornada parecem ser os vencedores do Jogador do Ano PFA nas últimas duas épocas - Riyad Mahrez (9.5) e Eden Hazard (10.1). Também Andros Townsend (6.5) - só Coutinho, Agüero e Llorente rematam mais vezes do que ele por jogo - pode ser particularmente interessante, sobretudo agora que tem Benteke para jogador-alvo dos seus cruzamentos. É um 1+1 interessante, o Crystal Palace é a equipa que mais cruza na Premier League, e Benteke um excelente cabeceador.
    Entre Tottenham e Liverpool, temos maiores expectativas para Mané e Coutinho (o brasileiro está ainda em dúvida), bem como noutros estádios para Dusan Tadic (7.4) (se há jogo bom para ele, é este) e Kevin De Bruyne (10.5). Sem esquecer Martial e Bolasie, não lançamos nenhum palpite favorável a craques como Sánchez ou Özil porque não confiamos a 100% no momento do Arsenal.

- Avançados: Sim, vamos ser redundantes. Quem tem Kun Agüero (13.1) e Zlatan Ibrahimovic (11.7) deve continuar com eles. Num diagrama de Ven seria curioso perceber neste momento a % de equipas que têm ambos. Ainda assim, achamos que Jamie Vardy pode realizar uma jornada superior ao sueco.
    Outras opções para esta jornada são Diego Costa (9.6), senhor de golos decisivos e de quase-expulsões, Romelu Lukaku (9.0) e Salomon Rondón (6.5). Long pode facilmente marcar ao Sunderland, Negredo quererá dar continuidade ao excelente momento, Kane procura o 1.º golo, e de resto temos bastante curiosidade para ver a estreia de Benteke pelo Crystal Palace.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-5-2): Forster; van Dijk, McAuley, Dann; Mahrez, Hazard, Barkley, Redmond, Townsend; Agüero, Vardy

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Tottenham v Liverpool - Harry Kane; Sadio Mané
Chelsea v Burnley - Eden Hazard; John Terry
Crystal Palace v Bournemouth - Andros Townsend; Scott Dann
Everton v Stoke - Ross Barkley; Romelu Lukaku
Leicester City v Swansea - Riyad Mahrez; Jamie Vardy
Southampton v Sunderland - Nathan Redmond; Virgil van Dijk
Watford v Arsenal - Alexis Sánchez; Troy Deeney
Hull City v Manchester United - Zlatan Ibrahimovic; Robert Snodgrass
West Brom v Middlesbrough - Gareth McAuley; Gaston Ramírez
Manchester City v West Ham - Kun Agüero; Raheem Sterling

0 comentários:

Enviar um comentário