31 de agosto de 2016

Revisão: 'The Night Of'

Criado por
Steven Zaillian, Richard Price

Elenco
Riz Ahmed, John Turturro, Michael Kenneth Williams, Bill Camp, Poorna Jagannathan, Peyman Moaadi, Jeannie Berlin, Sofia Black-D'Elia

Canal: HBO

Classificação IMDb: 8.7 | Metascore: 90 | RottenTomatoes: 95%
Classificação Barba Por Fazer: 91


- Abaixo podem encontrar Spoilers - 
A História: 
    É a série/ mini-série de 2016.
  Se o ano passado tivemos uma grande novidade chamada Mr. Robot, acompanhada por projectos de qualidade como Better Call Saul, Narcos ou Daredevil, neste ano podia-se dizer que o cenário estava um patamar abaixo - surgiram boas séries como Preacher e Stranger Things, não vimos ainda American Crime Story, e veremos o que dão Westworld, Quarry e Taboo. Mas depois, chegou 'The Night Of'.
    O novo tesourinho da HBO, baseado na série britânica Criminal Justice, começou a ser preparado em 2012. Steven Zaillian (argumentista de Schindler's List, Moneyball ou The Girl with the Dragon Tattoo) e Richard Price (um dos vários guionistas de The Wire) encabeçaram o projecto desde a sua génese, numa fase em que também estava envolvido James Gandolfini, estando o homem que foi Tony Soprano pensado para assumir o papel de John Stone. A morte de Gandolfini deixou o papel para Robert DeNiro, mas em última instância acabou por ser John Turturro (tão bom vê-lo a ter o tão merecido lugar ao Sol) a sofrer com eczema e a enfrentar a maior das questões: ter ou não ter um gato.
    Para quem ainda não viu 'The Night Of', façam um favor a vocês próprios e vão já ver. A sério. E o ponto de partida é este: Nasir Khan (Riz Ahmed), um jovem e naive muçulmano nascido em Queens, de raízes paquistanesas e com ar de quem nunca faria mal a uma mosca, rouba o táxi do pai para poder ir a uma festa, mas acaba por mudar de planos quando uma rapariga (Andrea, interpretada por Sofia Black-D'Elia) entra no táxi. Uma noite de excessos e claramente com mais adrenalina do que os dias habituais de Nasir acaba quando este acorda na cozinha da casa de Andrea, sem se recordar das últimas horas, e dá com ela assassinada na cama, esfaqueada 22 vezes. O pânico leva a que "Naz" acumule erros atrás de erros, e acabe detido e acusado.
    Ao longo de 8 episódios, 'The Night Of' questiona o sistema judicial norte-americano, joga com o preconceito e eleva cada espectador ao estatuto de juíz da sentença de Naz, cuja transformação (ou adaptação) na prisão acompanhamos gradualmente. John Stone (John Turturro) é o advogado oportunista que achou que Naz destoava dos seus clientes habituais, Freddy (Michael Kenneth Williams) o presidiário de quem ninguém quer ser inimigo, e Box (Bill Camp) o detective responsável pelo caso. A este trio juntam-se vários suspeitos que surgem com o decorrer da investigação, os pais de Naz e ainda Chandra, uma jovem advogada.
    E este é um daqueles casos cada-vez-mais-raros em que palavras como "obra-prima" ou "perfeição" fazem sentido. A dupla Steven Zaillian - Richard Price merece todos os elogios e prémios possíveis, com Zaillian a realizar 7 dos 8 episódios (o 4.º episódio teve ao leme James Marsh, realizador de The Theory of Everything) e o processo a mostrar coesão, consistência e qualidade duma ponta à outra. Escrita, Realização, Edição, Fotografia, a série tem tudo, agigantada num elenco brilhante - Riz Ahmed e John Turturro são os dois principais destaques, mas toda a gente brilha à sua maneira, seja Michael K. Williams (o talismã da HBO) ou nomes menos mediáticos como Bill Camp no papel de Box e Jeannie Berlin, a procuradora Helen.
    É bastante redutor resumir alguns pontos fortes estruturais da série, mas aqui fica uma tentativa: brutal capacidade de trabalhar momentos de tensão, deixando-nos verdadeiramente presos, ansiosos, sufocados quase; um cinismo e realismo (chega a parecer um casamento entre The Wire e a primeira temporada de True Detective) acompanhados por um cuidado soberbo com os detalhes; e se começa por ser uma série com um homicídio para ser desvendado, o jogo é rapidamente substituído por um estudo do Homem e da sociedade, e os conceitos de inocente e culpado.
    Quando qualquer pedaço de cultura promete ficar connosco e não sair das nossas cabeças depois do seu fim, as vénias têm que ser feitas a todas as partes envolvidas. 'The Night Of' convida-nos a torcer por Naz desde o primeiro momento, cria-nos as dúvidas certas, e dá-nos uma última imagem dele capaz de arrebatar qualquer um.
    
