12 de agosto de 2016

Dicas Fantasy Premier League - Jornada 1

Não é preciso esperar mais, começa amanhã. Depois dum Verão em que Portugal se sagrou campeão da Europa (às vezes parece que não nos apercebemos da grandeza do que realmente aconteceu), os campeonatos profissionais regressam e as maiores expectativas estão como sempre guardadas para a Premier League.
    A Liga Inglesa ganhou novos craques (Ibrahimovic, Pogba, Mkhitaryan, Xhaka, Musa, Feghouli e Sané as principais novidades, conjugados com muitas movimentações internas) mas o mais especial será mesmo acompanhar a constelação de treinadores, carismáticos e conhecedores: Guardiola, Mourinho, Klopp, Conte, Pochettino, Wenger, Ranieri, Bilic, Koeman, Puel... que luxo.
    No entanto, o que nos traz aqui é mesmo o Fantasy e a sua primeira jornada. Depois de 3 artigos em que analisámos sumariamente as opções disponíveis por sector, é hora de olhar concretamente para a jornada 1. O jogo grande é o Arsenal-Liverpool, com várias baixas na defesa dos gunners que podem permitir um arranque prometedor da equipa de Klopp, mas há ainda por exemplo um Chelsea-West Ham e um Everton-Tottenham. As hostilidades serão abertas pelo campeão em título, com o Leicester City a viajar até ao reduto do recém-promovido Hull City.
    Há ainda enorme curiosidade e expectativa para ver as estreias de Guardiola (recepção ao Sunderland, jogo acessível à partida) e Mourinho (deslocação ao Bournemouth, jogo mais complicado) no banco dos rivais de Manchester, que têm de resto encontro marcado para a jornada 4.
    Na nossa opinião, o que faz mais sentido é planearem os vossos plantéis pensando nas primeiras três jornadas, activando depois o primeiro Wildcard entre as jornadas 3 e 4, com o mercado de transferências já fechado e várias indicações dadas pelo começo das equipas. Como sempre, desejamo-vos boas escolhas, boa sorte, pensando com a cabeça mas deixando também que um ou outro feeling pessoal vos leve. Senão isto não tinha graça nenhuma. O espectáculo, esse, está garantido. Ou não estivéssemos nós a falar da Premier League.
(Podem-se juntar à Liga Barba Por Fazer: Código - 2518758-588128)

Nesta primeira jornada, sugerimos:

Kun Agüero - Manchester City - 13.0
    Não é por acaso que el kun é o jogador mais caro deste Fantasy. O craque argentino, com 26 e 24 golos nas duas últimas épocas, é um perigo à solta, jogador adaptado ao campeonato (está mais do que visto que os defesas não o conseguem anular) e com Guardiola tudo aponta a que renda ainda mais.
    Com Agüero as únicas reticências dizem sempre respeito à sua fiabilidade física, mas para já e tendo chegado ainda a tempo de jogar (e marcar) na pré-época, tudo indica que Agüero tem que ser escolhido. Se não se lesionar, é claramente senhor para passar os 30 golos em 2016/ 17. Mantendo a lógica de idealizar o plantel para as primeiras 3 jornadas, Agüero sai reforçado como uma boa escolha - Sunderland (casa), Stoke (fora) e West Ham (casa) deixam no ar que Agüero pode arrancar bem, especialmente com o 1.º jogo de Pep a ser Sunderland em casa. A questão de Agüero é uma das mais dogmáticas e recorrentes no Fantasy - o argentino é bom demais (quem não o tinha quando marcou 5 golos ao Newcastle num ápice há-de ter aprendido a lição) e muitas vezes a questão é a forma como as vossas equipas podem sofrer ao não o terem, o que representa um risco considerável. No entanto, há Vardy, Ibrahimovic e Kane, e isso dá que pensar.


Andre Gray - Burnley - 6.5
    Feito para a Premier League. O melhor marcador do último Championship, com 25 golos, é um dos avançados que temos maior curiosidade de acompanhar em 2016/ 17. Numa equipa com um plantel bastante inferior à esmagadora maioria, Gray pode tornar-se facilmente o abono de família e um íman de Bónus caso consiga marcar com alguma frequência. Um pouco como Charlie Austin em 2014/ 15.
    O Burnley defronta um Swansea pós-saída de Ashley Williams, capitão e alma ou coração da equipa galesa, e Gray deve entrar com a pica toda nesta edição da Premier League, apostado em deixar logo a sua marca e dizer "eu estou aqui". O facto do jogo ser no Turf Moor também é positivo, com os adeptos a puxarem por Boyd, Vokes e pelo reforço Gudmundsson. Andre Gray vem duma pré-época na qual marcou em todos os jogos (9 golos no total), com a dificuldade dos oponentes a aumentar de forma crescente, e é o marcador de grandes penalidades. Confiem nele, que com 3 jogos em casa nas primeiras 4 jornadas, não deve desiludir.


