11 de agosto de 2016

Dicas Fantasy Premier League 16/ 17 - Os Avançados

A braçadeira está, normalmente, no braço deles. São quase sempre os nossos capitães, jornada após jornada. Embora o Fantasy nos faça festejar assistências, e tranquilizar quando o apito final garante uma clean sheet, não há sensação igual à da relação que se cria com o jogador que dá o toque final, o remate ou cabeceamento que faz golo.
    No espaço dos últimos anos tivemos grandes épocas de Suárez ou van Persie, acabando Harry Kane e Agüero por serem os mais constantes das últimas duas épocas. Kane sagrou-se melhor marcador de 2015/ 16 (25 golos), totalizando 46 golos ao somar a temporada anterior, enquanto que Kun, tendo marcado 24 a época passada, soma 50 no conjunto das duas. Claro está, o sensacional e surprendente Jamie Vardy é um dos jogadores sobre os quais os holofotes continuarão, com 24 golos marcados e um total de 211 pontos no Fantasy, marca igual à de Harry Kane.
    Como vimos no artigo anterior, o mais comum é haver muitos médios a alcançar pontuações finais elevadas, destacando-se em 2015/ 16 os três melhores avançados - Vardy, Kane e Agüero -, o imprevisível Lukaku (tantas desilusões provocou quando tinha um calendário incrível, mas estava em má forma) e a dupla do Watford, Ighalo e Deeney. Desta feita, houve apenas e só até agora a chegada de um dos melhores avançados da última década - um senhor títulos chamado Zlatan Ibrahimovic, novo ídolo de Old Trafford.
    Prevemos ainda várias movimentações até ao fecho do mercado que podem baralhar bastante as previsões/ destaques que apontamos abaixo - Wilfried Bony, quer mude para Goodison Park ou para o Emirates Stadium, torna-se uma extraordinária opção ao estar avaliado em 7.5; uma mudança de Benteke para um clube do meio da tabela (Crystal Palace?), torna-o outra opção a ter em conta; e não podemos ignorar a possibilidade de por exemplo Lukaku trocar o Everton pelo Chelsea, o que só reforçaria o seu estatuto enquanto opção de topo. 


  •  Kun Agüero (13.0, Man City), Harry Kane (11.0, Tottenham), Zlatan Ibrahimovic (11.5, Man Utd) - Estes três estão numa galáxia distante de tudo o resto. Só há um avançado neste Fantasy que, em forma, seja absolutamente obrigatório, e esse avançado é Agüero. O argentino, agora orientado por Guardiola, é um diabo à solta e um goleador nato, com 50 golos no conjunto dos últimos dois anos, e jogos para mais tarde recordar (sim, aqueles 5 golos ao Newcastle num só jogo). A percepção que o Fantasy tem do retorno de Agüero coloca-o avaliado em 13.0, jogador mais caro do jogo, e o factor Guardiola só ajuda a reforçar quão extraordinário ele pode ser. A questão é sempre a mesma: os problemas musculares e lesões anuais são a única coisa capaz de travar um dos melhores avançados do mundo.
        Tal como Agüero, Harry Kane - melhor marcador em 2015/ 16 - está totalmente identificado com o futebol inglês. Kane surpreendeu-nos em 14/ 15 e dissipou quaisquer dúvidas em relação ao seu valor e potencial na época passada. O avançado do Tottenham é uma certeza, um jogador na linha de Alan Shearer, tem uma equipa feita para si, e com muita juventude (a tendência é este Tottenham de Pochettino crescer unido e entrosado, ano após ano). Kane há-de querer melhorar a sua marca individual, tem um calendário positivo no começo, e é muito provável que quando os plantéis tiverem orçamentos maiores, muitos utilizadores optem por conjugar 2 destes 3 craques acima apresentados.
        Por fim, Zlatan. O sueco dispensa apresentações, aumentando o interesse da Premier por ser uma das personagens mais curiosas e carismáticas do futebol actual. O mais seguro é sempre apostar em jogadores que já estão adaptados à Premier, mas Ibrahimovic não precisará de períodos de adaptação. Aos 34 anos, Zlatan parece feito para a Premier, a ambição que mostrou ao escolher juntar-se a Mourinho revela que ainda tem muita fome, e por 11.5 é uma excelente opção para arranque de época. Zlatan não desilude.