    
A Personagem: Nasir 'Naz' Khan (Riz Ahmed).
    Antes de falarmos da estrela de 'The Night Of', há várias personagens que merecem algumas palavras. Bill Camp faz um trabalho incrível como Box, dificultando-nos a vida quando tentamos entrar na cabeça dele; Helen é uma boa representação do sistema e do peso que tem na balança ter um bom resultado comparativamente com ter um bom (e justo) processo. E, claro, quando se dá a Michael K. Williams a possibilidade de liderar uma prisão a partir duma cela, nasce um Freddy igualmente inesquecível.
    Mas mesmo assim, 'The Night Of' é uma série particularmente marcante para dois actores em fases bem diferentes da carreira: Turturro e Ahmed. John Stone (John Turturro) é-nos apresentado como o underdog, o advogado com comichão a mais e sucesso a menos. E cresce, cresce até àquele discurso de cara manchada e olhos a brilhar, suficiente por si só para lançar Turturro para vários prémios.
    A personagem e a melhor interpretação da temporada pertence ao britânico Riz Ahmed. Se Nightcrawler tinha deixado boas indicações, 'The Night Of' confirma-o como um actor fora de série. A melhor demonstração disso são as cenas em silêncio, que Ahmed aguenta como só os grandes conseguem. Falar de Nasir é falar obrigatoriamente de transformação - daquele rapaz assustado e frágil para um sobrevivente danificado quase sem esperança mas com muito rancor. Sem medo, só desilusão. Um viciado que tem escrito no corpo aquilo por que passou, e que viverá sempre atormentado pelos seus erros, mas sobretudo pelos dos outros.
     

O Episódio: 01 'The Beach'.
    A consistência que acima referidos é uma consistência de abordagem, de estilo. Analisando de forma crua, é possível identificar em 'The Night Of' uma força brutal nos 2, 3 primeiros episódios, que regressa apenas nos dois capítulos finais (a season finale tem uma hora e meia).
    O fim - tão difícil dizer adeus quando uma série é boa - acaba por ser 100% adequado e lógico, e responde aos objectivos e temas que Zaillian e Price definiram ao longo da série. A falácia do sistema podia ser colocada de formas diferentes: 1) Nasir ser inocente do homicídio de Andrea, mas matar alguém na prisão para sobreviver; 2) Nasir ser inocente, mas morrer na prisão; 3) Nasir recordar-se sozinho de ter cometido o crime, mas ser ilibado. A resolução escolhida funciona - está muito longe de ser um "final feliz" - e serve para criticar um sistema que marca Naz para sempre, viciando-o e transformando-o, incapaz de voltar a ser quem era depois de uma experiência que deixou inclusive a própria mãe a vê-lo com outros olhos.
    Embora o último episódio tenha grandes cenas (a argumentação de Stone à la 12 Angry Men e o agradecimento sussurrado de Naz, um abraço entre pai e filho, e a solidão de Naz junto à ponte), a nossa escolha é mesmo o episódio 1. 'The Beach' tem tudo aquilo que um bom piloto deve ter: capta bem o que a série é e dá-nos desde bem cedo cenas de enorme tensão, com o espectador a saber mais do que as personagens em vários momentos e, claro, o POV de Nasir Khan, aquele jovem assustado com olhar perdido que mais tarde veremos a transpor limites que julgávamos impossíveis, fazendo-nos questionar quem ele é, quem ele era e quem se está a tornar, e até onde vamos estar ao lado dele.


O Futuro: 
    Quem achar que faria sentido haver uma segunda temporada com estas personagens ou que a série ficou incompleta ao não ser revelado numa bandeja a última noite de Andrea, não entrou na onda e naquilo a que a série se propôs. 'The Night Of' é uma antologia, os arcos de Naz e Stone ficaram fechados como devia ser, e por isso o próximo capítulo - é só Zaillian e Price quererem, e a HBO deve assinar de olhos fechados - terá novo elenco, novo set-up. A questão é: será que a série vai conseguir manter o nível (algo que 'True Detective' não foi capaz na segunda vida)? Apostamos que sim.
    Caso Criminal Justice continue a servir de base, a segunda temporada da série de Peter Moffat acompanhou uma protagonista feminina que comete um crime relacionado com o seu marido abusivo. O tempo o dirá, mas a HBO tem aqui uma receita renovável de sucesso. Basta Zaillian e Price quererem inventar algo. Porque nós e muitos mais fãs queremos definitivamente que eles inventem.
    Se a série terá uma segunda temporada, não sabemos. Mas uma coisa é certa: depois de 'The Night Of' o futuro de Riz Ahmed e John Turturro promete mudar muito. 

0 comentários:

Enviar um comentário