Eden Hazard - Chelsea - 10.0
    Ele está de volta. Não, não estamos a falar do livro satírico de Timur Vernes sobre Hitler. Estamos mesmo a falar do belga Eden Hazard, e do potencial regresso à forma que o elevou a craque indiscutível entre 2012/ 13 e 2014/ 15. Depois da sua pior temporada em Inglaterra (apenas 104 pts no Fantasy), a chegada de Antonio Conte, conjugada com as indicações que o 10 do Chelsea já deixou no final da época e sobretudo no Euro-2016, deixam antever um regresso das exibições desconcertantes e dos golos em slaloms perfeitos.
    O calendário é bom - West Ham (casa), Watford (fora) e Burnley (casa) - no mês de Agosto, e quer se mantenha no corredor esquerdo, quer passe a jogar em terrenos mais centrais perto do ponta-de-lança, Hazard será sempre um jogador a ter em conta. Uma das principais questões nestas primeiras jornadas será perceber se o Chelsea mantém o quarteto defensivo ou se passa a actuar com 3 centrais, o que tem como consequências dinâmicas totalmente díspares para a equipa, e movimentações/ ocupação dos espaços bem diferentes por parte de Eden Hazard. Nesta primeira jornada, o West Ham é um adversário de peso (basta recordar quão destrutivos foram os hammers contra os grandes na época passada), mas um possível tridente Feghouli - Ayew - Payet no apoio a Carroll ajudará também a tornar o jogo mais aberto e imprevisível. Cabe a Hazard trabalhar nesses espaços.
       

Sadio Mané - Liverpool - 9.0
    Rob Holding e Calum Chambers. Será, tudo indica, esta a dupla de centrais do Arsenal no jogo diante do Liverpool, jogo grande do próximo Domingo. Wenger não conta com Mertesacker e Gabriel (lesionados), e já admitiu que Koscielny não apresenta ritmo suficiente para ser lançado.
    A dupla verdinha que o Arsenal vai apresentar, contra Firmino, Coutinho e Mané... promete correr bem para o lado de Klopp, desde que os seus pupilos apresentem a intensidade do costume nos jogos grandes, mantendo-se coesos atrás (afinal, do outro lado há nomes como Alexis Sánchez, Ramsey, Iwobi ou Cazorla). Ainda assim, não será surpreendente ver uma pressão muito alta do Liverpool, procurando "enjaular" o meio-campo nuclear do Arsenal dentro do seu quadrado, facilitando a saída para o ataque com a recuperação de bola em terrenos avançados, e colocando sistematicamente Firmino, Mané e Coutinho próximos da baliza em zonas de finalização.
    Tudo isto nos leva a crer, embora Roberto Firmino (deve jogar a falso 9) seja a opção mais segura, que Sadio Mané pode ter uma estreia oficial de sonho pelos reds. O senegalês ex-Southampton é homem dos grandes palcos, e sobressai quase sempre nos jogos cabeça-de-cartaz, quanto maior é o nome do adversário que tem pela frente. Foi assim nos saints e não deixará certamente de ser assim na sua nova casa, orientado por Klopp, que tem todo o ar de o adorar e de o fazer crescer imenso. Contra Mané, ou qualquer outro jogador do Liverpool, o calendário: Arsenal, Tottenham, Leicester e Chelsea nas primeiras 5 jornadas. Mas, olhando em exclusivo para a primeira, faz sentido este risco chamado Sadio imprevisível Mané.


Virgil van Dijk - Southampton - 5.5
    Do Southampton poderíamos indicar Tadic, Long, Redmond (Puel vê nele um avançado e poderá colocá-lo lado a lado com Long), mas até para constar um defesa nestas 5 apostas, a escolha recai no holandês Virgil van Dijk.
    O companheiro de José Fonte no centro da defesa foi ignorado pelos clubes grandes (seria um bom central, a preço acessível, para qualquer um dos rivais de Manchester), e o Southampton agradece. Um portento na antecipação e na leitura do jogo, promete continuar a acumular desarmes, bloqueios e alívios, mantendo os níveis de concentração e a sua performance física sempre nos píncaros. Claro está que van Dijk junta a tudo isto a sua supremacia no jogo aéreo, o que o torna uma ameaça nas bolas paradas ofensivas da equipa, podendo ainda assumir a conversão de livres directos. Nesta jornada 1 terá a difícil missão de anular uma das duplas mais complicadas da Premier League - Ighalo e Deeney - mas o colectivo do Southampton, assente provavelmente num losango em termos de disposição das peças no campo, deve chegar para que a equipa agora comandada por Claude Puel comece a Premier League 2016/ 17 com o pé direito.
   