  • Jamie Vardy (10.0, Leicester), Romelu Lukaku (9.0, Everton), Wayne Rooney (9.0, Man Utd), Ahmed Musa (7.5, Leicester), Odion Ighalo (7.5, Watford), Fernando Llorente (6.5, Swansea), Daniel Sturridge (10.0, Liverpool), Troy Deeney (7.0, Watford) - Depois dos três jogadores nos quais podemos confiar cegamente, e que só uma lesão pode deter, surgem nomes como Vardy, Lukaku e Rooney. O avançado britânico do campeão Leicester conseguiu uns inacreditáveis 24 golos na época passada, mas esperamos uma (porventura improvável para alguns) continuidade nos números. Esperem para ver o início de época que terá... outra vez. Romelu Lukaku é um nome a equacionar estando no Everton, e mais será ainda se se transferir para o Chelsea. Finalmente, Rooney parece o parceiro ideal para Ibrahimovic, e prevemos um registo assinalável de assistências do 10 do Manchester United.
        Ahmed Musa é um caso curioso. O elevado valor de Vardy (10.0) pode obrigar-nos a procurar soluções mais baratas, e por 7.5 o nigeriano poderá ser um achado, caso jogue perto de Vardy na frente. Não sendo certo se o ex-CSKA vai roubar lugar a Okazaki ou a Albrighton, o mais prudente talvez seja esperar. Ighalo e Deeney continuarão a ser o abono de família do Watford - Deeney tem os penalties a seu favor, Ighalo tem a seu favor o facto de ser quase sempre o homem mais perto do golo, com Deeney a baixar e a trabalhar mais.
        Se tudo correr bem, Llorente pode ser no Swansea o que Michu e Bony já foram e em relação a Daniel Sturridge as únicas reticências dizem respeito às condições físicas. Um pouco como Agüero, Sturridge se estiver bem e puder estar em campo, marca. O problema é que o número de jogos que falha é ainda superior aos do craque argentino. Torcemos pela fiabilidade e frescura física de Sturridge que, se estiver bem, justifica perfeitamente o seu valor de 10.0.

  • Andre Gray (6.5, Burnley), Callum Wilson (6.5, Bournemouth), Charlie Austin (6.5, Southampton), Shane Long (6.5, Southampton), Borja Bastón (Swansea), Álvaro Negredo (6.5, Middlesbrough), Jonathan Calleri (West Ham), Connor Wickham (6.0, Crystal Palace), Abel Hernández (6.0, Hull City) - Bem-vindos ao reino dos avançados mais baratos. A construção de um trio de ataque consistente obriga sempre a uma aposta de 6.5 para baixo, e estes são os melhores candidatos.
        Esperamos grandes coisas de Andre Gray, a figura ofensiva do Burnley. Um pouco à imagem do que Austin conseguiu quando estava no QPR, Gray é um daqueles avançados trabalhados para brilhar no primeiro escalão - misto de esforço, força, velocidade e frieza a finalizar. Também por 6.5, há Callum Wilson, cujo início de 2015/ 16 deixou água na boca, até se lesionar gravemente. Oxalá tenha Wilson uma época completa.
        No Southampton, há dois nomes que sobressaem - ambos avaliados também em 6.5, Austin e Long. Acreditamos que o irlandês Shane Long possa ser uma das melhores opções para as primeiras jornadas, funcionando em perfeita sintonia com o cada-vez-mais-influente Tadic, mas ao longo da temporada deve emergir Charlie Austin como "o novo Pellè" dos saints.
        Ainda sem preço estão Borja Bastón e Calleri, dois jogadores que parecem encaixar na perfeição no estilo de jogo de Swansea e West Ham, mas que terão bastante concorrência (conseguirá Borja sentar Llorente ou jogarão os dois? Calleri tem valor já para encostar por várias vezes Ayew e/ ou Carroll?). No Middlesbrough, Negredo e Rhodes são duas boas opções, que poderão jogar juntos ou alternar, mas se Rhodes provou nos vários escalões do futebol inglês que marca sempre que se farta, Negredo já mostrou no seu melhor período pelo Manchester City que consegue fazer estragos.
        Enquanto não chegar um avançado como Benteke ao Palace, Wickham deve ser encarado como uma boa opção, bem como o uruguaio Abel Hernández. Não temos grandes expectativas para os tigers, mas Hernández é cada vez mais o destaque recorrente no campo ofensivo da equipa laranja.

        Não falámos de Giroud porque, inocentes, ainda acreditamos que os gunners comprem novo avançado; Diego Costa caso seja 1ª escolha passa imediatamente para o segundo segmento destes, embora possa chegar Lukaku para o seu lugar.

0 comentários:

Enviar um comentário