Outras Opções:
- Guarda-Redes: Entre os postes, e numa jornada em que De Gea, Cech, Courtois, Lloris, Mignolet ou Adrián são todos eles opções a evitar, parece-nos que o dinamarquês Kasper Schmeichel (5.0) pode começar bem, com as diferenças entre Leicester e Hull a serem bastante significativas. Quem também pode brilhar é Fraser Forster (5.0), confiando que o Southampton não concederá muitas oportunidades a Ighalo/ Deeney, e considerando que caso os avançados do Watford as tenham, Forster costuma acumular defesas até ser finalmente batido. Por fim, temos dúvidas se o titular do Palace será Hennessey ou Mandanda, tal como em relação à baliza do Middlesbrough (Valdés, supostamente, será o escolhido), pelo que o último nome que recomendamos é mesmo Joe Hart (5.5). O guardião inglês recebe o Sunderland e o ambiente gerado pelo 1.º jogo de Guardiola e o início de uma nova era deve ajudar e muito o City.

- Defesas: No sector defensivo, já falámos de van Dijk, e podemos acrescentar John Stones (5.0). O reforço do City, proveniente do Everton, está em condições físicas de se estrear e encontrar um central avaliado em 5.0 num dos favoritos ao título é incrível. Tal como van Dijk, também Michael Keane (5.0) representa uma ameaça significativa à baliza do Swansea; e no Crystal Palace-WBA, Scott Dann e McAuley também cumprem esse requisito. No Bournemouth-Manchester United não nos parece que alguma equipa consiga ter clean sheet, considerando inclusive que o United estará sem Smalling (e Pogba, já agora). No capítulo dos defesas baratos, George Friend (4.5) pode ser uma opção interessante. O Stoke é um adversário bastante complicado, mas a profundidade que o lateral oferece ao longo do corredor esquerdo pode compensar.

- Médios: Entre médios, mencionámos Hazard e Mané, e se confiarem que Kevin De Bruyne (10.5) será titular então é claramente uma das opções de topo, podendo o belga explodir com Guardiola, e tendo um 1º adversário bastante apetecível. Há, naturalmente, um craque chamado Riyad Mahrez (9.5) que continua a merecer a nossa confiança, e recomendaríamos Mkhitaryan se tivéssemos totais certezas que rouba o lugar a Lingard, o que pode não acontecer depois do golaço do jovem inglês na Community Shield. A possibilidade de Nathan Redmond (6.0) jogar a avançado torna-o uma opção bastante melhor, embora no Southampton, Dusan Tadic (7.5), candidato a actuar na posição mais adiantada do losango ou no seu habitual flanco esquerdo, é a aposta mais segura.
    No Liverpool, que defronta o sempre-perigoso Alexis Sánchez, Roberto Firmino (8.5) e Coutinho são diabos à solta; Andros Townsend (6.5) quererá começar em grande pelo Palace, o Burnley tem que conseguir condicionar Sigurdsson, e em relação aos médios do Middlesbrough (Fischer, Adomah ou Ramírez) o melhor é esperar e não arriscar. Comportamento idêntico recomenda-se em relação a Feghouli e Ayew, até porque pela frente estará o Chelsea, num jogo no qual a titularidade de Payet não é certa ainda.

- Avançados: Começámos com Agüero e Gray, duas opções do nosso 11 para esta jornada, e não conseguimos não falar também de Jamie Vardy (10.0). É certo que o britânico é relativamente caro, sobretudo se Musa vier a ser titular (não é certo que seja já) e jogar junto de Vardy, mas o Hull City parece o oponente perfeito para a dupla Mahrez & Vardy voltar a espalhar o terror.
    Zlatan Ibrahimovic (11.5) é Zlatan, e por isso podemos esperar impacto imediato e 1 golo na estreia na nova competição que o acolhe, embora esperemos mais de Agüero e Vardy, tornando o sueco um diferencial, de certa forma. Uma equipa com Agüero e Ibra terá inevitavelmente um meio-campo mais fraco, embora a diferença entre Zlatan e Vardy seja apenas de 1.5. De resto, Harry Kane (11.0) não foi melhor marcador de 2015/ 16 à toa; Connor Wickham (6.0) tem que aproveitar as oportunidades enquanto o Palace não garante um avançado de créditos firmados; e no Southampton, Shane Long (6.5) integra o grupo de avançados a preços competitivos, tal como Callum Wilson (6.5), que pode complicar a vida a Mourinho se revelar perfeita sintonia com Ibe.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11 (3-4-3): Schmeichel; Stones, van Dijk, Friend; Mahrez, Hazard, Redmond, Townsend; Agüero, Gray, Vardy

Atenção a (Clássico; Diferencial):
Hull City v Leicester City - Jamie Vardy; Ahmed Musa
Burnley v Swansea - Andre Gray; Wayne Routledge
Crystal Palace v West Brom - Andros Townsend; Connor Wickham
Everton v Tottenham - Harry Kane; Danny Rose
Middlesbrough v Stoke - Álvaro Negredo; George Friend
Southampton v Watford - Shane Long; Nathan Redmond
Manchester City v Sunderland - Kun Agüero; Kevin De Bruyne
Bournemouth v Manchester United - Zlatan Ibrahimovic; Jordon Ibe
Arsenal v Liverpool - Alexis Sánchez; Sadio Mané
Chelsea v West Ham - Eden Hazard; Oscar

0 comentários:

Enviar um comentário